Calendário Concursos

a - Abertura
f - Fecho

J. F. Almeida, S.A aposta na modernização e inovação

28.10.2014
  • Inovação

Uma estratégia sustentada para responder de forma positiva e com elevados padrões de qualidade às exigências do mercado.

 

Apoio COMPETE

A Têxteis J. F. Almeida, S.A. é a promotora de um projeto de aumento da capacidade de produção, modernização e inovação tecnológica, eficiência energética e aumento da penetração de mercado externo que mereceu apoio do COMPETE no âmbito do sistema de Incentivos à Inovação. O projeto envolveu um Investimento Elegível de 4.398 mil euros o que representou um incentivo FEDER de 1.539 mil euros.


Breve descrição da empresa/entidade promotora
 
Fundada em 1985, a empresa tornou-se uma referência no sector têxtil para o lar. Constituída por uma equipa de 400 trabalhadores, esta empresa, situada no Vale do Ave, tem como principais destinos de exportação o mercado europeu. A dinâmica de atividade está bem patente na performance das vendas, que superaram em 2013 os 28 milhões de Euros, o que permite posicionar a empresa entre as melhores do seu segmento e uma das mais dinâmicas da ITV no seu todo.
 
Operando num sector tradicional da economia portuguesa, bastante sujeito à forte pressão da concorrência internacional e às flutuações da procura, a JF Almeida posicionou-se no mercado com uma estratégia de diferenciação apostando desde cedo em fatores dinâmicos tais como a qualidade, valor acrescentado dos produtos, tecnologia, capacidade de resposta e flexibilidade produtiva, design e cooperação, o que lhe permitiu uma forte sustentação da atividade, com vantagens competitivas decisivas nas atuais condições de mercado. Por outro lado, a visão estratégica dos seus responsáveis, experientes e conhecedores perfeitos do ramo e do mercado, aliado a uma equipa jovem, motivada para os valores da mudança, inovação e cultura de risco, permitiram à empresa assumir-se no mercado (sobretudo internacional) com agressividade, o que permitiu alcançar forte notoriedade e reconhecimento junto dos clientes.
 
A empresa possui um amplo Parque Industrial, o qual integra três instalações de produção distintas, localizadas em diferentes pontos do concelho de Guimarães. A atividade produtiva tem conhecido um desenvolvimento no âmbito da lógica de linha de produção utilizando sempre as últimas tecnologias disponíveis para o sector, com o objetivo de melhorar a eficiência do processo, desenvolver os produtos e atingir um patamar de qualidade superior salvaguardando deste modo às exigências dos mercados e dos clientes, num contexto de internacionalização crescente. Atualmente a empresa conta com um parque de máquinas vasto e atualizado. A cadeia produtiva da empresa inicia-se na preparação das fibras e fiação, passando pelas fases intermédia de tecelagem, tinturaria e acabamentos, a que se seguem a confeção e a expedição.

 
Objetivos do Projeto
 
O projeto visou a expansão da capacidade de produção, a promoção do aumento dos níveis de produtividade e eficiência da cadeia produtiva, dos padrões de qualidade de produtos e serviços aos clientes, o desenvolvimento do marketing internacional, e a melhoria dos sistemas de gestão, por via da inovação e de melhorias significativas dos métodos e processos, com destaque para o aumento do grau de automatização das operações.

 
Tarefas desenvolvidas no âmbito do projeto
 
O projeto incluiu diversas tarefas integradas, contando com:

> Racionalização da produção introduzindo o conceito just-in-time, como forma de reduzir a necessidade de manter grandes volumes de stocks, mas mais que isso, como forma de assegurar uma maior adaptabilidade, ou seja, criar uma produção que responda mais precisamente às alterações do mercado;

> Implementação de novo sistema de gestão da produção, através da informatização e integração de recursos, utilizando para o efeito modernas ferramentas informáticas, recursos de produção programáveis, bases de dados partilhadas, plataformas distribuídas, etc., que permitem um rápido fluxo de informação e material no seio da empresa;

> A intensificação do marketing e comunicação internacional por via de uma participação ativa em feiras e certames, da produção de catálogos anuais e material promocional e da visita a clientes.


Testemunho

Segundo o Sr. Joaquim  Almeida, administrador da Empresa "este projeto só foi possível com o apoio do COMPETE, possibilitando o desenvolvimento de uma unidade de produção altamente sustentável, totalmente verticalizada e cujo trabalho tem vindo a ser continuamente reconhecido no mercado internacional”.