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Jogo de ciência “made in Universidade do Porto” distinguido nos MEDEA Awards 2014

01.12.2014
  • Acções Colectivas

O “LabQuiz, aplicação móvel desenvolvida pelo Ciência 2.0 – projeto de comunicação de ciência da Universidade do Porto apoiado pelo COMPETE – com o objetivo de fazer chegar a ciência aos mais jovens, recebeu uma menção honrosa nos “MEDEA Awards 2014”.

“LabQuiz”, aplicação móvel desenvolvida pelo Ciência 2.0
“LabQuiz”, aplicação móvel desenvolvida pelo Ciência 2.0

Trata-se de uma competição internacional apoiada pelo “Lifelong Learning Programme” da Comissão Europeia através do projeto “MEDEA 2020”, com vista a premiar a inovação no uso dos “media” para a educação.

Em conjunto com outros nove concorrentes provenientes de diversos países do Mundo, o “LabQuiz” foi considerado “Highly Commended” (“Altamente Recomendado”) pelo Comité Organizador do evento, que atribuiu uma menção honrosa às candidaturas que demonstram inovação e excelência no uso dos “media” para a educação.

Este ano, a competição recebeu 237 candidaturas, provenientes de 29 países, sendo de destacar, de acordo com a organização, a elevada qualidade dos conteúdos apresentados pelos concorrentes, que utilizaram a tecnologia de forma inovadora para criar novas abordagens educativas.

 

Sobre o Projeto Ciência 2.0

O Ciência 2.0 é um projeto de comunicação de ciência multiplataforma, desenvolvido na Universidade do Porto, que tem como objetivo fundamental promover um maior diálogo entre ciência e sociedade, abrindo ao público a possibilidade de participar com conteúdos de divulgação científica.

Comunicar a ciência em diferentes formatos e suportes é uma das vertentes do Ciência 2.0, que, para tal, estabeleceu um conjunto de parcerias com órgãos de informação nacionais, para alcançar públicos mais vastos e diversificados. Esta sinergia entre diferentes "media" permite trabalhar os conteúdos com níveis variados de profundidade e de forma complementar. Pretendemos com esta estratégia multimeios, tornar a ciência próxima do público e aumentar a continuidade dos conteúdos que são produzidos.

Apelar à participação da comunidade em geral, através da submissão de trabalhos, da sugestão de temas e de ideias, da colocação de questões e da discussão de conteúdos é outra componente do Ciência 2.0. Esta filosofia torna o projeto único e inovador. Pretende-se fomentar o espírito colaborativo do público e promover um verdadeiro "Conhecimento em rede".

O projeto é apoiado pelo COMPETE no âmbito do SAESCTN e inserido na estratégia Ciência Viva, envolvendo um investimento total de 970 mil euros correspondendo a um incentivo FEDER de 824 mil euros.

Sobre o LabQuiz

O Dr. Bright, um jovem cientista internacionalmente premiado, foi fechado num laboratório pelo invejoso Dr. Cell. E agora, quem o poderá salvar? É esse o desafio colocado pelo “LabQuiz”, um jogo desenvolvido pelo Ciência 2.0, projeto de comunicação de ciência desenvolvido na Universidade do Porto, com o objetivo de fazer chegar a ciência aos mais jovens, de uma forma inovadora e mais atrativa.

O LabQuiz é um jogo educativo onde a missão do jogador passa por libertar a personagem principal –  o Dr. Bright, um jovem cientista internacionalmente premiado – do laboratório do invejoso Dr. Cell. Para isso o jogador terá de responder acertadamente a várias questões de ciência. De sala em sala, as perguntas e desafios são cada vez mais difíceis até ao último nível. Aplicação encontra-se disponível para download no iTunes  e no Google Play.