O projeto inTRAIN tem como objetivo o desenvolvimento e integração de materiais e tecnologias eco-eficientes, user-friendly e de design inovador, tendo como resultado final a construção de um protótipo à escala real do interior de uma carruagem ferroviária de comboio suburbano. Espera-se que o produto final venha a ter viabilidade comercial e possa vir a concorrer nos mercados nacional e internacional de veículos ferroviários, tendo como principais vantagens competitivas o seu carácter inovador, diferenciador, eficiente e ambientalmente sustentável.
Delineado por sete entidades em consórcio, o projeto teve o apoio do COMPETE no âmbito do Sistema de Incentivos à Investigação e Desenvolvimento Tecnológico (SI I&DT) na vertente de projetos em co-promoção com um investimento elegível de 1.509 mil euros correspondendo a um incentivo FEDER de 978 mil euros.
Consórcio
O consórcio integra competências de diferentes áreas tecnológicas design industrial, engenharia de materiais e compósitos e engenharia eletrónica e eletrotécnica sendo composto pela:
AlmaDesign, Active Space Technologies, INEGI, ISQ, Optimal, SET, Spin.Works e apoiado por uma entidade subcontratada (EMEF Internacional).
O consórcio desenvolverá e testará novos materiais e integrará nas suas soluções novos componentes elétricos e eletrónicos e novos conceitos de design ergonómicos e funcionais, que proporcionarão maior conforto e segurança aos consumidores/passageiros.
Contexto
Espera-se com este projeto, contribuir para a mudança do sector ferroviário, através da criação de produtos de valor acrescentado, e inverter a tendência de utilização do transporte individual, através da oferta de um equipamento melhorado com potencial comercial.
Nos dias de hoje, dadas as crescentes concentrações populacionais junto das grandes cidades, em todo o mundo, os sistemas de transportes públicos urbanos têm de responder a desafios cada vez maiores em termos de disponibilidade, eficiência, sustentabilidade e atratividade de oferta. Neste contexto, o transporte ferroviário possui várias características que o colocam numa posição competitiva favorável.
Objetivos
Em termos práticos e operacionais, o inTRAIN procurará integrar conceitos assentes em tecnologias de ponta, eficiência de operação e energia, respeito pelo ambiente, segurança, conforto e melhoria do ambiente de viagem, procurando integrar materiais mais leves e confortáveis, sistemas de poupança de energia e controladores, sistemas de informação e entretenimento (infotainment), tudo isto tendo em conta a avaliação do ciclo de vida do produto - desde processos de produção, passando pela utilização e pelo descarte ou reciclagem no fim de vida. Pretende-se, assim, criar um produto com performance ambiental de referência para o sector, apresentando, ao mesmo tempo, um valor acrescentado facilmente percetível e reconhecido pelos consumidores, que os leve a optar pelo transporte ferroviário em detrimento dos seus concorrentes.
Tecnicamente, o projeto pretende desenvolver novas soluções para o design de interiores ferroviários baseadas em cinco elementos, decorrentes da arquitetura do produto:
-
Teto, painéis laterais e pavimento: incluindo a estrutura da secção transversal, painéis laterais interiores, painéis de revestimento exteriores, tetos e pavimentos.
-
Bancos: incluindo estrutura, assento e costas, almofada, pé de apoio, apoio de braços e pegas.
-
Bagageiras e condutas: incluindo sistema de suporte de bagagem, sistema de condutas para integração de sistemas de ar para ventilação de toda a carruagem, sistemas de luz geral e individual e som geral e individual
-
Janelas, caixilhos e portas: incluindo os vidros da carruagem e as portas divisórias entre carruagens, assim como as portas de entrada no comboio.
-
Sistemas de Infotainment: inclui TV geral ou individual, sistemas de informação e segurança (CCTV).
Na conceção das soluções indicadas acima, são previstos objetivos específicos em diferentes níveis, dos quais se destacam:
• Passageiros
Design mais apelativo, com maior conforto e segurança para os utilizadores;
Percepção de qualidade;
Conforto do passageiro (conforto físico, visual, sonoro, táctil).
• Produção
Aumento da modularidade/flexibilidade dos sistemas;
Melhor integração do equipamento na carruagem, assegurando transversalidade em diferentes categorias (Suburbano e Metro) com a consequente redução de custos para o fabricante das composições;
Possibilidade de customização de soluções;
Aumento da eco-eficiência do produto, introduzindo materiais naturais ou reciclados, melhorando práticas de fabrico, reduzindo o peso do modulo (com impacto directo no consumo total de energia do comboio e consequente redução directa e indirecta dos impactos ambientais globais e dos custos para o operador).
• Manutenção
Aumento da disponibilidade de peças em serviço, resolvendo alguns dos problemas de manutenção/substituição nomeadamente os que são decorrentes de ações de vandalismo (com redução dos custos para o fabricantes e operador);
Aumento da modularidade/flexibilidade dos sistemas.
• Performance / Eco-eficiência
Redução do peso das carruagens com consequente melhoria do comportamento dinâmico e redução de emissões;
Possibilidade de utilização de materiais recicláveis no fabrico;
Possibilidade de reciclagem de componentes no final de vida.