Calendário Concursos

a - Abertura
f - Fecho

MENTOR - Rede de Apoio ao Empreendedorismo

05.08.2013
  • Acções Colectivas

A constituição desta rede de mentores procura dar resposta a uma falha de mercado no apoio à aceleração de empresas respondendo a uma necessidade não satisfeita de aconselhamento e de melhoria de condições para a elevação das competências dos empreendedores através da atuação de mentores que aportam à iniciativa os seus conhecimentos, a sua experiência e a sua agenda de contactos.

O Projeto MENTOR - Rede de Apoio ao Empreendedorismo apoiado no âmbito do Sistema de Apoio às Ações Coletivas do COMPETE – Programa Operacional Fatores de Competitividade, é liderado pelo CEC/Conselho Empresarial do Centro – Câmara de Comércio e Indústria do Centro com a co-promoção da Associação Industrial do Minho.

Com um Investimento elegível de 314 mil euros, correspondendo a um incentivo FEDER de 213 mil euros, o Mentor visa contribuir para o reforço do ecossistema de apoio ao empreendedorismo, atuando sobre a sofisticação dos mecanismos que contribuem para a promoção da eficácia das medidas de apoio à criação de empresas, em especial no segmentos de empresas cujos modelos de negócio privilegiam a geração de valor acrescentado e das novas empresas lideradas por jovens e mulheres empreendedoras.

Através da atuação de mentores, organizados em rede e estruturados numa metodologia de atuação, procura-se dinamizar a economia, capitalizar a sabedoria, experiência e rede de contactos de empresários e gestores (em várias áreas, como a financeira, comercial e marketing, tecnologia e inovação, etc.) bem-sucedidos em processos de apoio eficazes a iniciativas empreendedoras.
A constituição desta rede de mentores procura dar resposta a uma falha de mercado no apoio à aceleração de empresas; isto é, ao apoio ao empreendedorismo durante e após a criação da empresa. Responde a uma necessidade não satisfeita de aconselhamento e de melhoria de condições para a elevação das competências dos empreendedores e das suas equipas através da atuação de mentores que aportam à iniciativa os seus conhecimentos, a sua experiência e a sua agenda de contactos.

A inovação centrada no dinamismo de empreendedores mas com o apoio do conhecimento e da experiência dos mentores, transforma uma ideia num ativo determinante e estratégico criando condições para a criação de uma estrutura técnica competitiva.

O “mentoring” assume-se assim como um instrumento de apropriação de conhecimento e de integração desse conhecimento na melhoria da competitividade da iniciativa empreendedora, designadamente nos seus processos de gestão, produção ou comercialização. É um instrumento complexo que requer a apropriação de competências por parte dos vários atores para que a sua utilidade possa ser maximizada. A fundamentação da atividade num processo de estudo aprofundado das condições e metodologias de aplicação é a garantia de aplicação de instrumentos adequados e adaptados às condições que se pretendem criar. Em si a rede de mentores funciona como uma rede de conhecimento a que cada empreendedor poderá aceder, conforme as suas necessidades e afinidades.

Apropriado por entidades de natureza associativa com forte implantação regional e, através de organismos representativos próprios, com um papel relevante no diálogo social e aglutinadores de milhares de empresas, na sua maioria PME, a utilização deste instrumento terá um enorme potencial de melhoria de competitividade pela melhoria do empreendedorismo e espírito empresarial, da cooperação empresarial da inovação (tecnológica e não tecnológica), de eficiência produtiva e ainda constituir-se como um fator diferenciador para a aceleração de processos de internacionalização.

A rede de “mentoring” implica um elevadíssimo número de atores, não sendo por isso apropriável por nenhuma instituição, é antes um esforço coletivo, de estruturação e de organização e de canalização do conhecimento e da experiência para as iniciativas empreendedoras de forma a gerar externalidades positivas ao nível do desenvolvimento da economia e crescimento do emprego.
O projeto MENTOR - Rede de Apoio ao Empreendedorismo é também uma forma de promover a melhoria de condições envolventes da atividade empresarial, nomeadamente as associadas a fatores imateriais de competitividade de natureza coletiva visando a obtenção de ganhos sociais e na geração de externalidades indutoras de efeitos de arrastamento na economia.

A criação e gestão de redes de mentores, devidamente organizadas, aplicando metodologias testadas e com resultados comprovados, constituem um elemento crucial na dinamização de mecanismo mais sofisticados e eficazes de suporte ao empreendedorismo que os ecossistemas do CEC/CCIC e da AIMinho consideram fundamentais implementar.

O alcance de resultados favoráveis é absolutamente necessário para o êxito do Projeto Mentor, assim definiram-se como objetivos Estratégicos:
• Constituição de rede de Mentores de empreendedorismo
• Alavancar os ritmos de crescimento das novas empresas
• Assegurar a sustentabilidade dos negócios reduzindo a taxa de mortalidade empresarial  
• Contribuir para a sofisticação da oferta de serviços de apoio ao empreendedorismo
• Dinamizar casos de sucesso de empreendedorismo feminino e jovem
Como objetivos específicos e de curto prazo - Objetivos Operacionais:
• Constituição de rede de Mentores de empreendedorismo que sirva os ecossistemas do CEC /CCIC e da AIMinho
• Constituição de plataforma de gestão das redes de mentores
• Definição de metodologia de dinamização das redes e de gestão do processo
• Implementação de projetos-piloto de “mentoring”