Calendário Concursos

a - Abertura
f - Fecho

Lançado novo serviço no mercado: ProFIT – Prospecção de Oportunidades de Negócio com Financiamentos Internacionais Multilaterais

25.11.2014
  • Compete
  • Acções Colectivas

Implementar uma estratégia de eficiência coletiva das PME portuguesas no processo de integração no mercado dos projetos das instituições financeiras internacionais, de forma a aumentar a participação em consórcios e as valências e capacidades é o principal objetivo do projeto “Global PME” apoiado pelo COMPETE.

Projeto Global PME
Projeto Global PME
Síntese

O projeto Global PME visa criar e estruturar um novo serviço a ser disponibilizado no mercado, materializado na criação de uma Unidade Funcional na Associação Nacional das Empresas Metalúrgicas e Electromecânicas (ANEME) e na Associação Industrial do Distrito de Aveiro (AIDA), designada de ProFIT – Prospecção de Oportunidades de Negócio com Financiamentos Internacionais Multilaterais.

Através desta iniciativa pioneira em Portugal, pretendemos implementar um processo coletivo de integração e participação das empresas portuguesas na dinâmica dos concursos internacionais e na montagem de consórcios internacionais para apresentação de propostas a concursos internacionais (Procurement Internacional).

 

Procurement Internacional + Base de dados de Empresas nacionais e Internacionais + Promoção de Consórcios em Concursos Internacionais   =  Novo Serviço a ser Disponibilizado 

Projeto | Global PME

 

1. Âmbito

O Global PME é um projeto promovido em parceria entre a AIDA – Associação industrial do Distrito de Aveiro e a ANEME - Associação Nacional das Empresas Metalúrgicas e Eletromecânicas, com o propósito de prestar apoio ao processo de integração das empresas portuguesas no mercado dos concursos públicos internacionais de fornecimento de bens e serviços, integrados nos projetos dos governos dos Países em Vias de Desenvolvimento (PVD), financiados pelas Instituições Financeiras Internacionais (IFI) que apoiam o desenvolvimento económico nestes países.

O projeto visa desenvolver um processo que estimulará o fortalecimento de uma estratégia de eficiência coletiva das PME portuguesas no processo de integração no mercado dos projetos das instituições financeiras internacionais e interação com outras empresas internacionais, participando em consórcios e aumentando as valências e capacidades de participação em projetos que isoladamente não teriam possibilidades.

 

2. Objetivos

Os objetivos estratégicos deste projeto são:

  • Criação de uma área de intervenção promovida pela ANEME e AIDA junto das empresas Portuguesas, para as apoiar a participar nos concursos públicos internacionais;
  • Promover a ligação das empresas PME portuguesas com as empresas estrangeiras que igualmente se interessam por este tipo de atividade de prospetar oportunidades de negócios via concursos públicos internacionais, realizando parcerias e constituindo consórcios para aumentar a massa crítica para se apresentar à realização dos projetos nos PVD (Países em Vias de Desenvolvimento);
  • Levar as empresas PME portuguesas a entrar e aumentar a penetração em mercados não tradicionais, nomeadamente em Africa, Asia e América Latina.

 

Este projeto tem tido a participação de um conjunto alargado de empresas industriais que pretendem – via concursos internacionais – abordar novos mercados.

Pensamos que o projeto – Global PME – criará sinergias com um outro projeto aprovado pelo COMPETE, - o SIGAME – também a ser desenvolvido em parceria pela ANEME e AIDA.

 

A parceria do COMPETE, no projeto GLOBAL PME, constitui uma forma de potenciar as atividades associativas no apoio às empresas industriais, contribuindo de uma forma estruturada e articulada para uma melhor inserção das empresas portuguesas nos mercados internacionais, procurando, também, o desenvolvimento de parcerias e acções de cooperação empresarial, na tentativa de criar “massa crítica acrescida” para que as empresas possam concorrer, com sucesso, aos concursos internacionais.

