O gestor do COMPETE esteve presente na visita que o Ministro da Economia realizou, na passada sexta-feira, às instalações do Grupo Bi-Silque que na cidade de Esmoriz detém cinco empresas de produtos de comunicação.
A Bi-Silque é uma empresa familiar que começou a laborar em 1979 numa garagem de Esmoriz, Tendo começado como fabricante de quadros em cortiça alargou a sua atividade ao fabrico de material mais exigente para escolas e escritórios, e tem hoje nos quadros interativos um dos seus produtos mais procurados, o que a ajudou a fechar 2012 com um volume de negócios na ordem dos 50 milhões de euros.
Com um percurso de crescimento focado na qualidade e apoiada numa equipa de 158 pessoas, a empresa exporta cerca de 98% dos seus produtos, sendo de destacar os mercados do Reino Unido, Estados Unidos e França. Os principais clientes da BI-SILQUE são grandes redes de distribuição e venda a retalho em todo o mundo como o Office Depot Group (EUA e Europa), Staples Europe Group (Europa), Spicers Group, Corporate Express, Banner, Manutan Group, Aldi Group, Metroplan (Reino Unido), Ohyama (Japão), Office Club (Europa), Kingfield (Reino Unido), entre outras.
Apoiada pelo COMPETE, no âmbito do Sistema de Incentivos, a empresas conta com 5 projetos, num total de 2,5 milhões de incentivo FEDER.
Os produtos comercializados pela Bi-Silque dividem-se em duas grandes categorias:
- Produtos Office, para o escritório e aplicações profissionais, que correspem a 90% do Volume de Negócios - agrupados nos seguintes segmentos:
- Whiteboards;
- Notice Boards;
- Easels e Flipchart pads.
- Produtos Home Office e aplicações domésticas, que correspondem a 10% do Volume de Negócios - agrupados nos seguintes segmentos:
- Memos com aro em madeira;
- Memos com aro em MDF revestido;
- Memos magnéticos;
- Porta Fotos;
- Calendários;
- e relógios, etc.
A Bi-Silque, desde 2009, tem 3 marcas próprias:
- a Bi-Office, associada a produtos para escritório e aplicações profissionais;
- a Bi-Casa, para produtos Home Office e aplicações domésticas;
- a Earth-It, associada a uma linha de produtos amigos do ambiente.
Atualmente, as marcas próprias representam cerca de 30% do volume de negócios.
O Ministro da Economia, Álvaro Santos Pereira, destacou a aposta da empresa na internacionalização, na inovação e na diversificação de produtos. Reforçando que este sucesso se deve ao espírito de equipa que se verifica entre os trabalhadores das várias unidades da marca.