Calendário Concursos

a - Abertura
f - Fecho

Granito - Criação de Valor e Tendências

03.02.2015
  • Acções Colectivas

Encontrar as novas tendências de mercado e as novas finalidades que deverão e terão de ser dadas ao Granito com vista à manutenção da sua perenidade enquanto produto natural de valor acrescentado.

Entidade Promotora

A Associação Empresarial de Penafiel (AEP), é uma Associação centenária de duração ilimitada e sem fins lucrativos que tem por missão e objetivos a representação e defesa dos interesses da atividade empresarial e dos seus associados, tendo em vista o respetivo progresso técnico, económico e social. A AEP disponibiliza aos seus associados diversos serviços para apoio técnico ao nível dos vários departamentos que constituem a sua estrutura orgânica e funcional, assegurados por um quadro de técnicos especializados, habilitados a fornecer o adequado aconselhamento técnico.


Apoio

O Projeto - “Granito -Criação de Valor e Tendências”, é apoiado pelo COMPETE no âmbito das Acções Colectivas. Com um montante elegível de 156 mil euros, o que representa um incentivo FEDER de 109 mil euros.


Projeto

O projeto consagra um conjunto de intervenções junto dos diversos atores: empresas extrativas, transformadoras, prescritores e empresas de comercialização  - que se alinham na cadeia de valor do Granito – com o objetivo de definir um diagnóstico do sector e elaborar um quadro de prospetivas e tendências que resultem em criação de valor.

Para a prossecução destes objetivos, o projeto conta na sua estrutura de desenvolvimento com a parceria de diversas entidades públicas e associativas, havendo uma Comissão Permanente de Acompanhamento constituída pela Associação Empresarial de Penafiel, DGEG - Direção Geral de Energia e Geologia, ASSIMAGRA – Associação Portuguesa dos Industriais de Mármores, Granitos e Ramos afins, A. I. Minho – Associação Industrial do Minho, ANIET – Associação Nacional da Indústria Extrativa e LNEG – Laboratório Nacional de Energia e Geologia.

O projeto desenvolve-se no domínio da caracterização e diagnóstico do sector do granito, da identificação e evolução dos principais indicadores macroeconómicos e sociais e procura estabelecer o quadro de tendências à luz da realidade interna e internacional, para além de procurar traçar as prospetivas a médio prazo que consagre a sustentabilidade do sector.


Tarefas Desenvolvidas

No presente, o trabalho e tarefas desenvolvidas, a par da recolha e tratamento dos dados e elementos sobre o sector, têm incidido na criação de uma imagem corporativa para o sector bem como a produção dos demais elementos com ela relacionados, na elaboração de inquéritos (para empresas e prescritores), na discussão e análise dos contributos das diversas entidades: LNEG, Departamento de Minas da Faculdade de Engenharia, ANIET e AIGRA e empresas do sector, estando em curso o processo de abordagem técnica e presencial junto das empresas, com envolvência de vários intervenientes (empresas da região de Vila Pouca de Aguiar, Alpendurada e Penafiel e alunos dos ensino superior).

O Projeto, pela sua dimensão e especificidade, tem suscitado um processo agregado de intervenções de especialistas e de empresários que, reconhecendo a importância e a utilidade do mesmo, têm desenvolvido processos de participação e interação adequados que permitem desencadear incrementos qualitativos que, como produto final, podem incorporar valor e constituir um valioso contributo para a formulação de um quadro prospetivo e de tendências que definam processos de criação de valor.


Testemunho

Segundo Pedro Bessa, Presidente da Direção da AEPenafiel, “a aprovação da Candidatura “ Granito – Criação de Valor e Tendências “ permitiu que a Associação Empresarial de Penafiel pudesse encetar um quadro de relacionamento e projeção sobre o sector do Granito que, para além de reforçar o seu posicionamento institucional e regional, contribuiu para a divulgação do quadro geral do sector do Granito, cuja importância e relevância macroeconómicas são indesmentíveis na realidade do concelho e da região.

Acresce que a participação assumida pelas diversas parcerias com entidades relacionadas com o Sector do Granito, mais robustece a capacidade de intervenção futura na melhoria da competitividade e na matriz intersectorial”.