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Liderar com responsabilidade: projeto promove competitividade e sustentabilidade das empresas

24.06.2014
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No âmbito do projeto ACONTESER, a ACEGE elegeu três eixos que respondem a preocupações concretas das PME e que remetem para três compromissos que os líderes empresariais devem assumir: pagar a horas aos fornecedores, ter em especial atenção o projeto de vida dos colaboradores e promover as condições necessárias ao equilíbrio entre vida profissional e familiar.

âmbito do projeto ACONTESER, a ACEGE elegeu três eixos que respondem a preocupações concretas das PME e que remetem para três compromissos que os líderes empresariais devem assumir: pagar a horas aos fornecedores, ter em especial atenção o projectão de vida dos colaboradores e promover as condições necessárias ao equilíbrio entre vida profissional e familiar.
Projeto: AconteSer: Liderar com responsabilidade
1. Síntese
A ACEGE (Associação Cristã de Empresários e Gestores) implementou projeto que visou potenciar a ação dos líderes empresariais no sentido de alterar padrões de comportamento que põem em causa a competitividade da economia portuguesa e a sustentabilidade das empresas. Um programa que se impõe na atual situação socioeconómica uma vez que as empresas se movem em novos paradigmas de mercado, com um enorme grau de imprevisibilidade.
O projeto AconteSer foi lançado em Novembro de 2011 com o objetivo de ajudar a combater a falta de competitividade das PME portuguesas através da partilha de boas práticas que possam promover lideranças socialmente responsáveis em três áreas de atividade:
1. Pagamento pontual a fornecedores. 
2. Conciliação Família e Trabalho. 
3. Desenvolvimento de colaboradores.
Na sequência da adesão registada no seu primeiro ano de atividade, cerca de 1.000 líderes, a ACEGE entendeu que devia dar continuidade ao projeto e à dinamização de uma rede de PME capaz de promover boas-práticas e uma gestão responsável. 
Na verdade, o ambiente de crise e de austeridade do país, tornava ainda mais imperioso este apelo à responsabilidade individual daqueles que lideram as empresas, porque é a partir da sua ação que as empresas se transformam e podem assumir o seu papel no crescimento da economia e na renovação da realidade nacional.
Uma tarefa difícil, na medida em que implicava conseguir a adesão pessoal de líderes empresariais totalmente absorvidos com a “luta pela sobrevivência da empresa” e que, perante o afundar progressivo da realidade económica nacional, se viram obrigados a procurar mercados externos e a assumir enormes riscos.
No entanto o projeto registou excelentes resultados nas suas três grandes áreas de intervenção: compromisso pagamento pontual, desenvolvimento de colaboradores e conciliação família e trabalho, tendo alcançado a maior parte dos seus objetivos.
Graças ao sucesso dos resultados alcançados foi possível garantir a continuidade do programa até junho de 2015.
2. Apoio do COMPETE
Enquadramento
Promovido pela ACEGE (Associação Cristã de Empresários e Gestores), o projeto “AconteSer: Liderar com responsabilidade” foi apoiado pelo COMPETE – Programa Operacional Fatores de Competitividade, no âmbito do SIAC – Sistema de Apoio a Ações Coletivas.
Testemunhos 
Do Promotor | António Pinto Leite, Presidente da ACEGE
“É necessário provocar “um tsunami de responsabilidade social nas empresas. Façamos ‘AconteSER’, promovendo mais lideranças responsáveis capazes de aumentar a competitividade das empresas e o desenvolvimento económico de Portugal. 
Um ano passado e com as empresas portuguesas (e o país) a sofrer verdadeiros terramotos nas suas estruturas, torna-se ainda mais imperioso “apelar à responsabilidade individual daqueles que lideram as empresas na nossa economia, porque acreditamos que é a partir deles que as empresas se transformam”.
Consulte o link para mais detalhes sobre o testemunho: http://www.ver.pt/conteudos/verArtigo.aspx?id=1542&a=
De parceiros 
“O programa AconteSER tem que continuar a ACONTECER, em especial neste momento difícil que a economia atravessa” – António saraiva, CIP 
“Precisamos de empresários também mais responsáveis e mais conscientes do papel social da empresa” – Luís Filipe Costa, IAPMEI
