Calendário Concursos

a - Abertura
f - Fecho

EU Report # 9 | Brasil

17.12.2014

Neste Relatório Europeu aborda-se as relações de cooperação entre o Brasil e a União Europeia que representam oportunidades de investimento mútuas para as empresas.

Brasil
Brasil

EUREPORT #9 Brasil

O QUE ABORDAMOS NESTE EU REPORT?

As relações de cooperação entre o Brasil e a União Europeia que representam oportunidades de investimento mútuas para as empresas.

Como principal parceiro da União Europeia (UE) na América do Sul, o Brasil é hoje um ator fundamental no panorama económico e financeiro internacional assumindo-se ainda como a quinta maior fonte de investimento na Europa.

PORQUÊ O BRASIL?

O Brasil é a sétima maior economia do Mundo e o quinto maior investidor na União Europeia.
Com um Produto Interno Bruto (PIB) de 2, 4 milhões de milhões de euros, cerca de 50% da economia da América Latina, o Brasil tem um mercado de consumidor vasto e em rápido crescimento compreendendo 201 milhões de pessoas.
Com o objetivo de entrar na América Latina, a UE estabeleceu uma parceria estratégica com o Brasil que teve desde logo como resultados o aumento do investimento nas duas direções.
O Brasil tem sido caracterizado por um crescimento estável e sustentável. Nos últimos três anos, temos assistido a um crescimento acumulado do PIB na ordem dos 11,1% sendo que o padrão de evolução mostra uma tendência de crescimento estável com uma média anual de 3,5% durante um período de 5 anos (2010/2015). Por outro lado, entre 2002 e 2012, a dívida pública brasileira diminui significativamente, de 60,4% em 2002 para 35,1% em 2012.
Em 2020, o Brasil vai-se tornar no quinto maior mercado consumidor do mundo.

Enquadramento dos relatórios europeus

A ANJE - Associação Nacional de Jovens Empresários publicou um conjunto de 12 relatórios europeus, sob o título “EU Reports”. Os documentos versam essencialmente sobre mercados internacionais e respetivas oportunidades, partindo da network europeia e das suas ferramentas de suporte e apoio, numa lógica holística de aproximação ao velho continente.

Os "EU Reports" distinguem-se pela sua diversificação temática, embora concedam maior espaço editorial às oportunidades de negócios e concursos em mercados internacionais. Oito das publicações serão especialmente reservadas ao conceito de mercado europeu e duas especificamente dedicadas aos mercados brasileiro e angolano. De referir ainda que dois dos “EU Reports” terão como objeto as áreas das novas tecnologias e as oportunidades de financiamento reservadas pela União Europeia para projetos levados a cabo por jovens empreendedores.

Apostada na sensibilização dos empresários portugueses para as vantagens e oportunidades resultantes da integração comunitária, a ANJE edita os “EU Reports” com o suporte técnico da Magellan - Associação para a Representação dos Interesses Portugueses no Exterior, com representação em Bruxelas. Trata-se de uma ação do projeto Infotec PME, no âmbito do qual a ANJE dinamiza um conjunto de ações que visam contribuir para o reforço da produtividade e competitividade das empresas, para a participação destas no mercado global, através de sustentadas estratégias de internacionalização, bem como para a promoção da inovação empresarial, por intermédio da criação de valor acrescentado e do ajustamento do perfil produtivo.