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Navarra | A marca do alumínio

08.10.2012
  • Incentivos às Empresas
  • Inovação

Um projeto bem sucedido com investimentos apostados na diferenciação da empresa e na otimização da sua produção.

A Navarra - Extrusão de Alumínio, S.A., foi criada em 1991, a sua atividade decorre da extrusão, tratamentos de superfície, comercialização de perfis de alumínio e acessórios, montagem de perfis com rutura de ponte térmica e ainda a mecanização e corte de precisão de perfis. O seu parque de máquinas tem uma capacidade de produção de aproximadamente 30.000 toneladas/ano de perfis de alumínio com 3 prensas de extrusão; uma linha de lacagem vertical, uma linha de lacagem horizontal, uma linha de anodização, uma linha de acabamento efeito madeira e uma linha de montagem de perfis corte térmico e ainda dois centros de mecanização.

Sede Grupo Navarra. Navarra – Extrusão de Alumínio, S.A.
 
Sede Grupo Navarra. Navarra – Extrusão de Alumínio, S.A.

O COMPETE apoiou o projeto de investimento apresentado pela Navarra no âmbito do Sistema de Incentivos à Inovação, envolvendo um investimento elegível de 2.827 mil euros correspondendo a um incentivo FEDER de 1.499 mil euros.

O projeto resultou de um estudo aprofundado das novas necessidades do mercado, tendo sido delineados investimentos em diversas áreas:

  • Área produtiva - novos equipamentos produtivos, capazes de aumentar a capacidade de reposta da empresa e melhorar a qualidade do produto final;
  • Economia digital: investimento num balcão digital que facilite a comunicação com clientes e fornecedores, aumentando o fluxo de informação entre os intervenientes e possibilitando a desmaterialização de processos;
  • Qualidade –investimentos na implementação de um sistema integrado de qualidade e ambiente, a realização de testes e ensaios do produto e calibrações dos aparelhos do laboratório;
  • Ambiente – implementação de um sistema de tratamento de resíduos de forma contribuir para uma correta separação dos resíduos resultantes do processo produtivo;
  • Eficiência energética - eficiência e racionalização energética, de forma a reduzir os custos com as energias não renováveis;
  • Internacionalização, de forma a aumentar a penetração nos mercados internacionais.


O cumprimento dos objetivos delineados resultaram:

  • Na otimização do processo produtivo garantindo um aumento da capacidade instalada, uma automatização total dos processos, conduzindo a um aumento da produtividade;
  • Na introdução, no mercado internacional, de um produto significativamente melhorado, direcionado para a eco-eficiência nas habitações/edifícios;
  • No aumento do volume de negócios internacional, aumentando a penetração nos mercados atuais e diversificando para os mercados extracomunitários (africano);
  • Na adoção de novos métodos e ferramentas organizacionais e de marketing;
  • Na cooperação com outras entidades de forma a aumentar a competitividade da empresa.

Os produtos Navarra demonstram preocupações com a sustentabilidade do ambiente sendo um cuidado permanente a melhoria do sistema de caixilharia com rutura térmica, aquisição de equipamentos tecnologicamente avançados que permitam a produção deste sistema de caixilharia dotando-o de um melhor isolamento térmico e acústico.

Este tipo de caixilharia proporciona:

  • Um aumento do conforto térmico e acústico de um qualquer edifício/habitação;
  • Uma redução dos custos de climatização;
  • Um aumento das performances funcionais dos sistemas navarra;
  • Evolução do design dada a utilização de vãos em bicolor.

De forma sintética a Navarra apostou estrategicamente em dois pilares:

  1. Otimização da produção – que como se constatou passou pelo aumento da capacidade instalada e pela obtenção de melhorias significativas no produto final.
  2. Diferenciação da empresa - aposta da empresa no vetor otimização da produção e incidindo sobre as vertentes organizacional, marketing e comunicação, ambiente, eficiência energética e mercados alvo.