A iniciativa é dirigida a jovens das regiões Norte e Centro do país. Os projetos devem ser submetidos na plataforma Rede Mentor (www.redementor.pt), a partir da qual haverá acesso a uma Rede de Mentores que visa identificar, apoiar e lançar projetos, com carácter inovador em diferentes setores de atividade. A Rede de Mentores tem atualmente mais de 20 elementos do Norte e Centro do país mas pretende chegar aos 80.
Composta por empresários, gestores e profissionais de reconhecido mérito, a rede prestará, com a sua experiência, conhecimento e rede de contactos, apoio efetivo a jovens empreendedores, acompanhando, aconselhando e apoiando o desenvolvimento da sua carreira enquanto empreendedores e empresários.
No processo de mentoring promove-se uma relação entre mentor e mentorado que traz vantagens para ambos. “Um mentor é a influência escolhida a dedo. O empreendedor pode beneficiar de várias vantagens e benefícios e os mentores também vão tirar contributos positivos”, defendeu Martinha Sampaio.
Motivação, novos conhecimentos, experiência, evolução mais rápida, networking, aconselhamento e apoio são algumas das vantagens do mentoring.
Depois da seleção das melhores ideias, a Rede Mentor desenvolverá dois projetos piloto, um no Norte e outro no Centro do país, dando apoio efetivo a 20 empreendedores, selecionados pelos copromotores do projeto. Os novos projetos devem enquadrar-se em CAEs elegíveis no âmbito do Compete, nos termos do artigo 9.º do Decreto-Lei n.º 65/2009, de 20 de março. A plataforma do projeto funciona como um canal de comunicação para pedidos de informação sobre a Rede de Mentores. Esta ferramenta permite ainda estabelecer, de forma rápida e fácil, a ligação entre mentores e empreendedores.
Rede de Apoio ao Empreendedorismo
O projeto Mentor – Rede de Apoio ao Empreendedorismo é promovido pela Associação Industrial do Minho (AIMinho), em parceria com o Conselho Empresarial do Centro/Câmara de Comércio e Indústria do Centro (CEC/CCIC).
Contribuir para o reforço do ecossistema de apoio ao empreendedorismo, abrindo novas abordagens que valorizem o apoio ao processo de aceleração empresarial é o principal objetivo do projeto.
Além disso, pretende dinamizar a economia, capitalizando a sabedoria, experiência e rede de contactos de empresários e gestores (de áreas tão distintas como a financeira, comercial e marketing, tecnologia e inovação, entre outras) capazes de apoiar e fomentar iniciativas de jovens empreendedores.
O Projeto MENTOR - Rede de Apoio ao Empreendedorismo apoiado no âmbito do Sistema de Apoio às Ações Coletivas do COMPETE – Programa Operacional Fatores de Competitividade, é liderado pelo CEC/Conselho Empresarial do Centro – Câmara de Comércio e Indústria do Centro com a co-promoção da Associação Industrial do Minho.