Calendário Concursos

a - Abertura
f - Fecho

InterCork vence prémio em Itália

26.12.2012
  • Compete
  • Economia

O programa InterCork – Promoção Internacional da Cortiça –, desenvolvido em Itália para promover as rolhas de cortiça, arrecadou o prémio Comunicazione Corporate pela campanha “Io Sto Col Sughero”– atribuído pela Associazione Agenzie di Relazioni Pubbliche a Servizio Completo (Assorel).

A campanha assentou em mensagens como “Cortiça: preserva o planeta”, “Cortiça: preserva o aroma” e “Cortiça: preserva o charme” que foram divulgadas em anúncios, nos mais variados meios; num sítio acessível em http://www.ilsughero.org/; em acções para o consumidor como o Sugheritivo: evento nocturno, que decorreu num bar estratégico em várias cidades italianas, onde as pessoas foram convidadas a levar uma rolha de cortiça para receberem, em troca, um copo de vinho; e várias parcerias com entidades associações e organizações, nomeadamente associações eno-gastronómicas como aGAMBERO ROSSO e a SLOW FOOD; e, também, com a World Wildlife Fund (WWF), associação dedicada à protecção do ambiente.
 
Registe-se que este é o 11º prémio do projecto InterCork ganho nos mercados alvo da campanha e o programa financiado pelo Compete (Programa Operacional Factores de Competitividade do QREN) mais galardoado internacionalmente.
 
Outros prémios conquistados:

  • EUA (rolhas de cortiça): IAC Best Advocacy Integrated Campaign 2011 (Web Marketing Association);
  • França (rolhas de cortiça): melhor campanha multimédia para o consumidor 2010/2011 (Top/Com – Le Congrès de la Communication);
  • Reino Unido (rolhas de cortiça): Special Evironmental Award 2011 (PRWeek);
  • Alemanha (materiais de construção e decoração): EMEA SILVER SABRE Awards 2012 – Social Media Hub e Pulicidade (Holmes Report);
  • EUA (materiais de construção e decoração):
    • medalha de ouro pelo Desenvolvimento de Marca (Canadian Public Relations Society - ACE Awards);
    • prémio de excelência em Marketing e Comunicação e prémio de mérito de Relações com os Media (International Association of Business Communicators - Toronto Ovation Awards);
    • prémio de mérito de Marketing e Comunicação e prémio de Relações com os Media (International Association of Business Communicators);
    • e prémio de excelência em Marketing e Comunicação (International Association of Business Communicators - Canada Silver Leaf Awards).

Esta campanha, que durou cerca de dois anos, foi desenvolvida pela Associação Portuguesa da Cortiça (APCOR) e fez parte de um projecto global de comunicação para promover a cortiça em vários mercados. O programa InterCork teve um orçamento global de 21 milhões de euros e beneficiou de um apoio de 80 por cento do programa COMPETE.
 
A Associação Portuguesa da Cortiça (APCOR) é a única associação nacional que representa a indústria de transformação da cortiça. Nasceu em 1956, em Santa Maria de Lamas, concelho de Santa Maria da Feira, no coração da indústria da cortiça.

Possui mais de 250 associados, que representam 80 por cento da produção nacional e 85 por cento das exportações de cortiça e que cobrem todos os sub-sectores da indústria – preparação, transformação e comercialização.
 
Promover e valorizar a cortiça e os seus produtos, assim como representar e apoiar as empresas do sector nos mais variados domínios são os objectivos da Apcor.

Principais áreas de intervenção:

  • Internacionalização;
  • Inovação e Desenvolvimento;
  • Informação;
  • Serviços de Apoio;
  • Qualidade;
  • Contratação Colectiva;
  • e Cooperação Institucional.