“Estando Portugal a viver o final de uma era, com mudanças muito complexas e geradoras de “angústia e stress, a par de uma dificuldade acrescida em saber como nos vamos adaptar a estes novos tempos, é possível fazer milhares de coisas, por pequenas que sejam, pelas pessoas, famílias e empresas”. - João Almeida Lopes, APIFARMA
Consulte o link para mais detalhes sobre o testemunho: http://www.ver.pt/conteudos/verArtigo.aspx?id=1541&a=
Financiamento
O projeto “AconteSer” envolveu, na 1.ª edição, um investimento elegível no valor de 433 mil euros, a que correspondeu um incentivo FEDER de 303 mil euros. Na 2.ª edição envolveu um investimento elegível no valor de cerca de 280 mil euros, a que correspondeu um incentivo FEDER de cerca de 224 mil euros 
3. Descrição do Projeto AconteSer
3.1 Âmbito
Lançado em Novembro de 2011, o projeto AconteSer pretende ajudar a combater a falta de competitividade das micro, pequenas e médias empresas, através da partilha de boas práticas que potenciem a ação empresarial. 
3.2 Parceiros
Liderado pela ACEGE, em parceria com a CIP, IAPMEI, APIFARMA e, mais recentemente, com a CGD, o programa conta ainda com o apoio do COMPETE – Programa Operacional Factores de Competitividade.
3.3 Objetivo
O projeto tem como principal objetivo a promoção de lideranças socialmente responsáveis.
3.4 Valores
Os três compromissos fundamentais do Programa AconteSER - pagar a horas aos fornecedores, ter em especial atenção o projeto de vida dos colaboradores e promover as condições necessárias para o equilíbrio entre vida profissional e familiar 
3.5 Atividades 
 Compromisso pagamento pontual a fornecedores
Manteve-se o compromisso público de pagamentos pontuais para as empresas, embora devido à degradação do ambiente económico e às sérias dificuldades das empresas houvesse necessidade de descobrir novas formas de aliviar a tesouraria das PME para garantir o cumprimento das suas obrigações perante fornecedores. 
Conclui-se, também, que não se devia apelar apenas ao “voluntarismo”, forçando demasiado a proposta feita aos líderes empresariais, mas procurar mecanismos que dessem força de atuação, que alavancassem os esforços feitos e o programa em execução.
Nesse sentido no âmbito da elaboração do novo estudo do Augusto Mateus & Associados procurou-se identificar mecanismos que permitissem reduzir a pressão sobre a tesouraria, criando melhores condições para o cumprimento dos prazos de pagamentos e para honrar os compromissos assumidos. Uma análise de que resultaram as seguintes conclusões:
o Reconfirmou-se a importância de aproveitar o momento e a força da directiva comunitária sobre pagamentos a fornecedores que estava em processo de transposição para o direito português e que foi transporta em Julho de 2013. 
o Constatou-se que o pagamento do IVA com recibo era uma questão importante, tal como a questão dos créditos fiscais ou o reembolso do IVA às empresas exportadoras, para possibilitar às empresas um alívio de tesouraria.
o Reforçaram-se os contactos com o IAPMEI para a introdução de um critério sob pagamentos pontuais obrigatório para as PME Líder e Excelência, garantindo assim a adesão de um conjunto amplo de empresas (uma das metas deste programa).
Decidiu-se potenciar o apoio/pressão a essas medidas e preparar o momento da sua concretização para então regressar à dinâmica em torno dos pagamentos pontuais. Foi desenvolvida uma estratégia junto do governo com diversas reuniões com os gabinetes e secretário de estado dos assuntos fiscais, secretária de estado do tesouro e ministério da economia, IAPMEI, CIP e associações empresariais. 
Com a aprovação, em Maio de 2013, do regime do IVA com recibo (para empresas com faturação até 500.000€) e com a transposição da diretiva comunitária sobre pagamentos pontuais - que define o pagamento até 60 dias para os fornecedores de empresas privadas, e entre 30 e 60 dias aos fornecedores do estado e empresas públicas – desenvolve-se uma campanha sobre pagamentos pontuais que envolveu:
a. Apresentação pública do Estudo realizado com o Prof. Augusto Mateus sobre o tema dos pagamentos e financiamentos de PME;
b. Tomada de posição sobre pagamentos pontuais a 30 de Outubro envolvendo as principais associações empresariais, ordens profissionais e mais de 100 empresas subscritoras;
c. Participação em programas de rádio (fórum tsf e entrevista RR), televisão e imprensa escrita.
d. Campanha no facebook https://www.facebook.com/Liderarcomresponsabilidade com uma adesão de 11.200 pessoas
