Projeto newFACE
1. Consórcio
O projeto “newFACE – Future Aircraft Configurations for Eco-Efficiency" é promovido pela Almadesign, Conceito e Desenvolvimento de Design Lda e pelos copromotores SETsa - Sociedade de Engenharia e Transformação, SA, INEGI - Instituto de Engenharia Mecânica e Gestão Industrial e Embraer Portugal Compósitos, empresa do Grupo Embraer.
2. Apoio do COMPETE
A candidatura enquadra-se no aviso de abertura 13/SI/2011, tendo sido apresentada no âmbito do Sistema de Incentivos à Investigação e Desenvolvimento Tecnológico.
Apoiado pelo COMPETE o projeto envolveu um investimento elegível de 908 mil euros, correspondendo a um incentivo FEDER de 585 mil euros.
O Programa COMPETE promove assim o apoio a projetos que, através de atividades de I&DT, conduzam à criação de novos produtos, processos ou sistemas ou à introdução de melhorias significativas em produtos, processos ou sistemas existentes, que reforcem a capacidade competitiva das empresas no acesso aos mercados externos.
3. Descrição
O projeto newFACE irá desenvolver novos conceitos e soluções para a aviação civil integrando dois dos fatores mais determinantes na evolução desta indústria:
- o enfâse nas dimensões ambientais e energéticas, que se relacionam com as evoluções tecnológicas ao nível dos materiais e processos e com o aumento de eficiências de operação
- e nas abordagens centradas no passageiro no design integrado das aeronaves.
O consórcio identificou uma oportunidade para inovar no sector: o desenvolvimento de metodologias capazes de conciliar os vários fatores determinantes nas novas aeronaves civis, sem ignorar a necessidade de abordagens conservadoras e adversas ao risco, conclusão em linha com as necessidades identificadas pelos principais construtores aeronáuticos mundiais.
O projeto newFACE irá desenvolver uma nova metodologia de projeto aeronáutico, conciliando a perspetiva tecnológica, económica e humana, para gerar e desenvolver novos conceitos integrados, relacionando simultaneamente as configurações exteriores e interiores das aeronaves do futuro.
Desta nova abordagem inclusiva de projeto, com evolução simultânea e dialogante entre a configuração exterior e interior, resultarão soluções a aplicar numa nova geração de aeronaves de transporte civil. Estas, apesar de estarem ainda a pelo menos a uma década de chegar ao mercado – devido aos longos ciclos de desenvolvimento da indústria aeronáutica – apontam caminhos de potencial interesse para a indústria.
4. Ponto de situação
O projeto encontra-se a cerca de 30% da execução, tendo já sido completadas as 2 primeiras atividades e iniciada a 3ª atividade.
1.ª Atividade | Pesquisa Preliminar
Foram identificados e analisados os diferentes fatores com impacto – económico, tecnológico, ambiental ou social - no desenvolvimento futuro da aviação civil, partindo de duas perspetivas, a do passageiro / operador e da tecnologia / processos e materiais.
2.ª Atividade | Especificações Técnicas
Foram definidas as condições de fronteira (requisitos técnicos), para a definição de novos conceitos relacionados com as configurações exteriores e interiores das aeronaves do futuro. As especificações tiveram em conta o estudo das necessidades de passageiros, operadores, fabricantes, o enquadramento económico atual e previsto, bem como o estudo de materiais e processos disponíveis atualmente e em desenvolvimento.
3.ª Atividade
Pressupõe a geração de novos conceitos/novas soluções para as configurações exteriores e interiores bem como para os materiais, tecnologias e processos que podem ser integrados no seu desenvolvimento. Serão igualmente considerados novos sistemas, equipamentos e serviços de suporte ao passageiro.
5. Ficha Técnica
Acrónimo: newFACE
Designação: Future Aircraft Configurations for Eco-Efficiency
Principais Estratégias:
- Entrada em novos mercados ou aumento da quota de mercado
- Melhoria da qualidade dos bens ou serviços
- Alargamento da gama de bens ou serviços
Áreas Tecnológicas:
- Engenharia Aeronáutica
- Design Industrial
- Engenharia Mecânica
- Tecnologias dos Materiais
Por: Cátia Silva Pinto | Núcleo de Imagem e Comunicação