Calendário Concursos

a - Abertura
f - Fecho

Mais de 170 empresas já manifestaram interesse em qualificar os seus produtos com o selo “Portugal Sou Eu”

13.12.2012
  • Incentivos às Empresas
  • Qualificação|Internacionalização PME

Vital para a economia portuguesa, o programa é dirigido a cidadãos, empresas e entidades públicas com o objetivo de valorizar a oferta nacional.

Este programa poderá ter um impacto positivo na balança comercial portuguesa de pelo menos 700 Milhões de Euros por ano, de acordo com estimativas do Gabinete de Estratégia e Estudos do Ministério da Economia e do Emprego.

A face mais visível do “Portugal Sou Eu” é a atribuição de um selo aos produtos com elevada taxa de incorporação nacional, que permite aos consumidores reconhecê-los e, ao comprá-los, contribuir para o fortalecimento do tecido produtivo português.

O “Portugal Sou Eu”, que abrange toda a cadeia de valor desde a produção até à distribuição, visa sensibilizar as grandes e médias empresas, bem como a Administração Pública, para que possam incorporar mais produção nacional na sua cadeia de fornecimento.

O  Programa concentra-se em três eixos de atuação:

  • Eixo I Consumidores – procurando aumentar a visibilidade dos produtos nacionais através de disponibilização de informação rigorosa sobre incorporação nacional, bem como sensibilizá-lo para o contributo que a produção nacional tem ao nível da geração de emprego e dinamização da oferta nacional e retoma do crescimento económico.
  • Eixo II Empresas – procurando consciencializar as empresas para o valor que estão a criar na economia, bem como para o seu papel enquanto consumidoras intermédias de bens e serviços e dinamizadoras das empresas que se encontram na sua cadeia de valor de produção.
  • Eixo III Entidades Públicas -  procurando reforçar o papel das compras públicas enquanto dinamizadoras do tecido empresarial, nomeadamente PME, bem como estimular o sector empresarial do Estado a contribuir para a concretização dos objetivos do programa.

Trata-se de um programa governamental operacionalizado pela AEP, AIP e CAP com o apoio de COMPETE. Até ao momento, mais de 170 empresas já manifestaram interesse em qualificar os seus produtos. Esse processo de qualificação pode ser feito no portal “Portugal Sou Eu” (www.portugalsoueu.pt).

A introdução do selo do “Portugal Sou Eu” em todos os produtos qualificados começará a ocorrer de imediato, prevendo as entidades responsáveis pelo programa a sua aplicação em mais de 3.000 produtos até ao final de 2013.