Calendário Concursos

a - Abertura
f - Fecho

Microsoft anuncia programa para Ativar Startups Portuguesas

26.03.2015
  • Financiamento e Partilha de Risco

Uma nova geração do programa Ativar Portugal, criada de raiz para apoiar os empreendedores e as Startups nacionais nos pilares necessários para acelerar o seu crescimento, explorando o potencial da tecnologia.

A Microsoft Portugal promove a iniciativa: Ativar Portugal Startups, que assinala o alargamento do programa Ativar Portugal, anunciado em maio de 2014. Esta nova fase tem como principal objetivo apoiar a criação e o crescimento de startups de base tecnológica com elevado impacto e potencial de escala a nível mundial, de modo a reduzir a taxa de mortalidade destas empresas e a capacitá-las com os recursos necessários para serem bem-sucedidas, em colaboração com um vasto conjunto de entidades e empresas já estabelecidas. Com isto pretende-se inspirar e impulsionar uma nova geração de empreendedores, ao mesmo tempo que se estimula a inovação, desenvolvimento económico, competitividade e criação de mais emprego qualificado em Portugal.

Para cumprir este objetivo e colocar Portugal no centro da Europa na área do empreendedorismo, a Microsoft Portugal reuniu os melhores parceiros, entre os quais se contam aceleradores de startups, incubadoras, empresas de capital de risco e business angels, e onde se destacam nomes como AICEP, APBA, Beta-I, Caixa Capital, DNA Cascais, Espírito Santo Ventures, Faber Ventures, Fábrica de Startups, IPN Incubadora, Portugal Ventures, Startup Braga, Startup Lisboa, Startup Pirates e UPTEC.

Na prática, este ecossistema de parceiros irá apoiar as startups em quatro áreas chave: Ferramentas, Pessoas, Negócio e Visibilidade.

As startups suportadas pelo Ativar Portugal vão beneficiar gratuitamente de software, ferramentas e serviços Cloud da Microsoft – estes últimos podem ir até 56.000 euros – graças ao programa BizSpark, que desde 2008 já apoiou cerca de 700 startups em Portugal. Outro dos benefícios é o acesso a um vasto conjunto de mentores com diferentes especializações e à rede de clientes e parceiros da Microsoft, nacionais e internacionais, para promoverem as suas empresas e acelerar o acesso a novas oportunidades de mercado, tirando assim partido da presença mundial da companhia.

Além disso, têm à sua disposição uma nova sala – a sala BizSpark – na sede da Microsoft para uso exclusivo e gratuito, equipada com todas as ferramentas para as apoiar na demonstração das suas ofertas, reuniões de negócio ou apresentações especiais. Outra componente importante é o acesso mais fácil a financiamento, quer diretamente junto de empresas de capital de risco e business angels, quer através do Programa MAIS/Portugal 2020. Estas startups Ativar Portugal vão ainda beneficiar de oportunidades pontuais de promoção e divulgação das suas soluções e atividades. A tudo isto soma-se um prémio anual criado pela Microsoft Portugal, que pretende destacar a startup portuguesa com maior potencial de escala.

O Ativar Portugal Startups, à semelhança do Ativar Portugal – Formação e Valorização para o Emprego criado em maio último, será suportado por uma plataforma online – http://startups.ativarportugal.pt – onde estas empresas podem gerir os seus programas de mentoria, reservar a sala BizSpark na sede da Microsoft e apresentar as suas soluções.

João Couto, Diretor Geral da Microsoft Portugal resume assim o objetivo do Ativar Portugal Startups: “Queremos transformar startups de elevado potencial em empresas de sucesso internacional.”


Individualidades associam-se ao Ativar Portugal

Um conjunto de individualidades quis associar-se a esta iniciativa da Microsoft Portugal, deixando o seu testemunho e reforçando o impacto que esta tem na economia do País. Para o Primeiro Ministro, Pedro Passos Coelho, “Portugal tem uma história de ambição e de rasgo que nos levou aos quatro cantos do mundo. Todas as iniciativas que congreguem esforços em torno da inovação, do empreendedorismo e da internacionalização fazem parte do nosso ADN e são importantes catalisadores para ‘ativar Portugal’ e para consolidar os sinais positivos que se vão multiplicando”.

Já Carlos Moedas, Comissário Europeu para a Investigação, Ciência e Inovação, destaca a importância deste projeto para alavancar a inovação: “Saúdo a comunidade Ativar Portugal. O plano de investimento de 315 mil milhões de euros apresentado pela Comissão e pelo Banco Europeu de Investimento contribuirá para mobilizar mais investimento privado para os projetos de maior risco, beneficiando a I&D em toda a Europa”. Por seu lado, António Pires de Lima, Ministro da Economia, reforça o contributo do empreendedorismo para o crescimento económico: “Por cada empresa que nasce da iniciativa e da visão de um jovem empresário, por cada ideia inovadora que se transforma num negócio de sucesso, é mais um passo firme que damos para Ativar Portugal: nos caminhos da recuperação económica feita de talento, criatividade e futuro”. Uma opinião que é partilhada pelo Secretário de Estado da Inovação, Investimento e Competitividade, Pedro Gonçalves: “A transformação do conhecimento e talento numa empresa é um processo fantástico em que a iniciativa, resiliência, e capacidade empreendedora é posta à prova. Uns serão bem sucedidos, outros não, mas todos contribuem para um País mais competitivo”.

Quanto às autarquias associadas ao Ativar Portugal, a importância desta iniciativa ao nível do poder local também é valorizada. “Para um território geneticamente empreendedor como Braga, a parceria com a Microsoft é o catalisador de uma abordagem global que faz jus ao nosso mote: ‘De Braga, para o Mundo!’”, defende Ricardo Rio, Presidente da câmara municipal de Braga. Uma opinião semelhante tem o presidente da câmara municipal de Cascais, Carlos Carreiras: “Cascais tem sido pioneiro e líder na aproximação dos cidadãos aos eleitos. A parceria entre a DNA Cascais e a Microsoft eleva esta visão a um patamar superior, garantindo um tecido empresarial também ele mais eficiente, transparente e responsável”. António Costa, presidente da câmara municipal de Lisboa, realça a capacidade empreendedora dos portugueses: “Em Lisboa trabalhamos todos os dias para Ativar Portugal. Apoiamos o empreendedorismo, a inovação e o trabalho em rede. Acreditamos na capacidade dos portugueses em ousar e em voltar a dar mundo ao mundo. Acreditamos em Portugal”.

Ativar Portugal: da formação ao empreendedorismo

Recorde-se que a primeira fase do Ativar Portugal foi apresentada em maio de 2014, com os objetivos de promover a criação de emprego, mas também a formação e certificação de 10.000 pessoas até 2017 em tecnologias Microsoft. Esta pretende ser um contributo para a redução do desemprego e para preencher as mais de 5.000 vagas de emprego no setor das TI, para as quais não há profissionais com qualificações adequadas. Em dezembro de 2014, com o apoio da Microsoft Internacional e dos parceiros de formação – Actual Training, Galileu e Rumos – a Microsoft Portugal apresentou uma nova oferta com uma redução dos preços da formação e certificação em tecnologias Microsoft, com descontos que podem chegar aos 66%.

 

Fonte:IT-Online