A 4.ª edição do IPBC - Intellectual Property Business Congress decorreu em S. Francisco, nos EUA mas como resultado do empenho do Instituto Nacional da Propriedade Intelectual (INPI), em parceria com outras entidades nacionais do sector da Propriedade Intelectual (PI), apesar da forte concorrência de outras cidades europeias, foi anunciado que a 5.ª edição do IPBC irá realizar-se, pela primeira vez, em Portugal, nos dias 24 a 26 de Junho de 2012.
O IPBC é um dos maiores eventos mundiais sobre Propriedade Intelectual, com mais de 500 delegados e representantes das maiores empresas mundiais, na sua maioria cotadas na Fortune, que se realiza, alternadamente entre a Europa e os EUA.
O IPBC é organizado pelo IP Media Group que detém duas das principais publicações mundiais especializadas na área da Propriedade Intelectual: as revistas "Intellectual Asset Management" e "World Trademark Review".
Cinco tertúlias
À boleia do congresso serão realizadas cinco tertúlias sobre propriedade intelectual. Estas tertúlias são abertas ao público e visam o debate e reflexão sobre temas da atualidade na área da Propriedade Intelectual. Pretende-se que estes encontros contribuam para a troca de ideias, para a partilha de experiências criativas e para o enriquecimento pessoal dos presentes, em ambiente descontraído e distante dos compromissos quotidianos.
Objetivos:
- Promover a reflexão e o debate de temas em destaque na área da PI, pela sociedade civil;
- Estimular a partilha de opinião de pessoas com experiências profissionais diversificadas;
- Contribuir para o estabelecimento de redes na área da PI.
A primeira das tertúlias trata patentes e software e decorre hoje, em Coimbra. A 22 de Março, no Porto, haverá uma sobre proteção da propriedade intelectual nos PALOP; a 26 de Abril, em Braga sobre propriedade intelectual e cloud computing; a 17 de Maio, no Algarve, sobre marcas e turismo, e a 7 de Junho, em Lisboa, sobre contribuição das marcas para o desenvolvimento económico.
No que diz respeito ao congresso, os trabalhos do mesmo arrancam no segundo dia, estando previsto o debate das reformas de patentes nos estados Unidos e na Europa, bem como a importância da propriedade intelectual. Nesse mesmo dia serão ainda discutidos o investimento em propriedade intelectual, o novo sistema de patentes europeu e suas implicações, bem como será analisado o mercado brasileiro. As patentes científicas, as novas formas das empresas operarem, bem como as mudanças na china são outros temas em debate.
No dia 26 de Junho será discutido o papel da propriedade intelectual no crescimento das empresas, os danos das violações de patentes, com exemplos vindos da Ásia, as estratégias utilizadas pelas empresas para se protegerem, entre outros assuntos.
Partilhe a sua opinião, as suas ideias e as suas questões. Para participar basta enviar um e-mail para tertuliaspi@inpi.pt manifestando o seu interesse.
Saiba mais em http://www.ipbusinesscongress.com/2012/.