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Ministro da Economia visita 30 empresas portuguesas na Première Vision Paris

09.02.2015
  • Qualificação|Internacionalização PME

O Ministro da Economia, Dr. Pires de Lima vai visitar a maior feira de referência mundial a nível de matérias-primas para moda – Première Vision Paris a convite da ATP - Associação Têxtil e Vestuário de Portugal.

Premier Vision
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O Ministro da Economia, Dr. Pires de Lima vai visitar a maior feira de referência mundial a nível de matérias-primas para moda – Première Vision Paris a convite da ATP - Associação Têxtil e Vestuário de Portugal. A participação das empresas portuguesas na Première Vision Paris conta com o apoio da Associação Selectiva Moda, no âmbito do projeto de internacionalização From Portugal apoiado pelo COMPETE.

O Ministro da Economia, Dr. Pires de Lima vai visitar no dia 11 de fevereiro as empresas portuguesas que estão a expor na Première Vision Paris a convite feito pela ATP - Associação Têxtil e Vestuário de Portugal.

O design e a qualidade dos têxteis portugueses estarão bem representados na Première Vision Paris, que se vai realizar durante 3 dias no Parque de Exposições Paris-Nord Villepinte. Esta edição conta com a participação de 30 empresas portuguesas que vão apresentar as coleções de Tecidos e Acessórios Primavera – Verão 2016.

Pela primeira vez a Première Vision Pluriel apresenta-se sob o nome Première Vision Paris e integra um conjunto de seis eventos, complementares entre si em termos de oferta que foi totalmente integrado desde setembro do ano passado e agora é gerido por uma única organização: Première Vision. Os eventos são Fabrics – Yarns – Manufacturing – Leather – Designs – Accessories e três áreas de especialização: Maison D’Exceptions, Knitwear Solutions e Wash & Dye. A participação portuguesa vai dividir-se por três eventos: Fabrics – Yarns – Manufacturing e uma área de especialização: Knitwear Solutions.

A empresa A. Sampaio & Filhos considera a Première Vision Paris a feira de moda mais importante a nível europeu, onde estão em contacto com clientes dos mais variados países. Vai apresentar a coleção de malhas Primavera/Verão 16, que primam pela diversidade de estruturas, matérias e tipos de utilização final. Como sempre, apresentam também a sua gama de artigos ecologicamente sustentáveis - gama “pure life” -, na qual dão, nesta estação, especial relevo às malha com algodão orgânico e com poliéster reciclado, bem como misturas destas fibras com linho. No segmento desportivo - gama “sport/Active” -, é evidente a influência dos visuais de moda aplicados a materiais de elevada performance.

Já a Penteadora considera esta feira como um “ponto de encontro com a maioria dos seus clientes, pois aqui deslocam-se compradores do mundo inteiro”, afirma Paolo Zantonelli, director comercial da empresa. “A procura de tecidos para casacos tem aumentado significativamente e a nossa empresa é já uma referência na área. Estamos a tentar atrair um target mais novo e menos convencional, mas não descoramos o nosso core business”.

A NGS Malhas marca presença no certame com malhas finas e composições ricas, num mercado que considera em franca expansão. O objetivo principal da sua participação recai sobre o aumento e reforço do volume de vendas.

Também a TMG – Tecidos considera este certame uma referência a nível mundial no que diz respeito às matérias-primas. Vai apresentar tecidos para camisaria e vestuário exterior onde se destaca, nesta coleção de Primavera/Verão 16, um toque mais sofisticado, mais ousado e mais criativo, para além dos produtos clássicos.?A frescura das cores é essencial e impõe-se nesta estação, como as cores pastel que se tornam  mais esbranquiçadas e as cores vivas se tornam mais pastel. Os objetivos da participação no certame são principalmente alcançar novos clientes, solidificar e aumentar o número de clientes existentes, bem como ter uma prespectiva das novas tendências e situação do mercado têxtil em geral.


