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IREAM AVEIRO II – Informação e representação de PME na região de Aveiro II

03.03.2015
  • Acções Colectivas

O projeto visa promover um conjunto de atividades, que criem as condições e um ambiente favorável à transferência e apropriação da informação e conhecimento para e pelas empresas, a sua execução tem obedecido a uma lógica evolutiva que acompanha as constantes mutações do contexto económica e social.

Entidade Promotora

A Associação Industrial do Distrito de Aveiro (AIDA) é uma associação sem fins lucrativos, de cariz multissectorial, sendo a sua área geográfica de intervenção o distrito de Aveiro, abrangendo dezanove concelhos, sete dos quais pertencentes à Região Norte (NUT II) e doze à Região Centro (NUT II).

A AIDA tem como Missão: representar, defender, promover, identificar e satisfazer as necessidades de representação pró-ativa de informação, de apoio e acompanhamento técnico, ao nível da criação, funcionamento e expansão das Empresas Industriais do Distrito de Aveiro, e como visão estratégica alargar o âmbito de atuação com serviços e projetos inovadores que procurem dinamizar o espírito e a capacidade associativa e possibilitem a total satisfação do tecido industrial do distrito de Aveiro.


Projeto | IREAM AVEIRO II

Neste sentido, com a implementação do IREAM AVEIRO II – Informação e representação de PME na região de Aveiro II, a AIDA pretende desempenhar um papel dinamizador através da criação de uma ambiente favorável à transferência e apropriação do conhecimento para as empresas, disponibilizando e munindo-se de um conjunto de instrumentos de suporte às actividades económicas locais, com o propósito de potenciar a competitividade das empresas pela via do conhecimento e da sua apropriação.


Objetivos
        

O IREAM AVEIRO II visa atingir os seguintes objetivos Operacionais:

  • Sensibilizar os empresários para a importância de uma atitude inovadora, sustentada na informação, apropriação e inserção do conhecimento no processo de gestão global da empresa;
  • Contribuir, junto dos empresários, para a criação de hábitos de gestão e partilha do conhecimento;
  • Fomentar a partilha de informação e aprendizagem contínuas, como uma atitude e uma necessidade intrínseca no que respeita à competitividade internacional das PME;
  • Desenvolver iniciativas que promovam informação relevante para as PME e que potenciem os conhecimentos necessários para atuarem num ambiente competitivo;
  • Criar, desenvolver, dar continuidade e melhorar um conjunto de instrumentos comuns (ajustados às reais necessidades das PME’s) de suporte às actividades económicas internacionais do tecido empresarial da área de abrangência da AIDA;
  • Apoiar na identificação de um conjunto de conteúdos e metodologias adequadas que visem sensibilizar as PME, para a importância da integração da gestão do conhecimento no contexto organizacional da empresa;
  • Promover a economia da região e das suas empresas, através da presença institucional em iniciativas internacionais, com o objectivo de garantir uma maior visibilidade do tecido empresarial dando a conhecer o know how existente na região de Aveiro;
  • Reduzir os estrangulamentos e debilidades diagnosticadas, sobretudo nas PME, no que diz respeito ao processo de apropriação do conhecimento e da capacidade de integração desse conhecimento ao nível da gestão;
  • Fornecer serviços de suporte à transferência de conhecimentos apoiando as PME, a fazer face aos desafios da competitividade global, facilitando o acesso a níveis elevados de informação e conhecimento;
  • Incrementar as competências empresariais, disponibilizando informação e conhecimentos que permitam às empresas, de uma forma sistematizada organizada e estruturada, melhor abordarem o mercado internacional;
  • Garantir o acesso à informação e à representação das PME com vista à melhoria da competitividade empresarial, fomentando ações de informação e de promoção comercial em mercados estrangeiros, a inovação, o empreendedorismo, a cooperação, o desenvolvimento tecnológico e a qualificação dos recursos humanos.


