A energia é um fator da máxima importância para a economia dos países e para o bem-estar dos seus cidadãos, constituindo, pela sua relevância e transversalidade relativamente aos domínios económico, social e ambiental, um elemento absolutamente fulcral e estratégico para a promoção do desenvolvimento sustentável.
É prioritário desenvolver esforços mais ambiciosos e dinâmicos na promoção da eficiência energética em todos os sectores da sociedade e, em particular, nos sectores da economia que consomem mais energia: a indústria e os transportes. Neste contexto justifica-se a implementação do projeto com a natureza e os objetivos do InovEnergy, dirigido precisamente à identificação dos perfis de consumo energético atuais das unidades agroindustriais e à promoção e desenvolvimento de ações que contribuam para uma melhoria efetiva da eficiência energética e, consequentemente, da competitividade deste sector.
Projeto InovEnergy
O projeto Coordenado pelo Instituto Politécnico de Castelo Branco conta com a parceria das seguintes entidades:
- UBI- Universidade da Beira Interior
- ISQ - Instituto de Soldadura e Qualidade
- IPB- Instituto Politécnico de Bragança
- ADAI - Associação para o Desenvolvimento de Aerodinâmica Industrial
- AnimaFórum- Associação para o Desenvolvimento da Agro-Indústria
- IPVC- Instituto Politécnico de Viana do Castelo
- IPP- Instituto Politécnico de Portalegre
Apoiado pelo COMPETE no âmbito das Ações Coletivas apresentou um investimento elegível de 1.155 mil euros correspondendo a 934 mil euros de apoio FEDER.
Beneficiando do capital de conhecimento existente a nível nacional no domínio das tecnologias de refrigeração aplicadas à indústria agroalimentar, potenciado pelas sinergias das entidades envolvidas no projeto, pretende-se desenvolver um projeto de base científica e tecnológica, cuja aplicabilidade prática e utilidade é garantida e demonstrada pelo forte interesse manifestado, desde a primeira hora, pelas empresas do sector que constituirão os beneficiários últimos do InovEnergy.
Objetivos
O principal objetivo a alcançar com a implementação do projeto é a caracterização das unidades industriais utilizadoras de frio, tendo em vista a identificação, o desenvolvimento e a aplicação de soluções que promovam a melhoria da sua eficiência energética. Este grande objetivo será concretizado através da prossecução dos seguintes objetivos específicos:
- Proceder ao levantamento e à caracterização do conjunto de unidades agroindustriais que utilizam sistemas de frio nas suas atividades;
- Realizar uma caracterização energética das unidades agroindustriais utilizadoras de sistemas de frio;
- Desenvolver uma metodologia de análise que, com base na caracterização de uma dada empresa, permita a sua caracterização em termos de eficiência energética, com base no desenvolvimento de um algoritmo previsional;
- Promover soluções que promovam a melhoria da eficiência energética das empresas.
Atividades
O programa de atividades proposto preconizava 2 grandes fases:
- Caracterização e análise dos consumos energéticos das unidades agroindustriais aderentes ao projeto. Paralelamente, será desenvolvido o trabalho de investigação destinado a avaliar os impactes na eficiência energética das agroindústrias da utilização de novas tecnologias de refrigeração, assim como os seus impactes positivos no ambiente. Esta fase incluí também todo um trabalho de sensibilização de outros potenciais beneficiários, divulgação do projeto e das suas ações de implementação, criação e publicação de um manual de boas práticas energéticas no sector agroindustrial, até à divulgação e publicação dos primeiros resultados.
- Centrada na sua vertente prática, através da aplicação dos modelos e algoritmos desenvolvidos na primeira fase às situações concretas das unidades agroindustriais. Pretende-se assim identificar os ganhos potenciais de eficiência energética nas unidades produtivas, em particular os decorrentes da utilização de tecnologias de frio mais avançadas, propondo e apoiando a implementação de novas soluções tecnológicas que assegurem a obtenção desses ganhos. Estas ações serão complementadas com a formação de recursos humanos em articulação com o projeto Agritraining. A comunicação ganhará uma relevância acrescida, sendo a responsável pela disseminação dos resultados da I&DT e da transferência de tecnologia em eventos internacionais, contribuindo para aumentar significativamente a visibilidade do projeto.
Nesta altura do projeto foram já desenvolvidas uma série de atividades:
Os resultados obtidos e aferidos irão ser divulgados numa série de iniciativas:
- Realização de workshops setoriais;
- Participação em congressos;
- Participação em seminários;
- Elaboração de relatórios;
- Publicações;
- Publicação de uma newsletter trimestral;
- Disponibilização de uma ferramenta de apoio à tomada de decisões estratégicas, a nível empresarial;
- Publicação do documento “Manual de Boas Práticas para melhoria da eficiência energética das empresas do setor agroindustrial” e outras publicações técnico-científicas.
Setores abrangidos
O projeto InovEnergy incide nas fileiras prioritárias para a concretização da Estratégia e Plano da Ação do Cluster Agroindustrial do Centro. De modo a permitir a obtenção de resultados coletivos por fileira. Serão caracterizadas empresas nas fileiras:
- Da Carne
- Do Peixe
- Do Leite e Lacticínios
- Da Hortofrutícola
- Do Vinho e Vinha;
- Distribuição.
O projeto tem uma abrangência territorial quase nacional, estando envolvidas as NUTS II Centro, Norte e Alentejo.
InovEnergy em Resumo |
Relevância do projeto
A análise da eficiência energética das empresas do setor agroindustrial permitirá, não só caraterizar energeticamente o setor agroindustrial, mas também desenvolver ferramentas que possam ser utilizadas pelas empresas de modo a promover a melhoria da sua eficiência energética.
|
Rede de Parceiros
|
Fileiras Abrangidas
|
Trabalho efetuado e a decorrer
|