Calendário Concursos

a - Abertura
f - Fecho

GENERATION.MOBI.E

23.05.2011
  • Pólos e Clusters

Como perspectivar, em função do perfil das novas gerações, a criação de nichos de excelência na economia portuguesa, apostados num futuro baseado em produtos e serviços “created by Portugal”?

Enquanto coordenador do Pólo da Mobilidade, o CEIIA tem assumido uma liderança na criação de um cluster das indústrias da mobilidade, antecipando as tecnologias, produtos e serviços do futuro. A experiência introduzida em Portugal com o modelo e sistema MOBI.E para o desenvolvimento da mobilidade eléctrica, que levou a que o país seja mundialmente reconhecido como um pioneiro, mostra que parte da solução passa por mobilizar empresas e outros agentes para pensar Portugal como um espaço de concepção, desenvolvimento, teste e industrialização de modelos de negócio, tecnologias, produtos e serviços aplicados a um caso real. 

Pretende-se com a conferência "Generation.MOBI.E.", no dia 23 de Maio, no Oceanário de Lisboa, estimular a discussão em torno do futuro das aplicações, produtos e serviços de mobilidade, orientados para uma nova geração de utilizadores, profissionais e investigadores. Usando o MOBI.E como base de discussão, a conferência será um espaço de debate com a presença de inúmeros especialistas, representantes de empresas e representantes de órgãos de política pública no sentido de gerarideias e propor linhas de acção para um futuro “created by Portugal”, apresentadas num working paper conjunto.


MOBI.E

Nova abordagem

Fruto da abordagem seguida na mobilidade eléctrica, Portugal é hoje um país de referência num novo espaço de mercado, emergente e de enorme potencial de crescimento, no cruzamento entre as tecnologias e sistemas de transporte, a energia e os sistemas de informação e comunicação. Actualmente, uma aposta de todos os construtores automóveis e de todas as grandes empresas de energia, e alvo da maior atenção por parte dos principais agentes de política pública, como a Comissão Europeia.

Tendo com referência o modelo de mobilidade eléctrica MOBI.E, focado nos utilizadores, interoperável e concorrencial, criou-se em Portugal um espaço para a concepção, desenvolvimento e teste de novas soluções tecnológicas que possibilitem uma integração inteligente entre utilizadores, veículos, sistemas de carregamento, redes de energia e sistemas de transporte. Um projecto que une centros de investigação, empresas e, naturalmente, o território e as comunidades locais, os utilizadores.
 
 
Novo conceito

Em paralelo, desenvolve-se em Portugal o conceito do automóvel do futuro, desenhado, em analogia com o modelo MOBI.E, para uma integração inteligente com os sistemas de transporte e energia. O Mobicar, projecto mobilizador da indústria automóvel, é uma plataforma de investigação e desenvolvimento em novas gerações de veículos automóveis, e será a base de futuros projectos de industrialização.

Uma aposta na experimentação em ambiente real de operação possibilita acelerar períodos de desenvolvimento, validar e testar novas soluções. 25 Municípios mobilizaram-se no âmbito da Rede Piloto da Mobilidade Eléctrica para, em conjunto com um consórcio tecnológico, criar um amplo projecto de experimentação e teste do sistema de mobilidade eléctricaMOBI.E, um “laboratório vivo” à escala nacional, que projecta Portugal no mundo pela tecnologia “created by Portugal” e levou à constituição de parcerias internacionais com empresas de referência, como a aliança Renault-Nissan, aSiemens ou a Oracle. Actualmente, o sistema MOBI.E passa por um processo de internacionalização.

Com esta experiência, pretende-se, com a conferência “Generation.mobi.e”, discutir modelos de desenvolvimento nacional de activos transaccionáveis, com base na exploração de novos mercados por via da inovação e tecnologia, criando em Portugal as condições ideais para a concepção, desenvolvimento, teste e industrialização de soluções tecnológicas que depois sejam exportadas para os mercados globais.
 
 
Nova geração

Por outro lado, e face às novas gerações – utilizadores mais informados e conectados, consumidores e produtores de informação e energia –, e à evolução das tecnologias – sistemas e informação alojados numa “nuvem” global de dados e aplicações –, pretende-se abrir um fórum de novas ideias para a evolução das tecnologias de mobilidade.
 
Por um futuro “created by Portugal”. 
 

Parceiros

  • Entidade Gestora do Cluster da Mobilidade
     
    O CEIIA é uma entidade que associa universidades, centros de inovação e empresas do sector automóvel, aeronáutico, tecnologias de informação e energia, com o objectivo de desenvolver um cluster de mobilidade em Portugal.
     
    O CEIIA desenvolve a sua actividade em duas áreas fundamentais. A área da engenharia e desenvolvimento, onde se desenvolvem projectos desde a investigação e desenvolvimento até à industrialização e internacionalização de produtos e serviços de mobilidade. A área do Cluster da Mobilidade, onde se inclui a gestão e a implementação do respectivo plano de acção do Cluster.
     
    No âmbito do Cluster da Mobilidade, destacam-se projectos inovação colectiva envolvendo o meio empresarial e académico, como é o caso do Programa de Desenvolvimento de Fornecedores, a REMOBI (Rede de Excelência para a Mobilidade Eléctrica) e o MOBIIntelligence (Sistema de Intelligence para as indústrias da mobilidade).

  • Pólo de Competitividade e Tecnologia
     
    O Cluster da Mobilidade é gerido pelo CEIIA e envolve um conjunto alargado de actores em torno de um Plano de acção para posicionar Portugal como referência na investigação, concepção, desenvolvimento, fabrico e teste de soluções de mobilidade.A estratégia assenta na confluência das indústrias base da mobilidade, como o automóvel e a aeronáutica, e procura novos paradigmas industriais, em articulação com os sectores energético e tecnologias de informação, segundo três eixos estratégicos intervenção:

    1.    Consolidação da actividade em torno dos construtores e fornecedores da indústria automóvel. 

    2.    Especialização da actividade segundo as grandes tendências doautomóvel – mobilidade eléctrica.

    3.    Diversificação da actividade com a integração nas cadeias de fornecimento das indústrias aeronáutica.

    A implementação desta estratégia passa pelo desenvolvimento de projectos para a criação de condições para uma oferta desoluções mais inteligentes, verdes e integradas; adequadas ao equilíbrio ambiental e às exigências de um mercado sustentável.
  • Jornal de Negócios.

Para mais informação, consulte o site Generation MOBI.E.