Atividades no âmbito do projeto

De forma a cumprir com a missão e objetivos definidos, no decorrer do projeto serão realizadas as seguintes atividades:

Atividade I – Informação Orientada para as PME

Esta atividade contempla três sub-atividades, nomeadamente: Produção de Meios de Informação, Aquisição de Informação e Atividades de informação.

1- PRODUÇÃO DE MEIOS DE INFORMAÇÃO

Para a dinamização desta atividade encontra-se a ser produzidas as seguintes publicações: Revista Institucional InfoAIDA, as Newsletters mensais AIDA News  e a PALOP’s News.

 Newsletters Electrónica AIDA (e-newsletter)

A e-newsletter, constitui-se como uma ferramenta preciosa para a comunicação com as empresas, em que a facilidade e a rapidez da informação, permite um contacto frequente, segmentado e flexível com o público-alvo. Ter meios para analisar os resultados da informação enviada é uma melhoria fundamental, já que nos permitirá ter um feed back sobre as necessidades informativas das empresas da região e assim poder adequá-las potenciando uma melhor apropriação do conhecimento e da capacidade de integração desse conhecimento por parte das PME.

Informatização da Biblioteca Empresarial

Pretende-se disponibilizar ao tecido empresarial o espólio de documentos, nacionais e internacionais, cuja utilização, pelo tecido empresarial regional, tornando a biblioteca da AIDA, um espaço físico e um instrumento dinâmico no processo de informação, de apropriação do conhecimento e melhoria de competências empresariais da Região de Aveiro.

Diagnóstico de Identificação dos Mercados Prioritários para Fileira Habitat

Esta actividade tem como  objectivo disponibilizar uma ferramenta que permita identificar, incentivar e difundir os mercados internacionais, detentores de oportunidades de negócios para o sector, identificando os mercados estratégicos e prioritários para a fileira hábitat, altamente exportadora e representativa da estrutura empresarial deste distrito.

Estudo de oportunidades de negócio  para o Dubai

Os Emirados Árabes Unidos, em particular o do Dubai, tem vindo a despertar o interesse de um número crescente de empresas portuguesas, particularmente empresas da região de Aveiro, e que estão a apostar neste mercado numa atitude pró-activa e com perspectivas de crescimento das suas exportações.

Assim, considera-se oportuno para as empresas, tendo em vista apoiar o seu processo de internacionalização, efectuar um “Estudo de oportunidades de negócio para o Dubai”.

Optimização da informação em PME's

O desenvolvimento desta ativvidade, visa proporcionar às empresas um conjunto de informação que, de forma articulada e concertada num plano de ação comum, promovam, no mercado internacional, os seus produtos e tecnologias, é nossa preocupação, através desta acção, conhecer as práticas de gestão, tratamento de informação, dificuldades e os problemas com que as PME se defrontam ao nível da apropriação do conhecimento e integração desse conhecimento na sua atividade internacional.

Promoção da Informação através das redes Sociais

Estar presente nas redes sociais consiste, nos dias de hoje, num factor crítico de proximidade entre qualquer pessoa, empresa ou organização e a comunidade. A AIDA não pode, por isso, ficar alheia à realidade actual e deixar de marcar presença num meio que reúne associados, parceiros e outras entidades com as quais colabora habitualmente.

É com base nesta constatação que a AIDA pretende aderir às redes sociais (YouTube e Facebook), utilizando-as como um dos instrumentos de informação privilegiados, que possibilita um relacionamento mais imediato, directo e sem custos associados.

Vídeo Promocional sobre a região de Aveiro – Nova actividade

Neste projeto, propomo-nos desenvolver um vídeo promocional que tem como principal objetivo promover, nos mercados externos, a região de Aveiro e as suas empresas, indiscutivelmente uma das regiões portuguesas com maior dinamismo económico, destacando-se igualmente pela sua forte capacidade exportadora.

Ao nível nacional pretende-se promover a região e suas valências seja como um importante pólo industrial e empresarial seja a nível turístico.