A campanha culminou com o anúncio pelo IAPMEI, dia 6 de Fevereiro de 2014, da entrada do critério de pagamentos pontuais na atribuição das PME excelência, conseguindo assim que o pagamento pontual passe a não ser apenas uma obrigação legal, mas um factor de reconhecimento para os apoios do estado e para melhores condições de financiamento bancário.
Paralelamente foram realizadas mais de 20 sessões de divulgação e apresentação do compromisso de pagamentos pontuais, onde se procurou: 
e. Abordar a questão do financiamento de PME.
f. Alertar para a gravidade do atraso dos pagamentos.
g. Operacionalizar procedimentos concretos para diminuir os prazos de recebimento e minorar o risco de não recebimento.
h. Implementar boas-práticas de gestão da tesouraria e propostas para situações de rutura de tesouraria.
i. Potenciar a atuação de cada empresário enquanto cliente dos seus fornecedores.
Compromisso família e trabalho
No âmbito do eixo conciliação de vida profissional e pessoal procurámos sensibilizar e demonstrar aos líderes das PME as vantagens da conciliação, a tomada de consciência do muito que já realizam e do que podem fazer neste âmbito. Procurou-se, igualmente, ganhar maior argumentação sobre o impacto da não conciliação para o desenvolvimento da empresa. 
Neste eixo as metas definidas foram cumpridas, nomeadamente:
j. Realização do estudo “Compromisso profissional e Conciliação em Portugal”, analisando o grau de compromisso dos colaboradores perante medidas de conciliação. 
Um estudo qualitativo e quantitativo que fundamenta a implementação na empresa de boas-práticas nesta área, com impacto para os colaboradores e para o desenvolvimento da empresa. 
O estudo mostra que 46% dos empregados portugueses encontram-se em níveis neutros, baixos e muito baixos de compromisso com a sua entidade. E onde 87% dos empresários e/ou gestores afirmam que existe uma relação direta entre a conciliação e um maior compromisso. 
k. Realização de 11 workshops de sensibilização para o tema, com a apresentação de boas-práticas e processos para as PME melhorarem, ou tomarem consciência, da necessidade da conciliação família e trabalho para o sucesso da empresa e o desenvolvimento dos seus colaboradores.
Ao longo dos workshops procurou-se sensibilizar para esta questão, com números concretos, valorizando tudo aquilo que as PME já realizam no apoio às famílias, muitas vezes sem se aperceberem, e propondo medidas para a empresa sistematizar o que já faz e procurar novas soluções para as situações de conflito família-empresa.
Kit AconteSer e seminários
Foram produzidos mais de 1.500 unidades do Kit AconteSER, imagem de marca deste programa e um instrumento essencial para a unidade de todo o projecto e poderoso meio de ajuda à implementação de medidas concretas de liderança responsável nas PME. Estes kits funcionam como a porta de entrada dos líderes na rede.
As 21 novas boas-práticas produzidas de liderança responsável que se juntam às 14 já existentes no kit, reforçaram as propostas de boas-prática a serem seguidas pelos líderes. 
Foram realizadas 86 seminários de boas práticas / sessões de apresentação do kit, com mais de 1.500 participantes, tendo os seminários abordado os seguintes temas:
- O amor como critério de gestão - António Pinto Leite
- Liderança (feedback, motivação e delegação) - João Pargana
- Reposicionamento estratégico - João Pedro Tavares
- Gestão de projetos - Peter Baliko
- Gestão de RH num tempo de incerteza - Maria Manuel Seabra da Costa
- Os clientes lembram-se de si - Ana Penim
- A doutrina económica e a responsabilidade do líder empresarial, pelo Professor João Luis César das Neves.
3.6 Resultados
Indicador Número
Empresas PME alvo projeto 1.395
Pessoas participantes 1.518
Seminários / sessões do projeto 86
Estudos desenvolvidos pelo projeto 2 + 21
4. Links
Site: http://www.acege.pt/index.aspx
Facebook: https://www.facebook.com/Liderarcomresponsabilidade?fref=ts
Youtube: 
Vimeo:
Kit AconteSer - Boas práticas para uma liderança responsável
http://www.ver.pt/conteudos/verArtigo.aspx?id=1299&a=
Filme institucional de apresentação do programa, com testemunhos dos parceiros - http://vimeo.com/31261775
Liderar com Responsabilidade | Rui Nabeiro  - <iframe width="560" height="315" src="//www.youtube.com/embed/aIvWHI_GrgU" frameborder="0" allowfullscreen></iframe>


