Um concurso destinado a promover o aparecimento de ideias inovadoras, com a utilização de pedra natural, foi lançado para apoiar o desenvolvimento das empresas e a melhoria dos espaços públicos e privados, revelaram hoje os promotores.
Promovido pela Associação Portuguesa dos Industriais de Mármores, Granitos e Ramos Afins (Assimagra), o primeiro "Concurso de Ideias Criativas - Ideias de Pedra", que decorre até ao dia 15 de dezembro, pretende contribuir para a criação de ideias inovadoras de projeto, produto ou serviço, utilizando a pedra natural.
O concurso está aberto a jovens até aos 30 anos e a estudantes do ensino superior, nomeadamente das áreas de arquitetura, design, engenharia e gestão.
Os participantes podem inscrever-se individualmente ou em equipas até quatro elementos.
A iniciativa, segundo os promotores, pretende "mobilizar novos empreendedores, sobretudo jovens que emergem de dentro das empresas e do sistema universitário".
Criar ideias inovadoras de empreendedorismo, que contribuam para aumentar o valor acrescentado dos negócios do setor, assim como envolver empresas, autarquias e universidades no processo criativo e de inovação empresarial, constituem outros objetivos do concurso.
Este concurso de ideias decorre no âmbito do projeto "Stone Edge", inserido no Sistema de Incentivo a Ações Coletivas (SIAC), do Programa Operacional Fatores de Competitividade - COMPETE, integrado no Quadro de Referência Estratégico Nacional (QREN).
O concurso conta com o apoio do Centro Tecnológico da Pedra Natural de Portugal e da Associação Valorpedra, ambos com sede em Borba, no Alentejo.
Fonte: Lusa