Calendário Concursos

a - Abertura
f - Fecho

Lançada primeira bancada interativa na área da saúde

25.02.2014
  • Compete , Incentivos às Empresas
  • I&DT

A aposta em I&D, a vontade de inovar e o apoio do COMPETE garantiram à Laborial o lançamento de produtos inovadores, permitindo suprir lacunas do mercado.

Projeto IntelLab
Projeto IntelLab

Enquadramento

A Laborial é uma empresa líder do mercado que fornece soluções para laboratórios em três áreas essenciais: mobiliário técnico e hottes de química, soluções de engenharia e projetos chave-na-mão e produtos tecnológicos para laboratórios e ambientes controlados.

Com uma estratégia fortemente orientada para os mercados internacionais, a empresa foca os esforços e investimento em Investigação, Desenvolvimento e Inovação (IDI), no desenvolvimento de soluções inovadoras, centradas em dotar uma maior qualidade de vida, saúde e segurança aos utilizadores dos espaços laboratoriais, com o objetivo de criar uma diferenciação positiva no negócio.

A equipa de IDI assume-se como fulcral no negócio, orientando-se em função de novos paradigmas associados aos edifícios e, mais especificamente, aos laboratórios: sustentabilidade, eficiência energética, qualidade do ar interior, conforto, funcionalidade, flexibilidade, segurança e saúde ocupacional.

Financiamento do COMPETE

Foi submetida uma candidatura ao COMPETE (Programa Operacional Factores de Competitividade), no âmbito do Sistema de Incentivos à Investigação e Desenvolvimento Tecnológico designada por “IntelLab- Laboratórios Inteligentes”.
O projeto foi desenvolvido em parceria com a Edigma e a FEUP (Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto), sendo que a Laborial assumiu a figura de promotor líder.
O projeto envolveu um investimento elegível de 957 mil euros, correspondendo a um incentivo FEDER de cerca de 665 mil euros.  

Projeto IntelLab 

Ficha Resumo

Acrónimo:   IntelLab 
Título: Inteligência em Laboratórios
Principais Estratégias: • Alargamento da gama de bens ou serviços
• Aumento da capacidade de produção ou melhoria da prestação do serviço
• Entrada em novos mercados ou aumento da quota de mercado
Áreas Tecnológicas: • Eletrónica e Instrumentação
• Automação e Robótica
• Tecnologias da Informação e Telecomunicações (TIC)  

Síntese

O projeto iniciou em junho de 2010 e terminou em dezembro de 2012, atingindo os objetivos propostos, designadamente:

  • Implementar uma abordagem mais abrangente e integrada das soluções de inteligência em laboratórios.
  • Desenvolver uma plataforma de monitorização e controlo integrada que permita reunir a informação de todos os sensores distribuídos na instalação laboratorial (energia, ambiental, de segurança, de processo), bem como dos elementos de atuação (válvulas, motores, alimentação elétrica, etc.) e as interfaces com o utilizador (monitores do tipo - touch screen - interativos).
  • Executar novas soluções complementares às que a Laborial atualmente disponibiliza nesta área e afins.
  • Intensificar e diversificar o volume de negócio nos mercados externos. 

Da implementação do projeto resultaram os seguintes produtos:

  • o sistema de monitorização para laboratórios Advanlab;
  • a bancada interativa Blautouch, que está em processo de obtenção de patente.

O conceito de laboratórios inteligentes idealizado pela Laborial cruza-se com as novas tendências da tecnologia, tais como, “a internet das coisas”, a computação ubíqua, as redes de sensores e o acesso à informação em qualquer parte do mundo.

Descrição do Projeto

No projeto IntelLab foram criados dois conceitos:

  1. Integrar todas as infraestruturas e sistemas do laboratório numa solução global, de gestão da informação, monitorização de dados e controlo, podendo esta ser realizada na bancada, na direção central ou de forma remota. Estas soluções devem ser amigáveis e intuitivas para os utilizadores laboratoriais poderem facilmente operar sem recurso a pesados sistemas de programação – Advanlab.
  2. Partir da bancada de laboratório como base elementar do sistema, dotando-o de capacidade digital integrada – Blautouch.

Os produtos

- Advanlab

O Advanlab é um sistema de monitorização e controlo que permite uma gestão integrada de diversas variáveis fundamentais para o bom funcionamento e segurança nos laboratórios. O produto é o primeiro sistema de monitorização e controlo para laboratórios que integra parâmetros operacionais, segurança, eficiência energética, qualidade do ar interior, balanceamento de caudais de ar e manutenção dos equipamentos. Apesar de já haver sistemas individualmente criados para cada uma das valências, nenhum tem a capacidade integradora do Advanlab, possibilitando que laboratórios de grande dimensão utilizem um só sistema de monitorização e controlo, tal como comunica o descritivo “One Lab, One System”.

