O Green Project Awards Portugal encontra-se já na sua quinta edição.
Ao longo de 5 anos, esta iniciativa promovida pela GCI, Agência Portuguesa do Ambiente e Quercus, conta com a parceria do BCSD Portugal e tem vindo a crescer, com o propósito de reconhecer as boas práticas em projetos que promovam o desenvolvimento sustentável.
O Green Project Awards 2012 tem como objetivos:
- Premiar e reconhecer boas práticas em projetos, implementados em Portugal, que promovam o desenvolvimento sustentável, como complemento ao movimento de sensibilização para as temáticas da sustentabilidade, alertando e consciencializando a Sociedade Civil para a importância do equilíbrio ambiental, económico e social;
- Dar visibilidade às entidades, empresas, pessoas e/ou instituições que identificaram uma oportunidade no apoio e promoção da sustentabilidade e que atuaram positivamente na construção do desenvolvimento sustentável;
- Envolver os jovens, tanto a nível individual como a nível associativo, condicionando os seus comportamentos e atitudes, adotando e criando práticas sustentáveis;
- Reforçar a sustentabilidade com vista a uma repercussão positiva no comportamento dos cidadãos e decisores em geral, fazendo da inovação e eficácia um caminho para a sustentabilidade.
Este ano, o Green Project Awards surge com novas categorias, parcerias e destinatários, de modo a conseguir criar um movimento para o desenvolvimento sustentável, mobilizando toda a sociedade portuguesa em torno da agenda da sustentabilidade.
Categorias
Poderão concorrer ao Green Project Awards projetos e iniciativas que visem ao desenvolvimento sustentável por meio da gestão, da conservação e do uso, inscritos nas seguintes categorias:
- AGRICULTURA, MAR E TURISMO
Serão aceites candidaturas de projetos já implementados que tenham dado um contributo relevante para o desenvolvimento sustentável para um ou mais destes sectores de atividade.
- INVESTIGAÇÃO E DESENVOLVIMENTO
Serão aceites candidaturas de projetos que tenham já sido objeto de dissertação ou publicação.
- INFORMATION TECHNOLOGY
Serão aceites projetos já implementados na área das tecnologias de informação e que comprovem o seu contributo para as várias dimensões do desenvolvimento sustentável.
- GESTÃO - EFICIÊNCIA DE RECURSOS
Serão aceites candidaturas de produtos, sistemas, processos ou projetos com impacto ao nível das várias dimensões da sustentabilidade (ambiental, social e económica.
- PRODUTO OU SERVIÇO
Serão aceites candidaturas de produtos e serviços já implementados, nas áreas de desenvolvimento social, económica, ética e ambiental.
- CAMPANHA DE MOBILIZAÇÃO
Serão aceites Campanhas de Comunicação e Ações de Sensibilização e Informação.
- ROCK IN RIO ATITUDE SUSTENTÁVEL
Destina-se a homenagear pessoas que se distinguiram pelo seu empenho na melhoria da qualidade de vida da comunidade, ao nível local e nacional, pela sua atuação consistente com os três pilares do desenvolvimento sustentável (ambiental, social e económico).
Destinatários
Poderão concorrer ao Green Project Awards:
- Empresas, Organizações Não Governamentais e Associações
- Estabelecimentos de Ensino e de Investigação
- Administração Pública, Administração Local
- Gabinetes de Projeto
- Grupos de Comunicação
- Classe Associativa
- Cidadãos em nome individual
Em 2012, o Green Project Awards conta também com um Prémio Especial - Melhor obra original na área do ambiente, atribuído pela Sociedade Ponto Verde, em conjunto com a editora Princípia. Este Prémio destina-se à publicação de ensaios académicos nas vertentes de Educação Ambiental e de Investigação Aplicada, para a divulgação de práticas e procedimentos favoráveis a políticas e comportamentos ambientalmente sustentáveis e responsáveis.
Candidaturas
As candidaturas ao Green Project Awards terminam às 17h00 do dia 31 de Maio de 2012.
Para saber mais informações e submeter a sua candidatura, siga esta ligação.
Regulamento
Está disponível para download o regulamento dos GREEN PROJECT AWARDS.
Conheça aqui o Regulamento para o Prémio Especial GPA - Sociedade Ponto Verde.
Saiba ainda as condições de participação para o Prémio ATITUDE SUSTENTÁVEL GPA – ROCK IN RIO.