O Green Project Awards é um projeto internacional, com edições em Portugal, no Brasil, em Moçambique, em Cabo Verde e em Angola. Trata-se de uma iniciativa promovida em parceria com os Governos locais e uma network internacional representativa dos principais setores e áreas de atividade.
O Green Project Awards
O Green Project Awards Portugal encontra-se na sexta edição. Após a recepção de mais de 800 candidaturas e a distinção de mais de 40 projectos e iniciativas, o Green Project Awards Portugal mantém o seu propósito inicial de reconhecer as boas práticas em projetos que promovam o desenvolvimento sustentável.
O Green Project Awards Portugal 2013 tem como objetivos:
- Premiar e reconhecer boas práticas em projetos, implementados em Portugal, que promovam o desenvolvimento sustentável, como complemento ao movimento de sensibilização para as temáticas da sustentabilidade, alertando e consciencializando a Sociedade Civil para a importância do equilíbrio ambiental, económico e social;
- Dar visibilidade às entidades, empresas, pessoas e/ou instituições que identificaram uma oportunidade no apoio e promoção da sustentabilidade e que atuaram positivamente na construção do desenvolvimento sustentável;
- Envolver os jovens, tanto a nível individual como a nível associativo, condicionando os seus comportamentos e atitudes, adotando e criando práticas sustentáveis;
- Reforçar a sustentabilidade com vista a uma repercussão positiva no comportamento dos cidadãos e decisores em geral, fazendo da inovação e eficácia um caminho para a sustentabilidade.
Candidaturas
As candidaturas ao Green Project Awards Portugal terminam às 17h00 do dia 31 de Maio de 2013.
Poderão concorrer ao Green Project Awards Portugal:
- Empresas
- Organizações Não Governamentais, Associações, Cooperativas
- Estabelecimentos de Ensino e de Investigação
- Administração Pública e Administração Local
- Cidadãos em nome individual
Categorias
Poderão concorrer ao Green Project Awards Portugal projetos e iniciativas, produtos e serviços, que visem o desenvolvimento sustentável e que tenham sido implementados ou disponibilizados em Portugal nos últimos três anos, inscritos nas seguintes categorias:
- AGRICULTURA, MAR E TURISMO
Candidaturas de projetos, produtos ou serviços que representem soluções inovadoras para o desenvolvimento sustentável da agricultura, do mar ou do turismo em Portugal, considerando o valor acrescentado que tragam para a sociedade mediante objetivos claros e com enfoque na preservação do ambiente, na economia verde e na inovação social.
- INVESTIGAÇÃO E DESENVOLVIMENTO
Projetos que já tenham sido objeto de dissertação ou publicação. Projetos que tragam práticas inovadoras para a gestão de recursos e outros critérios ambientalmente relevantes, que visem promover o bem-estar social ou fomentar a economia verde.
- INFORMATION TECHNOLOGY
Projetos, produtos ou serviços que representem soluções inovadoras ao nível das tecnologias de informação ou com o contributo das tecnologias de informação para o desenvolvimento sustentável em Portugal.
- GESTÃO EFICIENTE DE RECURSOS
Projetos que tenham produzido impacto ao nível das várias dimensões da sustentabilidade, económica, social e ambiental, e que contribuam para a redução da produção de resíduos, aumento da eficiência energética e utilização eficiente de recursos naturais, bem como para a conservação ambiental e biodiversidade, e outros aspetos relevantes para um desenvolvimento sustentável.
- PRODUTO OU SERVIÇO
Produtos e serviços que estejam disponíveis no mercado. Produtos e Serviços que tragam soluções inovadoras para um futuro sustentável, para as empresas, bem como para o cidadão, e que tenham objetivos claros na preservação do ambiente, na economia verde e na inovação social.
- CAMPANHA DE MOBILIZAÇÃO
Campanhas, ações e outras iniciativas de mobilização da sociedade para o desenvolvimento sustentável. Iniciativas que tenham produzido impacto na comunidade e que pretendam sensibilizar, informar e despertar a sociedade para o futuro sustentável.
- INICIATIVA JOVEM
Serão candidatos os seis melhor classificados das duas fases de candidaturas abertas pelo Projeto 80. Mais informações em www.projeto80.pt
Em 2013, o GPA conta com a 2.ª edição do Prémio Obra Escrita Original Green Project Awards - Sociedade Ponto Verde para a melhor obra original na área da sustentabilidade, atribuído pela Sociedade Ponto Verde, em conjunto com a editora Princípia. Este Prémio destina-se à publicação de obras não publicadas, de natureza académica e científica ou outras obras originais na área do ambiente e da sustentabilidade.
As candidaturas ao Prémio Melhor Obra Original Green Project Awards – Sociedade Ponto Verde devem ser enviadas para:
Sociedade Ponto Verde
a/c Princípia Editora
Prémio Obra Escrita Original Green Project Awards - Sociedade Ponto Verde
Rua Vasco da Gama, 60-C
2775-294 Parede
Portugal