Empresa
A Ernesto Morgado S.A é uma empresa familiar, com capitais 100% nacionais, detida por dois irmãos, que representam a terceira geração da mesma família.
Em Portugal é a mais antiga indústria de descasque, branqueamento e embalamento de arroz da marca Pato Real.
Fundada em 1920, com mais de 90 anos de vida, a empresa orgulha-se de ser uma PME Líder e de integrar a Rede PME Inovação da COTEC Portugal pelo seu posicionamento como motor da economia nacional na prossecução de estratégias de crescimento e liderança competitiva através da implementação de projetos de Investigação, Desenvolvimento e Inovação.
InovArroz
O projeto Inovarroz é apoiado pelo COMPETE - Programa Operacional de Factores de Competitividade- no âmbito do Sistema de Incentivos à Investigação e Desenvolvimento (I&DT) e envolve um investimento elegível no valor de 251 mil euros, correspondendo a um incentivo FEDER de 161 mil euros.
O projeto consiste no desenvolvimento de uma gama de sobremesas com base em arroz com longo tempo de vida, sem necessidade de rede de frio, incluindo produtos com características dietéticas e funcionais inovadoras, permitindo maximizar o potencial de exportação.
Em termos de produto evolui-se:
- do arroz doce para snack/produtos de pequeno-almoço semelhantes a iogurtes ou iogurtes com cereais, mas não fermentados. Mantém-se o sabor tradicional português, num produto com longo tempo de vida e que não necessita de frio o que potencia a sua fácil exportação, sem necessidade de estabilizantes, conservantes, nem outros ingredientes artificiais.
- para a área da dietética e saúde através da substituição de ingredientes de modo a obter produtos sem lactose nem glúten e sem açúcar adicionado ou com açúcar minimizado e valor calórico e índice de glicemia adequados a regimes dietéticos. Será também considerada a adição de fibras (sêmea do arroz) e pré-bióticos naturalmente presentes no arroz integral.
É importante referir que os ingredientes de arroz utilizados (sêmea para fibras dietéticas, farinha, migalha e trinca miúda para estruturação) são subprodutos da atividade de descasque e branqueamento de arroz, logo existirá uma valorização significativa do que são hoje subprodutos com menor valor comercial.
Este projeto é um exemplo de como mesmo em sectores tradicionais se pode, através do conhecimento, desenvolver produtos apelativos e competitivos nos mercados externos.
Apostar claramente na diferenciação de um mercado tradicional, como é o do arroz, criando novos produtos que potenciam significativamente as exportações.