A inovadora solução Blue Stain é desenvolvida pela startup Targetalent. O galardão da ANJE - Associação Nacional de Jovens Empresários conta também, nesta 16ª edição, com uma menção honrosa atribuída à Peekmed, que detém uma solução tecnológica para o planeamento 3D da cirurgia ortopédica.
A cerimónia de entrega do mais antigo prémio promotor da iniciativa empresarial no nosso país aconteceu no dia 27 de novembro de 2014, na Alfândega do Porto, no âmbito do programa complementar à Feira do Empreendedor.
A Targetalent foca-se no desenvolvimento de testes de diagnóstico que utilizam as células como meio biológico, mais concretamente uma tecnologia diferenciada de interface bio digital, que permite o diagnóstico rápido e em qualquer parte do mundo. A inovadora solução Blue Stain (com patente já registada) é um kit de diagnóstico de cancro, que possibilita a colheita de células do corpo humano e a sua análise imediata, através do referido interface digital. Quer isto dizer que, através deste kit, é possível diagnosticar a doença durante uma consulta médica.
A solução direciona-se, sobretudo, para o diagnóstico do cancro oral, uma doença que regista 540 mil novos casos por ano, com uma taxa de mortalidade de 80% (seis em cada 10 pacientes morrem nos cinco anos seguintes ao diagnóstico). Imediato, não invasivo e indolor, o Blue Stain diferencia-se também por ser um recurso médico eficiente, sem qualquer implicação logística, o que, por si só, representa uma redução de custos para hospitais e clínicas médicas.
O plano de negócios da Targetalent especifica um investimento no valor de 200 mil euros, valor já assegurado por dois business angels (Creative Wings, SA e Green Capital, SA). Na verdade, a conquista deste suporte contou também com o envolvimento e apoio da ANJE. A startup, formalmente constituída em 2012, participou, em novembro de 2013, numa sessão de investidores levada a cabo pela associação, durante a 16.ª Feira do Empreendedor. Palco onde Paula de Melo Alves e Fernando Ferreira tiveram a oportunidade de apresentar o conceito perante um painel diversificado de entidades de capital de risco, business angels e venture capital. As provas dadas nos meses seguintes ao pitch acabariam por determinar a concretização do investimento (a 12 meses), em agosto deste ano.
O projeto insere-se no âmbito da saúde, em particular no âmbito dos dispositivos médicos de diagnóstico. O investimento previsto é da ordem dos 230K.
|