O sistema é constituído por dois componentes:

  • Hardware - constituído por uma rede de módulos de aquisição e controlo (Transcetores) e por um elemento central que reúne todos os dados recolhidos (Gateway) e que os envia para um servidor por uma rede de comunicação ModBus.
  • Software - desenvolvido um sistema que opera sobre uma plataforma SCADA e que permite ao utilizador visualizar os dados recolhidos pelo hardware, bem como controlar o sistema através de diferentes dispositivos: PC, telemóvel, SmartPhone e superfícies interativas como a Blautouch.

A marca Advanlab está registada desde 2012.

- Blautouch

A Blautouch é a primeira bancada interativa especificamente desenvolvida para áreas onde a contaminação é crítica, tais como laboratórios, salas limpas e espaços da saúde. É um produto único no mundo com uma tecnologia ultra-limpa integrada na bancada, que permite eliminar zonas de potencial contaminação, garantindo ainda uma elevada resistência química, mecânica e térmica.

O produto consiste numa superfície de trabalho de vidro com uma área interativa, que funciona através de um sistema de deteção de toque e que permite um acesso fácil a um dispositivo computacional. Este dispositivo encontra-se integrado na bancada encerrado num invólucro estanque, potencializando a remoção de fontes de contaminação das áreas de trabalho, incluindo teclados, ratos e computadores, bem como a remoção de registos em papel e diários de bordo, contribuindo também para uma grande economia de espaço.

A superfície de vidro temperado contínuo e liso permite também a sua fácil limpeza e desinfeção, reduzindo significativamente o risco de contaminação radioativa, biológica e química. O sistema de toque capacitivo permite o uso tanto com os dedos, luvas ou caneta capacitiva, o que permite manter as luvas durante a introdução de dados. O sistema também é imune aos objetos não–condutores, tais como, acessórios de vidro, o que permite o uso de acessórios em cima da bancada durante o acesso a recursos de computador.

A superfície interativa Blautouch encontra-se numa fase avançada no processo de obtenção de patente internacional.

Resultados

Esta família de produtos é atualmente uma importante força na abordagem de mercados internacionais mais avançados, contribuindo para um posicionamento mais elevado na capacidade tecnológica da Laborial.

A Blautouch veio possibilitar a utilização de dispositivos computacionais inseridos em bancadas e, simultaneamente, a utilização destes dispositivos em espaços críticos, onde estavam impedidos de ser utilizados.

O Advanlab possibilita melhorias substanciais aos diversos níveis de controlo e monitorização do ambiente laboratorial e espaços críticos, com integração total, incluindo fácil comunicação com sistemas existentes e controlo remoto global.

Prémios

Desde o seu lançamento a Blautouch tem sido aclamada por vários especialistas e utilizadores, tendo sido também objeto de várias publicações em revistas da especialidade e galardoada com dois prémios em 2013, o “ContaminExpo Innovation Award” e o “Cleanroom Award”, ambos prémios de inovação no segmento das salas limpas.

A gama Intellab constitui um novo paradigma de desenvolvimento no segmento de mercado em que a Laborial opera e serve de força motriz a desenvolvimentos futuros no âmbito dos laboratórios inteligentes, extremamente importantes para o crescimento contínuo da empresa.

Conclusão

O projeto IntelLab pretende dar início a uma nova linha de bancadas e equipamentos laboratoriais inovadores.

Apesar de direcionado a um nicho de mercado, a experiência e o contacto com os clientes revelaram uma lacuna no mercado atual de fornecedores de materiais e equipamentos de laboratório.

Devido às rigorosas condições de segurança e/ou aos processos bastante minuciosos, os investigadores que trabalham em laboratório sentem, cada vez mais, necessidade de monitorizar as suas experiências, controlar os parâmetros ambientais dentro das salas em que se realizam as experiências e até verificar os consumos energéticos.

Até então, quando existia necessidade de recorrer a ferramentas de monitorização, os técnicos de laboratório adquiriam essas soluções a empresas especializadas.

Um dos problemas que se colocava é a dificuldade técnica de integração de sistemas provenientes de vários fabricantes, desenvolvidos com objetivos e suportes tecnológicos diferentes. A ausência de homogeneidade entre soluções traduzia-se na ausência de robustez e compatibilidade, tornando as soluções de monitorização e controlo inutilizáveis.

Face ao exposto, o IntelLab desenvolveu um sistema de monitorização, controlo e gestão com aplicação laboratorial que permite monitorizar e controlar diversos parâmetros inerentes á atividade de um laboratório de forma integrada, gerando um sistema em que todos os circuitos são geridos e controlados inteligentemente por um software, possibilitando uma interação local ou remota e o acesso às funções e configurações do sistema - laboratório inteligente.

