A Navarra - Extrusão de Alumínio, S.A., foi criada em 1991, a sua atividade decorre da extrusão, tratamentos de superfície, comercialização de perfis de alumínio e acessórios, montagem de perfis com rutura de ponte térmica e ainda a mecanização e corte de precisão de perfis. O seu parque de máquinas tem uma capacidade de produção de aproximadamente 30.000 toneladas/ano de perfis de alumínio com 3 prensas de extrusão; uma linha de lacagem vertical, uma linha de lacagem horizontal, uma linha de anodização, uma linha de acabamento efeito madeira e uma linha de montagem de perfis corte térmico e ainda dois centros de mecanização.
Sede Grupo Navarra. Navarra – Extrusão de Alumínio, S.A.
O COMPETE apoiou o projeto de investimento apresentado pela Navarra no âmbito do Sistema de Incentivos à Inovação, envolvendo um investimento elegível de 2.827 mil euros correspondendo a um incentivo FEDER de 1.499 mil euros.
O projeto resultou de um estudo aprofundado das novas necessidades do mercado, tendo sido delineados investimentos em diversas áreas:
-
Área produtiva - novos equipamentos produtivos, capazes de aumentar a capacidade de reposta da empresa e melhorar a qualidade do produto final;
-
Economia digital: investimento num balcão digital que facilite a comunicação com clientes e fornecedores, aumentando o fluxo de informação entre os intervenientes e possibilitando a desmaterialização de processos;
-
Qualidade –investimentos na implementação de um sistema integrado de qualidade e ambiente, a realização de testes e ensaios do produto e calibrações dos aparelhos do laboratório;
-
Ambiente – implementação de um sistema de tratamento de resíduos de forma contribuir para uma correta separação dos resíduos resultantes do processo produtivo;
-
Eficiência energética - eficiência e racionalização energética, de forma a reduzir os custos com as energias não renováveis;
-
Internacionalização, de forma a aumentar a penetração nos mercados internacionais.
O cumprimento dos objetivos delineados resultaram:
-
Na otimização do processo produtivo garantindo um aumento da capacidade instalada, uma automatização total dos processos, conduzindo a um aumento da produtividade;
-
Na introdução, no mercado internacional, de um produto significativamente melhorado, direcionado para a eco-eficiência nas habitações/edifícios;
-
No aumento do volume de negócios internacional, aumentando a penetração nos mercados atuais e diversificando para os mercados extracomunitários (africano);
-
Na adoção de novos métodos e ferramentas organizacionais e de marketing;
-
Na cooperação com outras entidades de forma a aumentar a competitividade da empresa.
Os produtos Navarra demonstram preocupações com a sustentabilidade do ambiente sendo um cuidado permanente a melhoria do sistema de caixilharia com rutura térmica, aquisição de equipamentos tecnologicamente avançados que permitam a produção deste sistema de caixilharia dotando-o de um melhor isolamento térmico e acústico.
Este tipo de caixilharia proporciona:
-
Um aumento do conforto térmico e acústico de um qualquer edifício/habitação;
-
Uma redução dos custos de climatização;
-
Um aumento das performances funcionais dos sistemas navarra;
-
Evolução do design dada a utilização de vãos em bicolor.
De forma sintética a Navarra apostou estrategicamente em dois pilares:
-
Otimização da produção – que como se constatou passou pelo aumento da capacidade instalada e pela obtenção de melhorias significativas no produto final.
-
Diferenciação da empresa - aposta da empresa no vetor otimização da produção e incidindo sobre as vertentes organizacional, marketing e comunicação, ambiente, eficiência energética e mercados alvo.