Cidades Sustentáveis e Consumo Sustentável são duas das novas categorias da 7.ª edição do Green Project Awards Portugal (GPA), que foi apresentada ontem na Culturgest, em Lisboa.
A categoria de Cidades Sustentáveis pretende premiar projetos que tenham produzido impacto positivo no ecossistema urbano, no sentido de melhorar o metabolismo das cidades e a qualidade de vida dos seus habitantes.
Por sua vez, a nova categoria Consumo Sustentável tem o objetivo de distinguir iniciativas provenientes de toda a sociedade civil e que tenham estimulado a adoção coletiva de novas práticas de consumo, levando a mudanças nos estilos de vida dos consumidores.
Categorias
Categorias 2014
- AGRICULTURA, MAR E TURISMO
Serão aceites nesta categoria candidaturas de projetos, produtos ou serviços que representem soluções inovadoras para o desenvolvimento sustentável da agricultura, do mar ou do turismo em Portugal, considerando o valor acrescentado que tragam para a sociedade mediante objetivos claros e com enfoque na preservação do ambiente, na economia verde e na inovação social.
- INFORMATION TECHNOLOGY
Serão aceites nesta categoria candidaturas de projetos, produtos ou serviços que representem soluções inovadoras ao nível das tecnologias de informação ou com o contributo das tecnologias de informação para o desenvolvimento sustentável em Portugal.
- PRODUTO OU SERVIÇO
Serão aceites nesta categoria candidaturas de produtos e serviços que estejam disponíveis no mercado. Produtos e Serviços que tragam soluções inovadoras para um futuro sustentável, para as empresas, bem como para o cidadão, e que tenham objetivos claros na preservação do ambiente, na economia verde e na inovação social.
- INICIATIVA DE MOBILIZAÇÃO SIC NOTÍCIAS
Serão aceites nesta categoria candidaturas de campanhas, ações e outras iniciativas de mobilização da sociedade para o desenvolvimento sustentável. Iniciativas que tenham produzido impacto na comunidade e que pretendam sensibilizar, informar e despertar a sociedade para o futuro sustentável.
- INICIATIVA JOVEM
serão candidatos os seis melhor classificados das duas fases de candidaturas abertas pelo Projeto 80. Mais informações em www.projeto80.pt
- CIDADES SUSTENTÁVEIS
Serão aceites nesta categoria projetos (programas, processos, produtos ou serviços) que tenham produzido impacte positivo no ecossistema urbano (as comunidades urbanas, o espaço público, as infraestruturas, na sociedade, etc) no sentido de melhorar o metabolismo das cidades e a qualidade de vida dos seus habitantes, promovendo o desenvolvimento dos centros urbanos, ao nível das várias dimensões da sustentabilidade, económica, social e ambiental.
- CONSUMO SUSTENTÁVEL
Serão aceites nesta categoria projetos (iniciativas, programas, produtos ou serviços) provenientes da sociedade civil (ONG, IPSS, grupos informais, entre outros), do setor público e/ou privado e de indivíduos, que tenham estimulado a adoção coletiva de novas práticas de consumo e resultado em mudanças nos estilos de vida do público-alvo (consumidores, trabalhadores, associados, residentes), ao nível das várias dimensões da sustentabilidade: económica, social e ambiental.
Em 2014, o GPA conta com a 3.ª edição do Prémio Obra Escrita Original Green Project Awards - Sociedade Ponto Verde para a melhor obra original na área da sustentabilidade, atribuído pela Sociedade Ponto Verde, em conjunto com a editora Princípia. Este Prémio destina-se à publicação de obras não publicadas, de natureza académica e científica ou outras obras originais na área do ambiente e da sustentabilidade.
A 7.ª edição do Green Project Awards é patrocinada pela Adene – Agência para a Energia, Águas de Portugal, Caixa Geral de Depósitos, Continente, Dalkia, Lipor, REN e Sociedade Ponto Verde. As candidaturas abrem a partir do dia 5 de março.