Calendário Concursos

a - Abertura
f - Fecho

MathIS: Reorientando a matemática para a sociedade da informação

01.04.2015
  • Compete , Incentivos às Empresas
  • I&DT

Apoiado pelo COMPETE, o projeto MathIS visou explorar a dinâmica da resolução algorítmica de problemas e o raciocínio por cálculo. Assim, promoveu o uso efetivo, “industrial” da lógica para a mesa de trabalho do engenheiro que lida com problemas reais complexos. 

Imagem cortesia de stockimages em FreeDigitalPhotos.net
Imagem cortesia de stockimages em FreeDigitalPhotos.net
1. Síntese

No interior das Sociedades da Informação uso efetivo da Matemática tem um enorme potencial económico, na medida em que, como Dijkstra notou, "a high technology so celebrated today is essentially a mathematical technology".

Neste contexto o projeto MathIS visou explorar a dinâmica da resolução algorítmica de problemas e o raciocínio por cálculo. Assim, procurou-se promover o uso efetivo, “industrial” da lógica, através de métodos que escalassem da aula de matemática para a mesa de trabalho do engenheiro que lida com problemas reais muito complexos.

Luís Barbosa, coordenador do projeto MathIS, revela que “o apoio do COMPETE foi essencial para viabilizar este projeto, suportar experiências concretas em escolas e na indústria de software e promover a divulgação dos seus resultados a nível internacional.

Apoiado pelo COMPETE – Programa Operacional Fatores de Competitividade no âmbito do Sistema de Incentivos à Investigação e Desenvolvimento Tecnológico (SI I&DT), o projeto MathIS envolveu um investimento elegível de 54 mil euros, correspondendo a um incentivo FEDER de 46 mil euros.

2. Âmbito

A Sociedade da Informação requer profissionais altamente qualificados que possam conceber sistemas complexos com níveis cada vez maiores de fiabilidade e segurança. Mas requer também do conjunto da sociedade um grau elevado de "fluência matemática", entendendo-se por esta a capacidade de recorrer à linguagem e ao método matemático para modelar problemas e situações e raciocinar produtivamente no interior desses modelos. Tal capacidade e literacia tornou-se um elemento fundamental da cidadania democrática.

De facto, nas Sociedades da Informação o uso efetivo da Matemática tem um enorme potencial económico, na medida em que, como Dijkstra notou, "a high technology so celebrated today is essentially a mathematical technology".

Neste contexto, o projeto MathIS procurou explorar a dinâmica da resolução algorítmica de problemas e o raciocínio por cálculo, tanto ao nível da educação matemática como da prática da engenharia informática. O seu ponto de partida forma duas décadas de investigação em conceção de programas "correct-by-construction" de onde emergiu toda uma disciplina de resolução de problemas e, e...

A Carregar...