Projeto: AconteSer: Liderar com responsabilidade

1. Síntese

A ACEGE (Associação Cristã de Empresários e Gestores) implementou projeto que visou potenciar a ação dos líderes empresariais no sentido de alterar padrões de comportamento que põem em causa a competitividade da economia portuguesa e a sustentabilidade das empresas. Um programa que se impõe na atual situação socioeconómica uma vez que as empresas se movem em novos paradigmas de mercado, com um enorme grau de imprevisibilidade.

O projeto AconteSer foi lançado em novembro de 2011 com o objetivo de ajudar a combater a falta de competitividade das PME portuguesas através da partilha de boas práticas que possam promover lideranças socialmente responsáveis em três áreas de atividade:

1.    Pagamento pontual a fornecedores.
2.    Conciliação Família e Trabalho.
3.    Desenvolvimento de colaboradores.

Na sequência da adesão registada no seu primeiro ano de atividade, cerca de 1.000 líderes, a ACEGE entendeu que devia dar continuidade ao projeto e à dinamização de uma rede de PME capaz de promover boas-práticas e uma gestão responsável.

Na verdade, o ambiente de crise e de austeridade do país, tornava ainda mais imperioso este apelo à responsabilidade individual daqueles que lideram as empresas, porque é a partir da sua ação que as empresas se transformam e podem assumir o seu papel no crescimento da economia e na renovação da realidade nacional.

Uma tarefa difícil, na medida em que implicava conseguir a adesão pessoal de líderes empresariais totalmente absorvidos com a “luta pela sobrevivência da empresa” e que, perante o afundar progressivo da realidade económica nacional, se viram obrigados a procurar mercados externos e a assumir enormes riscos.
No entanto o projeto registou excelentes resultados nas suas três grandes áreas de intervenção: compromisso pagamento pontual, desenvolvimento de colaboradores e conciliação família e trabalho, tendo alcançado a maior parte dos seus objetivos.

Graças ao sucesso dos resultados alcançados foi possível garantir a continuidade do programa até junho de 2015.

 

2. Apoio do COMPETE

2.1 Enquadramento

Promovido pela ACEGE (Associação Cristã de Empresários e Gestores), o projeto “AconteSer: Liderar com responsabilidade” foi apoiado pelo COMPETE – Programa Operacional Fatores de Competitividade, no âmbito do SIAC – Sistema de Apoio a Ações Coletivas.

2.2 Testemunhos

Do Promotor | António Pinto Leite, Presidente da ACEGE

“É necessário provocar um tsunami de responsabilidade social nas empresas. Façamos ‘AconteSER’, promovendo mais lideranças responsáveis capazes de aumentar a competitividade das empresas e o desenvolvimento económico de Portugal. Um ano passado e com as empresas portuguesas (e o país) a sofrer verdadeiros terramotos nas suas estruturas, torna-se ainda mais imperioso “apelar à responsabilidade individual daqueles que lideram as empresas na nossa economia, porque acreditamos que é a partir deles que as empresas se transformam”.

Consulte o link para mais detalhes sobre o testemunho.

De parceiros 

o “O programa AconteSER tem que continuar a ACONTECER, em especial neste momento difícil que a economia atravessa” – António Saraiva, CIP 

o “Precisamos de empresários também mais responsáveis e mais conscientes do papel social da empresa” – Luís Filipe Costa, IAPMEI

o “Estando Portugal a viver o final de uma era, com mudanças muito complexas e geradoras de “angústia e stress, a par de uma dificuldade acrescida em saber como nos vamos adaptar a estes novos tempos, é possível fazer milhares de coisas, por pequenas que sejam, pelas pessoas, famílias e empresas”. - João Almeida Lopes, APIFARMA

Consulte o link para mais detalhes sobre o testemunho


 2.3 Financiamento


O projeto “AconteSer” envolveu, na 1.ª edição, um investimento elegível no valor de 433 mil euros, a que correspondeu um incentivo FEDER de 303 mil euros. Na 2.ª edição envolveu um investimento elegível no valor de cerca de 280 mil euros, a que correspondeu um incentivo FEDER de cerca de 224 mil euros 


3. Descrição do Projeto AconteSer


3.1 Âmbito

Lançado em Novembro de 2011, o projeto AconteSer pretende ajudar a combater a falta de competitividade das micro, pequenas e médias empresas, através da partilha de boas práticas que potenciem a ação empresarial.


