Entidade Promotora
A AGAVI foi constituída no dia 27 de Outubro de 2010, como uma Associação empresarial sem fins lucrativos, destinada no essencial à promoção da Gastronomia e Vinhos, dos produtos portugueses, da promoção regional e da biodiversidade.
Esta Associação tem como membros fundadores a AEP – Associação Empresarial de Portugal, a AHRESP, a AEVP – Associação de Empresas do Vinho do Porto, a ANJE – Associação Nacional de Jovens Empresários, a Associação de Cozinheiros Profissionais de Portugal, a Associação Comercial de Braga, a Federação das Confrarias Gastronómicas, as Edições do Gosto, entre muitas outras representativas das diferentes regiões do País.
A AGAVI pretende constituir-se como ponto de encontro e interação entre os diferentes parceiros e agentes económicos que operam numa área de atividade que proporciona reflexos culturais, sociais e económicos de especial significância.
Ao mesmo tempo que pretende articular e potenciar as iniciativas e atividades desenvolvidas por estas múltiplas entidades, propõe-se também colaborar para uma estratégia mais ampla e eficaz de promoção do melhor de Portugal nestas áreas.
Para a AGAVI, Portugal tem perdido oportunidades de internacionalizar aquilo que melhor faz – e a gastronomia e os vinhos são um bom exemplo da cultura e do saber dos Portugueses.
Apoio
O projeto Gastronomia.pt apresentado pela AGAVI é apoiado pelo COMPETE no âmbito do Sistema de Incentivos à Qualificação e Internacionalização de PME na vertente de Projetos Conjuntos. O projeto envolve um Investimento elegível de €506.117,64,o que corresponde a um incentivo FEDER de €270.847,12.
Projeto
O projeto consiste na realização de um conjunto articulado de ações tendo em vista dotar as PME do setor da Restauração de fatores dinâmicos de competitividade e de conhecimentos e meios essenciais para atrair público nacional e internacional, dinamizando a sua atividade e potenciando a atividade de setores contíguos.
Objetivos do Projeto
> Promover a Gastronomia, a Enologia, o Turismo e o Desenvolvimento Sustentável das Regiões Portuguesas;
> Potenciar e desencadear o efeito alavanca que, nas sociedades modernas, a Gastronomia pode assumir face a um conjunto de clusters (Agroindustriais, Mobiliário, Indústrias Criativas, Economia do Mar e Vinho) e Pólos de Competitividade (designadamente do Turismo e da Saúde);
> Aumentar e promover internacionalmente a atratividade turística dos lugares de maior cultura gastronómica e vínica;
> Aumentar a capacidade empreendedora das áreas e agentes ligados à gastronomia e vinhos, através da incorporação neste setor de novos fatores dinâmicos de competitividade como o design, a criatividade e a distribuição;
> Aumentar o conhecimento da cultura gastronómica nacional e estimular a inovação através do desenvolvimento de novas formas de prestação do serviço ao cliente, procurando simultaneamente um regresso às nossas raízes e um reinventar de tradições, tendo sempre presente a procura pela autenticidade;
> Promover a qualidade e o consumo dos produtos regionais portugueses e a riqueza biológica e nutricional proporcionada pelo nosso receituário e vinhos, bem como as regiões em que os mesmos são produzidos;
> Promover e apoiar a internacionalização das empresas do setor da restauração;
> Promover o turismo gastronómico português, defendendo a sua integração no Marketing das nossas cidades e regiões, e aumentar o conhecimento, confiança e consumo da nossa gastronomia no Mundo. |
Tarefas desenvolvidas
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Das tarefas desenvolvidas destacam-se:
> a realização de workshops, no âmbito dos quais foram angariadas as 16 empresas aderentes;
> o conjunto de ações desenvolvido com as empresas aderentes, no âmbito do qual foram elaborados Planos de Negócios e de Posicionamento, Benchmarking e se adquiriram equipamentos informáticos fundamentais à melhoria da sua eficiência operacional (software de gestão, computador e router).
A melhoria a nível da imagem, da comunicação, do serviço, na origem do produto e da recuperação do receituário nacional, constituíram igualmente preocupações que fundamentaram as intervenções afetas ao projeto.
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Testemunho
O Compete tem sido um grande parceiro na dinamização de ações coletivas, estimulando o tecido económico português e pugnando sempre pelos necessários incrementos de competitividade, inovação e internacionalização.
A Agavi sente a mesma preocupação de trabalhar aquilo que Portugal tem de melhor - O Mar português, a Biodiversidade, as castas autóctones e as regiões demarcadas mais antigas do Mundo, a cultura e a história; e o que Portugal faz de melhor - O acolhimento a quem nos visita, a qualidade dos nossos produtos regionais, o vigor do nosso receituário.
A AGAVI com a ajuda do COMPETE pretende continuar a fomentar tudo isto - a qualidade do nosso Agro-Alimentar, o potencial do nosso Turismo, a incrível relevância da nossa indústria do Mar e de uma vocação Atlântica que nos coloca no centro de um espaço económico e geo-político mais amplo e mais valorizado. do Mundo.
Mais Atividades da AGAVI
No decorrer do ano de 2012 a AGAVI realizou uma grande sessão sobre o papel do Porto e do Norte, no Estela Golfe Clube, apresentou a candidatura no âmbito da ação Porto.come, realizou o projeto Dieta Atlântica no âmbito da ação Fórum do Mar, criou o projeto Festa da Partilha, desenvolveu duas Rotas do Gosto, apresentou o projeto “Agricultura Qualificada – Regresso às Origens”, entre outras atividades.
Relativamente ao ano de 2013, destacam-se o “Mesa Lusófona – 2013”, o “Congresso Internacional da Gastronomia e dos Vinhos – Agavi com o seu Conselho Superior”, o projeto com o Porto Canal – “Grande Chefe. Come” e foi um dos organizadores do Evento "Mesa ao Vivo Portugal Brasil", que se realizou pela primeira vez no Porto com grande sucesso, reunindo chefes de cozinha portugueses brasileiros, moçambicanos e angolanos.
Foi igualmente promotora das Convenções Internacionais "O valor Económico do Mundo Português" que vão já na sua terceira Edição.
Realizou ainda com uma ação de sensibilização designada "Não deixem morrer o que resta de nós" que juntou centenas de agentes económicos e que se realizou em parceria com a Associação comercial de Braga e com a Associação de Restaurantes de Matosinhos.
Já em 2014, salienta-se a promoção do projeto "Partilha de Sabores Portugal Brasil" realizada em Pernambuco e em Cascais, O Manifesto contra o Desperdício Alimentar que deu origem a um Programa na RTP que reuniu com a Agavi, um conjunto de outras instituições e projetos que combatem a Fome e a sub-nutrição em todo o mundo.