Atividade I – Informação Orientada para as PME
Esta atividade contempla três sub-atividades, nomeadamente: Produção de Meios de Informação, Aquisição de Informação e Atividades de informação.
1- PRODUÇÃO DE MEIOS DE INFORMAÇÃO
Para a dinamização desta atividade encontra-se a ser produzidas as seguintes publicações: Revista Institucional InfoAIDA, as Newsletters mensais AIDA News e a PALOP’s News.
Newsletters Electrónica AIDA (e-newsletter)
A e-newsletter, constitui-se como uma ferramenta preciosa para a comunicação com as empresas, em que a facilidade e a rapidez da informação, permite um contacto frequente, segmentado e flexível com o público-alvo. Ter meios para analisar os resultados da informação enviada é uma melhoria fundamental, já que nos permitirá ter um feed back sobre as necessidades informativas das empresas da região e assim poder adequá-las potenciando uma melhor apropriação do conhecimento e da capacidade de integração desse conhecimento por parte das PME.
Informatização da Biblioteca Empresarial
Pretende-se disponibilizar ao tecido empresarial o espólio de documentos, nacionais e internacionais, cuja utilização, pelo tecido empresarial regional, tornando a biblioteca da AIDA, um espaço físico e um instrumento dinâmico no processo de informação, de apropriação do conhecimento e melhoria de competências empresariais da Região de Aveiro.
Diagnóstico de Identificação dos Mercados Prioritários para Fileira Habitat
Esta actividade tem como objectivo disponibilizar uma ferramenta que permita identificar, incentivar e difundir os mercados internacionais, detentores de oportunidades de negócios para o sector, identificando os mercados estratégicos e prioritários para a fileira hábitat, altamente exportadora e representativa da estrutura empresarial deste distrito.
Estudo de oportunidades de negócio para o Dubai
Os Emirados Árabes Unidos, em particular o do Dubai, tem vindo a despertar o interesse de um número crescente de empresas portuguesas, particularmente empresas da região de Aveiro, e que estão a apostar neste mercado numa atitude pró-activa e com perspectivas de crescimento das suas exportações.
Assim, considera-se oportuno para as empresas, tendo em vista apoiar o seu processo de internacionalização, efectuar um “Estudo de oportunidades de negócio para o Dubai”.
Optimização da informação em PME's
O desenvolvimento desta ativvidade, visa proporcionar às empresas um conjunto de informação que, de forma articulada e concertada num plano de ação comum, promovam, no mercado internacional, os seus produtos e tecnologias, é nossa preocupação, através desta acção, conhecer as práticas de gestão, tratamento de informação, dificuldades e os problemas com que as PME se defrontam ao nível da apropriação do conhecimento e integração desse conhecimento na sua atividade internacional.
Promoção da Informação através das redes Sociais
Estar presente nas redes sociais consiste, nos dias de hoje, num factor crítico de proximidade entre qualquer pessoa, empresa ou organização e a comunidade. A AIDA não pode, por isso, ficar alheia à realidade actual e deixar de marcar presença num meio que reúne associados, parceiros e outras entidades com as quais colabora habitualmente.
É com base nesta constatação que a AIDA pretende aderir às redes sociais (YouTube e Facebook), utilizando-as como um dos instrumentos de informação privilegiados, que possibilita um relacionamento mais imediato, directo e sem custos associados.
Vídeo Promocional sobre a região de Aveiro – Nova actividade
Neste projeto, propomo-nos desenvolver um vídeo promocional que tem como principal objetivo promover, nos mercados externos, a região de Aveiro e as suas empresas, indiscutivelmente uma das regiões portuguesas com maior dinamismo económico, destacando-se igualmente pela sua forte capacidade exportadora.
Ao nível nacional pretende-se promover a região e suas valências seja como um importante pólo industrial e empresarial seja a nível turístico.
A produção de um vídeo sobre a região, permitirá que a informação chegue a uma maior número de usuários, uma vez que a sua inserção em sites da internet e em redes sociais (o Youtube é o portal de vídeo mais famoso da internet) terá uma maior abrangência possibilitando uma maior disseminação de informação nomeadamente a nível económico, logístico, social, industrial, entre outras.
Este vídeo pretende, assim, ser um complemento ao processo de internacionalização das empresa e da região, pois possibilitara difundir o contexto e o ambiente empresarial que se vive na região.
2 – AQUISIÇÃO DE INFORMAÇÃO
Através desta atividade pretende-se adquirir um conjunto de instrumentos de apoio às empresas em matéria de informação, nomeadamente; proceder à aquisição de publicações Técnicas; subscrever bases de dados judiciais e de acesso a relatórios empresas internacionais, bem como adquirir Bases de dados de empresas do distrito de Aveiro, entre outros.
3 – ATIVIDADES DE SENSIBILIZAÇÃO
De forma a sistematizar e incrementar o conhecimento em torno de determinadas temáticas de interesse para o tecido empresarial da região de Aveiro, já foram realizados três seminários (Portugal 2020 – Apresentação do Quadro Comunitário de Apoio 2014-2020; Programa + Inovação + Indústria“ e “Coaching na Liderança – Inovação influência e resultados”).
Está ainda previsto a realização, no primeiro trimestre de 2015 de um outro seminário temático.
|