3.2 Parceiros

Liderado pela ACEGE, em parceria com a CIP, IAPMEI, APIFARMA e, mais recentemente, com a CGD, o programa conta ainda com o apoio do COMPETE – Programa Operacional Factores de Competitividade.


3.3 Objetivo


O projeto tem como principal objetivo a promoção de lideranças socialmente responsáveis.


3.4 Valores


Os três compromissos fundamentais do Programa AconteSER - pagar a horas aos fornecedores, ter em especial atenção o projeto de vida dos colaboradores e promover as condições necessárias para o equilíbrio entre vida profissional e familiar.


3.5 Atividades

> Compromisso pagamento pontual a fornecedores

Manteve-se o compromisso público de pagamentos pontuais para as empresas, embora devido à degradação do ambiente económico e às sérias dificuldades das empresas houvesse necessidade de descobrir novas formas de aliviar a tesouraria das PME para garantir o cumprimento das suas obrigações perante fornecedores. Conclui-se, também, que não se devia apelar apenas ao “voluntarismo”, forçando demasiado a proposta feita aos líderes empresariais, mas procurar mecanismos que dessem força de atuação, que alavancassem os esforços feitos e o programa em execução.

Nesse sentido no âmbito da elaboração do novo estudo do Augusto Mateus & Associados procurou-se identificar mecanismos que permitissem reduzir a pressão sobre a tesouraria, criando melhores condições para o cumprimento dos prazos de pagamentos e para honrar os compromissos assumidos.

Uma análise de que resultaram as seguintes conclusões:

o  Reconfirmou-se a importância de aproveitar o momento e a força da directiva comunitária sobre pagamentos a fornecedores que estava em processo de transposição para o direito português e que foi transporta em Julho de 2013. 

o Constatou-se que o pagamento do IVA com recibo era uma questão importante, tal como a questão dos créditos fiscais ou o reembolso do IVA às empresas exportadoras, para possibilitar às empresas um alívio de tesouraria.

o Reforçaram-se os contactos com o IAPMEI para a introdução de um critério sob pagamentos pontuais obrigatório para as PME Líder e Excelência, garantindo assim a adesão de um conjunto amplo de empresas (uma das metas deste programa).

Decidiu-se potenciar o apoio/pressão a essas medidas e preparar o momento da sua concretização para então regressar à dinâmica em torno dos pagamentos pontuais. Foi desenvolvida uma estratégia junto do governo com diversas reuniões com os gabinetes e secretário de estado dos assuntos fiscais, secretária de estado do tesouro e ministério da economia, IAPMEI, CIP e associações empresariais.

Com a aprovação, em Maio de 2013, do regime do IVA com recibo (para empresas com faturação até 500.000€) e com a transposição da diretiva comunitária sobre pagamentos pontuais - que define o pagamento até 60 dias para os fornecedores de empresas privadas, e entre 30 e 60 dias aos fornecedores do estado e empresas públicas – desenvolve-se uma campanha sobre pagamentos pontuais que envolveu:


a. Apresentação pública do Estudo realizado com o Prof. Augusto Mateus sobre o tema dos pagamentos e financiamentos de PME;

b. Tomada de posição sobre pagamentos pontuais a 30 de Outubro envolvendo as principais associações empresariais, ordens profissionais e mais de 100 empresas subscritoras;

c. Participação em programas de rádio (fórum tsf e entrevista RR), televisão e imprensa escrita.

d. Campanha no facebook (https://www.facebook.com/Liderarcomresponsabilidade) com uma adesão de 11.200 pessoas.


