Calendário Concursos

a - Abertura
f - Fecho

Innovnano uma referência na área da nanotecnologia

22.10.2012
  • Incentivos às Empresas
  • Inovação

Na região de Coimbra funciona uma unidade industrial de desenvolvimento e produção de nanomateriais única e inovadora, que é uma referência mundial.

A INNOVNANO desenvolve a sua atividade no campo dos materiais cerâmicos avançados e dos nanomateriais, com base num processo de síntese de micro e nanopartículas desenvolvido internamente, de carácter único e inovador a nível mundial.

O InnovProcess é um projeto da INNOVNANO  apoiado pelo COMPETE no âmbito do Sistema de Incentivos à Inovação que contou com um investimento de elegível no valor de 2.280 mil euros, correspondendo a um incentivo FEDER de 1.026 mil euros.

Este projeto surgiu na ideia de conjugar a flexibilidade de formulação das emulsões água em óleo (a/o), com as elevadíssimas pressões (30,000-100,000 bar) e temperaturas (800-4000ºC), que se geram durante a sua reação de detonação, como um novo método de síntese de materiais. As elevadas pressões, são um dos principais fatores, que contribuem para a singularidade das propriedades (mecânicas, elétricas, magnéticas etc.) dos materiais obtidos através deste processo.

Este processo está patenteado desde 2008 e os resultados experimentais obtidos confirmaram a sua viabilidade técnico-económica deste modo a INNOVNANO propôs-se construir uma unidade industrial de desenvolvimento e produção de nanomateriais, que fosse uma referência mundial.

A região de Coimbra foi a escolhida, devido à proximidade de várias comunidades científicas importantes, o que facilita as colaborações já hoje existentes, bem como ter acesso a recursos humanos altamente qualificados.

A Innovnano possui um processo único a nível mundial de produção de nanomateriais e é a única empresa em Portugal neste sector, pretendendo criar as condições para competir a nível internacional.

Inicialmente a aposta será em produtos para as áreas:

  • da energia;
  • do ambiente;
  • e da medicina.


 
Fonte: Innovnano

O projeto apresentado é o resultado de uma intensa atividade de desenvolvimento levada a cabo pela INNOVNANO nos últimos três anos, a partir do estudo de alterações e melhoria sucessivas, implementadas e validadas na unidade piloto construída de raiz para o efeito, tendo todos os princípios de funcionamento progressivamente adotados, para lá de uma validação experimental, o suporte e crítica da comunidade científica nacional.

A construção da unidade de síntese e desenvolvimento de nanomateriais, para lá da inovação associada a algumas características dos produtos finais que permite obter, está fundamentalmente associado ao método singular de síntese de materiais, em simultâneo a altas temperaturas (800-4000ºC) e pressões (30,000-100,000 bar), a partir da conjugação de duas tecnologias base (preparação de emulsões e reação de detonação) num único processo a operar de forma cíclica.

Para atingir este desígnio, a Innovnano recorre a um conjunto de inovações processuais, que tornam possível a operação da unidade de uma forma reprodutível, segura e controlada, seguindo algumas das abordagens mais modernas disponíveis nas áreas tecnológicas de fabrico em causa.

A instalação é constituída por três áreas funcionais distintas:

a) Módulos Produtivos
b) Unidade de Tratamento/Embalamento
c) Unidade de Desenvolvimento 

É de referir que a procura mundial de nanomateriais apresentou, desde 2002, uma taxa de crescimento anual composta da ordem dos 30% , estimando-se que este mercado represente atualmente cerca de 2 mil milhões de Euros. Até 2015 espera-se a manutenção dos níveis de crescimento em valores elevados, com as previsões a apresentarem para taxas anuais superiores a 20%.

Igualmente, no mercado dos cerâmicos avançados, as perspetivas de crescimento da procura apresentam valores bastante interessantes sendo que nos segmentos das especialidades, onde a Innovnano se posiciona, as taxas de crescimento serão bastante superiores.

É pois neste contexto de forte crescimento à escala global que a Innovnano pretende, através da sua tecnologia única, com vantagens já comprovadas, tornar-se num player de referência, focando-se num portfólio de produtos diversificado, em que as características próprias do processo permitem acrescentar fatores diferenciadores, tudo isto conjugado com uma elevada capacidade produtiva, dificilmente atingível pela grande maioria dos processos concorrentes e com o mesmo nível de flexibilidade no que diz respeito às diferentes alternativas de produção em termos de produto.