Calendário Concursos

a - Abertura
f - Fecho

Jovens de cinco países conhecem negócios inovadores em Lisboa

18.07.2013
  • Europa

Padaria Portuguesa, peixaria Sea Me e A Vida Portuguesa são alguns dos projectos a visitar, a par de negócios tradicionais. O empreendedorismo existente mesmo num país em crise é o mote do programa, que tem também uma vertente cultural.

Mosaico
Mosaico

Trinta jovens de cinco países europeus juntam-se, a partir desta quinta-feira em Lisboa, para conhecerem projectos empreendedores e procurarem ideias de negócio.

“Os jovens vão inspirar-se nos negócios tradicionais que existem na cidade – na barbearia do Chiado, nas retrosarias, no mercado da Ribeira – e também assistir aos negócios mais inovadores, como a peixaria Sea Me, a Padaria Portuguesa, a Vida Portuguesa, que trazem à cidade um ar fresco, ao nível de negócio e de ideias, e que estão a resultar muito bem”, explica à Renascença Tiago Mansilha, da associação PAR, responsável pela iniciativa.

A PAR – Respostas Sociais é uma organização não-governamental para o desenvolvimento e preparou uma semana de trabalho, com vista a contrariar o discurso negativo e mostrar que na capital de um país em crise há negócios que dão que falar.

“É um discurso completamente anticiclo”, afirma Tiago Mansilha. “Yes, We do” é o mote da semana de visitas aos vários negócios.

“Vamos ter vários debates e workshops com os jovens. No dia 23, terça-feira de manhã, vão fazer este percurso pela baixa lisboeta, mas também vão ao Lx Factory, a uma casa de fados. Ou seja, todo o programa tem como mote principal o empreendedorismo, mas também um intercâmbio cultural”, acrescenta o responsável.

Entre os jovens inscritos no programa estão portugueses, lituanos, espanhóis, italianos e romenos, que devem levar daqui ideias empreendedoras para aplicar nos seus países.

A iniciativa começa hoje e decorre até dia 27.