Calendário Concursos

a - Abertura
f - Fecho

Monte Meão - Implementação de uma nova área de negócio – Cadeiras de Estádio

10.03.2015
  • Inovação

Tendo como objectivo um crescimento sustentado e a expansão para novos mercados, a implementação de uma nova área de negócio passou pela aposta em produtos de maior valor acrescentado e no desenvolvimento de novos materiais com amplas aplicações, passando também pela adaptação da capacidade produtiva.


Entidade Promotora
A Monte Meão detém uma ampla e diversificada gama de produtos, que se distinguem quer pelos processos e tecnologias utilizadas, quer pelo mercado a que se destinam: bancos, assentos e vários componentes para transporte ferroviário, automóvel, naval, arenas ou auditórios.

A sua equipa multidisciplinar e multifacetada reconhece o objetivo de ser a melhor na sua área de negócio, estando focada na inovação, na busca da excelência e na satisfação total do cliente. De forma independente ou em estreita parceria com os seus clientes, desenvolve soluções completas, reconhecidas pela qualidade e relação custo-eficácia, utilizando as várias tecnologias e capacidades que possui, tais como: desenhos 2D e 3D; análise de elementos finitos; análise Moldflow e estudos ergonómicos.

Combinando uma atitude comercial proactiva, na identificação e resposta às necessidades dos mercados, com a capacidade de desenvolver e industrializar soluções técnicas inovadoras, são vários os projetos nacionais emblemáticos que contam com o know-how da Monte Meão, tais como: os assentos do Metro do Porto ou Alfa Pendular no sector ferroviário ou os assentos do novo estádio do Futebol Clube do Porto (Estádio do Dragão) e do Sporting Clube de Portugal (Alvalade XXI). A nível internacional conquistou projectos de referência em diferentes mercados, tais como: o TGV francês (TGV3G), os trens de alta velocidade em Espanha (Alta Velocidad Española - AVE) ou o metro de Londres - Linha do Norte. De referir ainda a presença internacional no fornecimento de assentos para estádios e arenas, tendo realizado a recente renovação do Ibrox Stadium (Glasgow Rangers, Escócia), os assentos para o recém-construído Stade Pierre-Mauroy em Lille e para a arena de Pólo Aquático de Londres 2012. No sector automóvel, a Monte Meão é um fornecedor de diferentes soluções para marcas como Groupe Gruau, Grupo Antolin, Volkswagen e Toyota.

Hoje, a Monte Meão tem o seu estado da arte do design, testes e fabricação de "Centro de Excelência" baseado em Portugal, sendo que também expandiu as suas operações, contando com instalações de produção em Redditch – Monte Meão UK Ltd - e em São Paulo – Monte Meão Brasil.


Apoio
Apoiado pelo COMPETE – Programa Operacional Temático Factores de Competitividade no âmbito do Sistema de Incentivos SI Inovação – Inovação Produtiva, o projeto “Implementação de uma nova área de negócio – Cadeiras de Estádio” envolveu um Investimento elegível de €1.921.787,50, o que correspondeu a um incentivo FEDER de €864.804,38.



Enquadramento
Sempre atenta às tendências do mercado, a Monte Meão, consciente das crescentes preocupações ambientais associadas às exigências cada vez maiores a nível da prestação de serviços, identificou uma oportunidade de diferenciação nos mercados em que actuava.

No que toca às matérias-primas utilizadas, como o Aço e o Plástico, quer no sector automóvel quer nas cadeiras e bancos é constante a procura de materiais inovadores que se procuram com características muitas vezes antagónicas. Custos baixos, alta resistência, leveza, alta reciclabilidade, capacidade de isolamento térmico e acústico, impacto visual e interface agradável são características desejáveis mas frequentemente impossíveis de combinar. Neste contexto é notório o desenvolvimento exponencial que têm conhecido os materiais compósitos, que procuram unir o melhor de diferentes mundos. E foi exactamente nestes materiais que a Monte Meão identificou uma possibilidade de diferenciação, mais concretamente na possibilidade de juntar materiais sobre os quais tinha amplo conhecimento, os termoplásticos, com um material natural, a cortiça.

Aliado a este desenvolvimento, pretendeu-se também incorporar e adaptar soluções que a Monte Meão dominava nas outras áreas de negócio à nova área das cadeiras de estádio e bancadas telescópicas, desenvolvendo assim novas configurações que se constituem como inegáveis características inovadoras neste sector que se encontrava, a nível tecnológico, comparativamente menos desenvolvido.

 

Síntese
Apostando na inovação tecnológica e na excelência produtiva tendo em vista um maior controlo dos canais de distribuição e a apresentação de produtos que primassem pela diferenciação e qualidade, a Monte Meão procurou assim dar respostas às necessidades identificadas.

Tarefas desenvolvidas no âmbito do projecto:
•    Flexibilização da Produção;
•    Aquisição de Meios Produtivos;
•    Aquisição de Ferramentas e Software Informático;
•    Design de novos modelos;
•    Desenvolvimento de Protótipos;
•    Ensaios e Testes de novos modelos;
•    Patentes;
•    Presença em Feiras Internacionais;
•    Desenvolvimento de Materiais de Comunicação (catálogos;…).



Testemunho
Segundo o Eng.º. Fernando Cerqueira e o Eng.º. José Lello, administradores da Monte Meão:

“O apoio do COMPETE permitiu que este projecto fosse desenvolvido em todas as suas vertentes, possibilitando a consolidação de um trabalho que tem vindo a ser continuamente reconhecido.”

“O programa COMPETE reveste-se de uma grande importância para que as PMEs Portuguesas possam melhorar as suas competências e competitividade, ajudando à capacidade de sucesso das nossas Empresas no mercado Global.”