A campanha culminou com o anúncio pelo IAPMEI, dia 6 de Fevereiro de 2014, da entrada do critério de pagamentos pontuais na atribuição das PME excelência, conseguindo assim que o pagamento pontual passe a não ser apenas uma obrigação legal, mas um factor de reconhecimento para os apoios do estado e para melhores condições de financiamento bancário.

Paralelamente foram realizadas mais de 20 sessões de divulgação e apresentação do compromisso de pagamentos pontuais, onde se procurou:

e.  Abordar a questão do financiamento de PME.

f. Alertar para a gravidade do atraso dos pagamentos.

f. Operacionalizar procedimentos concretos para diminuir os prazos de recebimento e minorar o risco de não recebimento.

h. Implementar boas-práticas de gestão da tesouraria e propostas para situações de rutura de tesouraria.

i. Potenciar a atuação de cada empresário enquanto cliente dos seus fornecedores.

> Compromisso família e trabalho

No âmbito do eixo conciliação de vida profissional e pessoal procurámos sensibilizar e demonstrar aos líderes das PME as vantagens da conciliação, a tomada de consciência do muito que já realizam e do que podem fazer neste âmbito. Procurou-se, igualmente, ganhar maior argumentação sobre o impacto da não conciliação para o desenvolvimento da empresa.

Neste eixo as metas definidas foram cumpridas, nomeadamente:

1. Realização do estudo “Compromisso profissional e Conciliação em Portugal”, analisando o grau de compromisso dos colaboradores perante medidas de conciliação. Um estudo qualitativo e quantitativo que fundamenta a implementação na empresa de boas-práticas nesta área, com impacto para os colaboradores e para o desenvolvimento da empresa.
O estudo mostra que 46% dos empregados portugueses encontram-se em níveis neutros, baixos e muito baixos de compromisso com a sua entidade. E onde 87% dos empresários e/ou gestores afirmam que existe uma relação direta entre a conciliação e um maior compromisso.

2. Realização de 11 workshops de sensibilização para o tema, com a apresentação de boas-práticas e processos para as PME melhorarem, ou tomarem consciência, da necessidade da conciliação família e trabalho para o sucesso da empresa e o desenvolvimento dos seus colaboradores.
Ao longo dos workshops procurou-se sensibilizar para esta questão, com números concretos, valorizando tudo aquilo que as PME já realizam no apoio às famílias, muitas vezes sem se aperceberem, e propondo medidas para a empresa sistematizar o que já faz e procurar novas soluções para as situações de conflito família-empresa.

> Kit AconteSer e seminários

Foram produzidos mais de 1.500 unidades do Kit AconteSER, imagem de marca deste programa e um instrumento essencial para a unidade de todo o projeto e poderoso meio de ajuda à implementação de medidas concretas de liderança responsável nas PME. Estes kits funcionam como a porta de entrada dos líderes na rede.

As 21 novas boas-práticas produzidas de liderança responsável que se juntam às 14 já existentes no kit, reforçaram as propostas de boas-prática a serem seguidas pelos líderes.

Foram realizadas 86 seminários de boas práticas/sessões de apresentação do kit, com mais de 1.500 participantes, tendo os seminários abordado os seguintes temas:

> O amor como critério de gestão - António Pinto Leite

> Liderança (feedback, motivação e delegação) - João Pargana

> Reposicionamento estratégico - João Pedro Tavares

> Gestão de projetos - Peter Baliko

> Gestão de RH num tempo de incerteza - Maria Manuel Seabra da Costa

> Os clientes lembram-se de si - Ana Penim

> A doutrina económica e a responsabilidade do líder empresarial, pelo Professor João Luis César das Neves.



3.6 Resultados

 

Indicador  Número
Empresas PME alvo projeto  1.395
Pessoas participantes  1.518
Seminários/sessões do projeto 86
Estudos desenvolvidos pelo projeto  2 + 21


4. Links

> Site da Acege: http://www.acege.pt/index.aspx

> Facebook: https://www.facebook.com/Liderarcomresponsabilidade?fref=ts

> Kit AconteSer - Boas práticas para uma liderança responsável

Por: Cátia Silva Pinto | Núcleo de Comunicação e Imagem

Este artigo foi escrito ao abrigo do novo acordo ortográfico.

Para conhecer outros projetos apoiados pelo COMPETE no âmbito do SIAC - Sistema de Apoio a Acções Colectivas, consulte o menu Áreas/Os Projetos em que Apostamos.