A Troficolor Têxteis SA regressa à feira pois é a “melhor montra para os nossos produtos e um canal privilegiado de contacto com clientes de sólida categoria” explica Flávio Dias, diretor de marketing da empresa. A coleção a apresentar tem ênfase no desenvolvimento de novos padrões de jacquard em fio Indigo, o lançamento de novos desenhos e construções de camiseiros em Xadrez também com fio Indigo, assim como de novos desenvolvimentos de Malhas Denim; alargamento das linhas Ready-to-Wear (Denims que dispensam lavagem) e Red Selvedge Raw Denim. O objetivo principal da participação da Troficolor no certamente é “um crescimento gradual mas sustentado no mercado Francês, tocando ainda outros mercados, fruto da diversidade geográfica dos visitantes”, como volta a frisar Flávio Dias.

A Idepa vai apresentar soluções que combinam etiquetas tecidas, hangtags, fitas e elásticos. Como complemento à coleção, apresenta também soluções de  packaging que tornam únicos a notoriedade das marcas. Com esta participação, esperam “obter contacto com clientes da área têxtil, sobretudo marcas que pretendam fazer sourcing na Europa e que se interessem pelos produtos”, nas palavras de Ana Paula Pires, Gestora de Marketing da empresa, que espera igualmente “encerrar o certame com pedidos efetivos de produtos que justifiquem participações e investimentos futuros”.

A Tearfil apresenta produtos elaborados com fibras celulósicas misturadas com: algodão, seda, cashmere, lã e linho.

Também a Dielmar considera este certame “um evento de referência no setor têxtil e da moda, pois possui um elevado número de visitantes profissionais, a maioria internacional, e que nos permite o contacto com diversos mercados”, nas palavras de Marta Carvalho, Responsável de Comunicação e Marketing da Empresa.
Os produtos em destaque nesta feira serão fatos em construção semi-tradicional e/ou termocolados com diferentes fittings (de regular a slim fit), casacos desestruturados e/ou lavados com 1/2 forro e sem forro, calças em diferentes tecidos e lavagens, sobretudos em pura lã e em cashmere e peças de cerimónia, como fraques e smokings.

A Première Vision Paris reúne, mais uma vez, o melhor que a indústria da moda tem para oferecer ao nível das matérias-primas: 6 eventos com atividades empresariais complementares, num só evento.

Na Première Vision Fabrics estarão em exibição: A. Sampaio & Filhos, Albano Morgado, Arco Fabrics, Adalberto Estampados, Fitecom, Gierlings Velpor, Lemar, Living Colours & A Fiandeira, LMA - alitecno, Lurdes Sampaio, NGS Malhas, Paulo de Oliveira, Penteadora, Riopele, Somelos Tecidos, Tessimax Lanificio, TEVIZ by Polopique, TMG Fabrics e Troficolor.
Na Première Vision Yarns: Tearfil Textiles e Trifitrofa.
Na Première Vision Accessories: Idepa.
Na Knitwear Solutions: Inarbel e Orfama.
Na Première Vision Manufacturing: A J Gonçalves, Dielmar, Miguesana Têxtil, Raith Têxteis, Squarcione e IRSIL.

A Première Vision Paris reúne, mais uma vez, o melhor que a indústria da moda com 1.950 expositores e recebe cerca de 62 mil compradores do setor de mais de 120 países. Este evento permite a todos os seus participantes que se reúnam para compartilhar ideias, fazer negócios, trabalhar e construir as suas novas coleções, com a máxima probabilidade de sucesso.

A participação das empresas portuguesas na Première Vision Paris, é uma iniciativa promovida pela Associação Selectiva Moda com o apoio de fundos comunitários (QREN), no âmbito do projeto From Portugal, faz parte de um conjunto de mais de 87 ações internacionais que decorrem nos anos 2014 / 2015, que abarcam toda a fileira têxtil e moda, espalhadas por quatro continentes – Europa, Ásia, África e América – num investimento total de cerca de 12 milhões de euros.