Esta solução tem a flexibilidade de poder ser uma aplicação global e abrangente a todo o laboratório - permitindo um controlo global ou parcial do laboratório - ou restringir-se a uma bancada inteligente, o que só por si já constitui uma inovação significativa face ao estado da arte atual.

O sistema pode ser controlado por uma interface do tipo "touch screen", agradável, versátil e adaptada às necessidades específicas do laboratório e sobretudo, respeitando os elevados padrões de exigência associados à monitorização e controlo de parâmetros vitais num laboratório de investigação. A interface com o utilizador será construída em materiais apropriados para ambientes laboratoriais com elevada resistência química e biológica, além de que são perfeitamente adaptados às estritas normas de higiene e segurança.

A partir da interface, o técnico/investigador pode monitorizar e controlar variáveis ambientais como, qualidade do ar, humidade, temperatura, luminosidade, entre outros.

Adicionalmente, a monitorização da bancada permite ainda a interação com diversos sistemas automatizados do laboratório, bem como o controlo e monitorização dos equipamentos de laboratórios e sensores instalados. Com este sistema é possível ligar e desligar a climatização, água, gás, iluminação ou equipamentos, selecionar a temperatura desejada, receber alarmes de intrusão, incêndio, fugas de gás, falha de energia entre outros. Este controlo pode ser feito por um telefone ou computador, local ou remotamente.

O projeto integra assim dois grandes conceitos tecnológicos, a monitorização/controlo industrial e a domótica, nunca antes aplicada desta forma a ambientes laboratoriais.

Este sistema altera o conceito do espaço laboratorial tornando-o como um espaço inteligente que permite a quem nele trabalha e opera usufruir de uma vasta gama de aplicações e serviços, tais como segurança, comunicação, conforto, e eficiência energética.

Variáveis

• Segurança

De modo a oferecer aos utilizadores de um laboratório o máximo grau de segurança, os sistemas de controlo devem ser capazes de reagir rápida e eficazmente em situações críticas, quer alguém esteja nas instalações ou não.

Sendo a segurança contra intrusão, como também a segurança técnica (sistemas contra incêndio, inundação, gases tóxicos) parte integrante de todo o sistema, esta interage com todas as restantes áreas de gestão do laboratório.

Este sistema permite implementar sistemas de acesso e de dados, senhas de proteção para evitar acessos indesejáveis, gerar alarmes e definir pontos mínimos e máximos para disparo de alarmes.

• Conforto

As exigências são cada vez maiores no que concerne à ergonomia, conforto e condições de trabalho que obrigam à convergência de todas as aplicações e serviços tradicionalmente independentes. As modernas instalações, controladas e operadas de uma forma simples e confortável, tornam o trabalho mais fácil e uma monitorização remota. A automação do laboratório em conjunto com a internet vem permitir a possibilidade de acesso remoto ao seu controlo, proporcionando enormes benefícios aos seus utilizadores, melhorando a qualidade de trabalho através da automação das rotinas, tornando-as mais práticas, seguras e confortáveis.

• Energia/Eficiência/Economia

A sensibilização em relação ao meio ambiente e o aumento do custo com a energia exigem que o laboratório ofereça soluções inteligentes que permitam um uso eficiente e racional da energia. Ao permitir a monitorização e o controlo da energia, este sistema possibilita um melhor aproveitamento dos períodos energéticos, bem como a desativação automática de sistemas que não estejam a ser utilizados.

• Comunicação

A disponibilização da informação do laboratório na internet permite o seu acesso em qualquer momento e em qualquer ponto do globo, com grande flexibilidade e mobilidade. Assim será possível ao operador conhecer o estado do laboratório, acompanhar o que se está a passar através de câmaras de vídeo, bem como enviar certas ordens e comunicar para qualquer local ou equipamento de um laboratório. O sistema disporá ainda da possibilidade de envio de mensagens de alarme via SMS informando o responsável de eventuais anomalias. Permite ainda a colaboração entre especialistas a partir de diferentes locais e a utilização do laboratório à distância.

O IntelLab integra uma abordagem inovadora, quer a nível nacional, quer internacional, o que permitirá o desenvolvimento de novos produtos e mercados.

Para conhecer mais projetos apoiados pelo COMPETE no âmbito do Sistema de Incentivos à I&DT, consulte o menu "Áreas/Incentivos às Empresas/I&DT/Projetos que Apoiamos".
 
Por: Cátia Silva Pinto | Núcleo de Imagem e Comunicação

Este artigo foi escrito ao abrigo do novo acordo ortográfico.

 projeto IntelLab