EU REPORT #5 NOVAS TECNOLOGIAS
Abordam-se as oportunidades de financiamento no seio da UE destinadas a jovens empresários e empresas na área das novas tecnologias. De uma forma sistemática, agrupam-se tais oportunidades em três grandes grupos:
É possível obter no seio da UE apoio financeiro, sob a forma de subsídios ou subvenções para financiar atividades que contribuam para os objetivos políticos da União Europeia.
Instituições europeias celebram contratos públicos com operadores económicos para obter um serviço ou um produto em troca de pagamento.
Abordam-se outro tipo de oportunidades tais como instrumentos financeiros ou prémios.
http://www.anje.pt/system/files/items/262/original/EUREPORT%235NOVASTECNOLOGIAS.pdf
Enquadramento dos relatórios europeus
A ANJE - Associação Nacional de Jovens Empresários publicou um conjunto de 12 relatórios europeus, sob o título “EU Reports”. Os documentos versam essencialmente sobre mercados internacionais e respetivas oportunidades, partindo da network europeia e das suas ferramentas de suporte e apoio, numa lógica holística de aproximação ao velho continente.
Os "EU Reports" distinguem-se pela sua diversificação temática, embora concedam maior espaço editorial às oportunidades de negócios e concursos em mercados internacionais. Oito das publicações serão especialmente reservadas ao conceito de mercado europeu e duas especificamente dedicadas aos mercados brasileiro e angolano. De referir ainda que dois dos “EU Reports” terão como objeto as áreas das novas tecnologias e as oportunidades de financiamento reservadas pela União Europeia para projetos levados a cabo por jovens empreendedores.
Apostada na sensibilização dos empresários portugueses para as vantagens e oportunidades resultantes da integração comunitária, a ANJE edita os “EU Reports” com o suporte técnico da Magellan - Associação para a Representação dos Interesses Portugueses no Exterior, com representação em Bruxelas. Trata-se de uma ação do projeto Infotec PME, no âmbito do qual a ANJE dinamiza um conjunto de ações que visam contribuir para o reforço da produtividade e competitividade das empresas, para a participação destas no mercado global, através de sustentadas estratégias de internacionalização, bem como para a promoção da inovação empresarial, por intermédio da criação de valor acrescentado e do ajustamento do perfil produtivo.