 

3. Resultados

Quanto ao projeto em si há que salientar:

  • A criação de um novo serviço, designado por “ProFIT – Prospecção de Oportunidades de Negócio com Financiamentos Internacionais Multilaterais”;
    • A elaboração de uma Base de Dados das Instituições Financeiras Internacionais de apoio ao Desenvolvimento dos PVD, sendo que, desse estudo resultou a seleção e subscrição de duas plataformas de identificação de Oportunidades de Negócio Internacionais, são elas a Devex e a Development Business. Simultaneamente, tem sido feito o acompanhamento a outros sites de procurement internacional, tais como a UN Procurement Division, bem como a Millennium Challenge Corporation;
    • A realização, no dia 29 de Janeiro de 2014, em Lisboa, do Seminário Inicial de Promoção, Divulgação e Angariação de Empresas Piloto, com o título “Acesso das PME ao mercado das Multilaterais Financeiras" que contou com a presença da AICEP e do COMPETE;
    • O Workshop, que decorreu no dia 2 de Outubro, em Aveiro, subordinado ao tema "Factores Críticos de Competitividade Empresarial";
    • A atividade de divulgação e promoção do ProFIT continua a decorrer, sendo que até ao presente contamos com a adesão de 46 empresas;
    • Simultaneamente tem vindo a ser realizado o levantamento e divulgação de informação pertinente para as empresas, sobre oportunidades de negócio reais ou potenciais relacionadas com concursos internacionais abertos ou em programação.
    • De referir que, até à data, foram identificadas e divulgadas 70 oportunidades comerciais.

 

4. Apoio do COMPETE

4.1. Sistema de Apoio a Acções Colectivas

Promovido em parceria entre a AIDA (Associação industrial do Distrito de Aveiro) e a ANEME (Associação Nacional das Empresas Metalúrgicas e Eletromecânicas), o projeto “GLOBAL PME” foi cofinanciado pelo COMPETE – Programa Operacional Factores de Competitividade.

Inserido no Sistema de Apoio a Acções Colectivas (SIAC), o projeto envolve um investimento elegível de cerca de 503.678 euros, correspondendo a um incentivo FEDER de cerca de 352.574 mil euros.

 

4.2. Testemunhos

> Carla Gaspar | Administradora da CARLDORA, Cofragens, Andaimes e Escoramentos, S.A.

“A CARLDORA, através do Projeto GLOBAL PME, tem acompanhado o lançamento dos grandes projetos de construção que estão a ser desenvolvidos no Mundo Global.

A informação atualizada e on-time e o apoio no acesso a estes grandes novos desafios, são no nosso entender, a grande mais-valia proporcionada por este projeto que se deverá manter e desenvolver cada vez mais”.

> João Reis | Vice-Presidente Executivo da ANEME

“O Projeto GLOBAL PME – Apoio à inserção de empresas portuguesas em concursos e consórcios internacionais, tem constituído um êxito junto das empresas aderentes, já que permitiu, desde logo, não só o contacto com grandes e médios projetos industriais que irão ser desenvolvidos - , através de uma informação atualizada e sintetizada - mas também como elemento potenciador, num futuro próximo, da criação de sinergias empresariais através da formação de consórcios.

O desenvolvimento futuro deste projeto no âmbito do Horizonte 2020, é um desejo da ANEME e AIDA bem como das empresas que aderiram ao Projeto".

 

Para conhecer outros projetos apoiados pelo COMPETE no âmbito do SIAC - Sistema de Apoio a Acções Colectivas, consulte o menu Áreas/Os Projetos em que Apostamos.
Este artigo foi escrito ao abrigo do novo acordo ortográfico.
Por: Cátia Silva Pinto | Núcleo de Comunicação e Imagem 

Para conhecer outros projetos apoiados pelo COMPETE no âmbito do SIAC - Sistema de Apoio a Acções Colectivas, consulte o menu Áreas/Os Projetos em que Apostamos.

Este artigo foi escrito ao abrigo do novo acordo ortográfico.                                                                   

Por: Cátia Silva Pinto | Núcleo de Comunicação e Imagem