A produção de um vídeo sobre a região, permitirá que a informação chegue a uma maior número de usuários, uma vez que a sua inserção em sites da internet e em redes sociais (o Youtube é o portal de vídeo mais famoso da internet) terá uma maior abrangência possibilitando uma maior disseminação de informação nomeadamente a nível económico, logístico, social, industrial, entre outras.

Este vídeo pretende, assim, ser um complemento ao processo de internacionalização das empresa e da região, pois possibilitara difundir o contexto e o ambiente empresarial que se vive na região.

2 – AQUISIÇÃO DE INFORMAÇÃO

Através desta atividade pretende-se adquirir um conjunto de instrumentos de apoio às empresas em matéria de informação, nomeadamente; proceder à aquisição de publicações Técnicas; subscrever bases de dados judiciais e de acesso a relatórios empresas internacionais, bem como adquirir Bases de dados de empresas do distrito de Aveiro, entre outros.

3 – ATIVIDADES DE SENSIBILIZAÇÃO

De forma a sistematizar e incrementar o conhecimento em torno de determinadas temáticas de interesse para o tecido empresarial da região de Aveiro, já foram realizados três seminários (Portugal 2020 – Apresentação do Quadro Comunitário de Apoio 2014-2020; Programa + Inovação + Indústria“ e  “Coaching na Liderança – Inovação influência e resultados”).

Está ainda previsto a realização, no primeiro trimestre de 2015 de um outro seminário temático.

Actividade II – REPRESENTAÇÃO DOS INTERESSES EMPRESARIAIS EM ORGANISMOS INTERNACIONAIS.

Esta atividade contempla duas sub-actividades inseridas na área de intervenção “Representação dos Interesses Empresariais em Organismos Internacionais”, nomeadamente: Participação/Visitas a Feiras Internacionais  e Participação no CE –CPLP ( Confederação empresarial da CPLP).

A participação da AIDA neste tipo de actividade, contribuirá para o estreitamento de relações entre as empresas, os organismos e entidades congéneres dos outros países, abrindo canais de contactos privilegiados que promovam, no futuro, a realização de  negócios internacionais.


Apoio

Apoiado pelo COMPETE no âmbito do Sistema de Apoio às Acções Colectivas, o projeto envolve um investimento elegível de cerca de 330 mil euros correspondendo a um incentivo FEDER de cerca de 264 mil euros.

Este projeto teve inicio em Julho de 2013, e tem como principal objetivo capacitar e incentivar as empresas, especificamente localizadas no distrito de Aveiro, para as vantagens de adoção de medidas que promovam o conhecimento e a integração desse conhecimento, no processo de gestão empresarial contribuindo por esta via, para o aumento da competitividade internacional.


Testemunho

Os sistemas de incentivos às ações coletivas, nomeadamente o SI Qualificação PME – Sistema de Incentivos à Qualificação e Internacionalização de PME, constituem-se como instrumentos fundamentais das políticas públicas, na promoção da competitividade das PME através do aumento da produtividade, da flexibilidade e da capacidade de resposta e presença activa no mercado global.

 A crescente competitividade no mundo empresarial, obriga a uma procura constante de informação e de conhecimentos essenciais e fundamentais à definição de estratégias  internacionais por parte das empresas, sobretudo das PME’s.

O IREAM AVEIRO II, só foi possível (segundo a Drª Elisabete Rita, Directora geral da AIDA) com o apoio do COMPETE, cujo trabalho neste âmbito têm vindo a ser amplamente reconhecido.

Esta tipologia de projetos é fundamental para a melhoria da capacitação empresarial e das condições envolventes à internacionalização, colocando a Região de Aveiro, as suas empresas e sectores no mapa internacional.

De facto, a disseminação do conhecimento pelo coletivo e a sua inserção na estratégia empresarial, respondendo a problemas comuns, constitui um fator chave para a competitividade internacional das empresas pela criação de valor acrescentado gerado pelos conhecimentos e informação adquiridos.