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Impetus | Produtos multifuncionais e personalizados para aplicação na área da protecção

10.01.2012
  • Incentivos às Empresas
  • I&DT , Inovação

ProtechDRY é o resultado de um projecto de investigação e desenvolvimento tecnológico promovido pela IMPETUS em parceria com o Departamento de Engenharia Têxtil da Universidade do Minho.

A IMPETUS, marca de capital 100% português, dedica-se à produção e comercialização de underwear, loungewear e nightwear.

Intimismo, elegância e design sensual marcam as peças desta marca.

O que é hoje um pequeno império de dez empresas, cerca de 800 trabalhadores e quase 10 milhões de peças produzidas por ano, começou numa casa velha, em Esposende, no Norte de Portugal.

À época, a empresa minhota produzia um pouco de tudo dentro da fileira têxtil, incluindo roupa interior “em cores berrantes, que cá era impensável vender”. Contudo, Figueiredo não demorou a perceber que só uma estratégia permitiria ao negócio crescer entre a enorme concorrência, nacional e internacional, do sector: apostar na especialização e criar uma marca própria capaz de dar valor acrescentado à produção da fábrica. Foi assim que, em 1990, nasceu a IMPETUS, orientada para o segmento da moda íntima masculina e para o mercado externo. “Foi sempre essa a nossa vocação. Desenvolvemos o nosso potencial, primeiro no estrangeiro e só depois em Portugal, onde também estamos a crescer”, explica Alberto Figueiredo. A marca exporta hoje cerca de 90% do que produz.

Numa década, a IMPETUS conquistaria um lugar no top ten europeu dos produtores de moda íntima masculina. Hoje a marca tem cerca de 15 mil pontos de venda em 35 países, da Europa Ocidental à Grécia, da Escandinávia aos Estados Unidos, da Rússia à Coreia. Foi, por exemplo, a primeira marca têxtil portuguesa a entrar na China, onde chegou há cinco anos por convite de um centro comercial de luxo, o Beijing Lufthansa Center. Actualmente, está presente em todos os principais centros comerciais do país. A comercialização é feita, sobretudo, através do comércio especializado, multimarca, e das grandes cadeias retalhistas de gama média-alta.

A IMPETUS é, por exemplo, a marca mais vendida do seu segmento nas lojas do El Corte Inglés em Portugal e a terceira mais vendida da rede da cadeia espanhola em Espanha.

A marca impôs-se pela satisfação do cliente. O objetivo é crescer. Querem conquistar mais, reforçar os mercados onde estão presentes e abrir em novos mercados.

A estratégia de crescimento da IMPETUS passa também pela segmentação da sua oferta, diversificando os mercados. No ano passado, a empresa incorporou duas novas marcas no catálogo, ambas de origem francesa: a Coup de Couer , líder do sector denominado por “funny”, com peças de motivos divertidos destinadas a toda a família; e a linha de moda íntima da Éden Park, marca inspirada no mundo do rugby, que provém do sector do pronto-a-vestir.

A Impetus começou por ser uma marca para o sector da moda íntima masculina, mas alargou-se a outros sectores, como o beachwear e o segmento feminino.

A IMPETUS - Portugal-Têxteis, S.A., é hoje uma empresa vocacionada para a concepção, desenvolvimento, produção, distribuição e venda de vestuário interior e exterior de homem, senhora e criança.

Projecto ProdutechDRY

A IMPETUS revela ao longo da sua história fortes investimentos em sistemas, métodos e processos, utilizando a ultima tecnologia disponível no seu sector de atividade, tendo também como objectivos aumentar a eficiência energética, eliminar as externalidades ambientais negativas, potenciar a qualidade e o tratamento da informação gerada ao longo do processo produtivo, e dotar-se de meios que lhe permitam controlar melhor a qualidade dos produtos fabricados e a liderança no sector de vestuário interior.

A criatividade, os recursos humanos, a tecnologia, a inovação, a qualidade e a produtividade, são assim as principais apostas da empresa IMPETUS, que se pretende consubstanciar pela maior presença activa no mercado global.

