Calendário Concursos

a - Abertura
f - Fecho

IntellWheels | A Cadeira de Rodas Inteligente que soma prémios

28.05.2013
  • Ciência e Conhecimento
  • I&DT

A Cadeira de Rodas Inteligente, premiada 5 vezes, pode ser comandada através de movimentos de cabeça ou corpo, voz, expressões faciais e até pensamentos.

Um projeto nacional de robótica que tem por objetivo o desenvolvimento de uma cadeira de rodas inteligente – que já foi testada em pacientes com paralisia cerebral – acaba de receber a sua quinta distinção: o prémio de “Best Paper” conquistado durante a International Conference on Autonomous Robot Systems and Competitions, que decorreu em Lisboa no passado mês de Abril.

A cadeira de rodas, projeto coordenado pelo professor Luís Paulo Reis, da Escola de Engenharia da Universidade do Minho (EEUM) e cujo desenvolvimento conta também com a participação das universidades do Porto e de Aveiro, “pode ser comandada através de movimentos de cabeça ou corpo, voz, expressões faciais e até pensamentos”.

A IntellWheels: Cadeira de Rodas Inteligente com Interface Multimodal consegue desviar-se dos objetos, planear tarefas e comunicar com outros dispositivos e o trabalho dos investigadores portugueses já foi até escolhido pela Fundação para a Ciência e Tecnologia como projeto modelo.

O projeto IntellWheels é um projeto inovador na área da inteligência artificial e da robótica que permite dar uma maior autonomia e qualidade de vida aos cidadãos de mobilidade muito reduzida. Este projeto de investigação coordenado pelo Professor Luís Reis da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (Laboratório de Inteligência Artificial e Ciência de Computadores - LIACC - e INESC-Porto) é apoiado no âmbito do Sistema de Apoio a Entidades do Sistema Científico e Tecnológico Nacional (COMPETE), envolve um investimento elegível de 94.360€, correspondendo a um incentivo FEDER de 66.052€.

A ideia foi criar uma cadeira de rodas inteligente, de baixo custo e impacto ergonómico, que pudesse ser comandada por um interface multimodal flexível, segundo o responsável do projeto, “os utilizadores poderão escolher entre vários modos de comando e até combiná-los”. Entre as opções de comando já disponíveis, acrescenta, existem “os comandos de voz, movimentos de cabeça ou o ‘brain computer interface’, que permitirá dirigir a cadeira através dos pensamentos”.

Distinções nacionais e internacionais
Além das universidades do Minho, Porto e Aveiro, o projeto IntellWheels engloba ainda o Laboratório de Inteligência Artificial e Ciência de Computadores, o Centro Algoritmi da UMinho, o INESC Tec, o Instituto de Engenharia Eletrónica e Telemática de Aveiro, a Escola Superior de Tecnologia da Saúde do Porto e a Associação do Porto de Paralisia Cerebral.

Até ao momento, esta cadeira de rodas inteligente já foi premiada cinco vezes por várias entidades nacionais e internacionais. A última distinção deveu-se ao artigo “Manual, Automatic and Shared Methods for Controlling an Intelligent Wheelchair: Adaptation to Cerebral Palsy Users”.

Os autores, Brígida Mónica Faria, Luís Paulo Reis e Nuno Lau, que venceram na categoria de “Best Paper” (Melhor Artigo, em português), receberam o galardão recentemente numa conferência internacional realizada no âmbito do 13º Festival Nacional de Robótica.