A Inovação e o I&DT são factores chave nas economias modernas e, consequentemente, nos sectores têxtil e do vestuário (STV) nacionais. A Impetus desenvolveu este projeto no âmbito de 2 Sistemas de Incentivos no âmbito do COMPETE com a seguinte comparticipação financeira:

  • Sistema de Incentivos ao IDT: envolveu um total de investimento elegível de 534.000€, correspondendo a um incentivo FEDER de 218.000€,
  • Sistema de Incentivos à Inovação: envolveu um total de investimento elegível de 4.273.000€ correspondendo a um incentivo FEDER de 1.145.000€,


O projecto desenvolvido pela Impetus, baseado no conceito de design total, ou seja, integração da estética com a funcionalidade, vai ao encontro das áreas chave definidas pela União Europeia para o sector têxtil.

Em conjunto com a Universidade do Minho, a Impetus desenvolve actividades de investigação e desenvolvimento tecnológico, com vista a através da estratégia inicialmente definida desenvolver um novo portfólio de produtos. pretende-se que seja inicialmente formada uma equipa de gestão do projecto, tal como consta na descrição do projecto.

O projecto visa o desenvolvimento de um portfólio de produtos multifuncionais e personalizados para aplicação na área da protecção. A tecnologia de produção têxtil de malhas de trama será utilizada na produção de vários artigos de protecção adequados às necessidades específicas de diferentes situações de risco. Dependendo do tipo de aplicação e das situações de risco associadas, serão utilizados materiais que incorporam as funcionalidades a integrar nos artigos de protecção, tais como, protecção contra o calor e a chama, protecção contra o corte e a perfuração e protecção contra microorganismos. Assim, estas funcionalidades serão implementadas no portfólio a desenvolver utilizando para isso diferentes tipos de fibras funcionais e recorrendo a estruturas específicas, com especial enfoque nas estruturas multicamada e patchwork.

O projecto denquadra-se em duas vertentes: a protecção personalizada individualizada para o utilizador comum e a protecção personalizada para diferentes grupos profissionais. Pretende-se abranger as seguintes sub-áreas:

- Protecção contra microorganismos (evitar infecções, irritações cutâneas, micoses, entre outras);

- Protecção térmica (calor): protecção contra UV, individualizada e para grupos de profissionais como, polícia, carteiros, desportistas outdoor, profissionais da construção civil, militar, etc;

- Protecção térmica (frio): individualizada e para grupos de profissionais como, polícia, carteiros, desportistas outdoor, profissionais da construção civil, militares etc;

- Protecção mecânica: contra o corte, rasgo, impacto e perfuração.

Assim, desenvolveu-se 10 protótipos para as áreas da protecção personalizada individualizada para o utilizador comum e 10 protótipos para a protecção personalizada para diferentes grupos profissionais.

Através da experiência do gabinete de prospecção da Impetus, conjuntamente com a Universidade do Minho, o projecto iniciou-se com a análise de mercados, no âmbito, quer da protecção personalizada individualizada, quer para grupos profissionais com o objectivo de estabelecer o estado da arte em termos de produtos, materiais e processos de produção utilizados actualmente.

Os resultados finais da análise realizada nestas duas primeiras actividades serviram de iinputs para aplicação do conceito de design total na concepção dos protótipos a desenvolver, seleccionando, em primeiro lugar, os produtos específicos a desenvolver, as especificações que eles devem apresentar, em termos das suas propriedades finais e, como consequência, os materiais e estruturas a utilizar.

As peças produzidas apresentam um conteúdo técnico e tecnológico extremamente inovador, indo de encontro às necessidades do público-alvo a que se destinam.

 As fibras funcionais a integrar nas áreas ou camadas de protecção incluirão funcionalidades como termoregulção, bioactividade e gestão de humidade associadas com funcionalidade de protecção contra o calor e a chama, os raios UV ou o corte. para a área da protecção. A Impetus pretende deste modo, aumentar a sua competitividade através da diversificação dos mercados onde actua.

Com este projecto a Impetus pretende potenciar a sua capacidade de internacionalização, dado que o facto de estar a desenvolver novos produtos para nichos de mercado facilita a entrada em mercados até agora inexplorados.