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Neutroplast

23.12.2014
  • Qualificação|Internacionalização PME

Empresa que se dedica à produção de embalagens e dispositivos médicos em plástico com elevada qualidade e dirigida para os setores das Indústrias Farmacêutica, Nutracêutica, Cosmética e Alimentar.

Logo | Neutroplast

A empresa
A Neutroplast, Fábrica de Plásticos Recicláveis Lda., nasce no ano de 1993. No ano de 2001 a organização assume a forma jurídica de sociedade anónima sobre a designação de Neutroplast - Indústria de Embalagens Plásticas SA.

Atualmente localizada em Sobral de Monte Agraço, na região de Torres Vedras, a Neutroplast dispõe de uma moderna fábrica com uma área total de 1500m2. As diversas tecnologias de transformação de plástico e impressão direta que a empresa dispõe são conducentes com uma grande consistência na qualidade do fabrico, para a qual contribui o investimento da empresa nos objetivos da certificação. No ano de 2002 obteve certificação para a norma ISO 9001:2000 e, por último em 2005 tornou-se na primeira empresa nacional certificada com a marcação CE, para a produção de dispositivos médicos de medição. Para Janeiro de 2015 está marcada auditoria para certificação nas normas ISO15378 e ISO13485.

A empresa Neutroplast, SA é uma entidade empresarial PME que se dedica à produção de embalagens e dispositivos médicos em plástico com elevada qualidade e dirigida para os setores das Indústrias Farmacêutica, Nutracêutica, Cosmética e Alimentar. Em termos genéricos tem-se mantido na vanguarda tecnológica, não existindo em Portugal empresa similar com o nível de certificação e qualidade de produção.


Enquadramento
Ao longo destes últimos anos, a Neutroplast, inicialmente vocacionada para o mercado nacional, tem gradualmente incrementado a exportação motivada por uma forte dinâmica comercial associada ao nível de qualidade que foi demonstrando perante os seus Clientes e para as gamas de produtos que foi disponibilizando nos mercados externos.

Numa perspetiva de crescimento e melhoria contínua a empresa tem-se mantido atenta às alterações das características e exigências do mercado que vão sendo gradualmente alteradas procurando manter-se tecnicamente sempre na vanguarda. Por outro lado considera que tem capacidades e potencialidades para ir mais longe, ou seja, que tem possibilidades para se lançar com maior eficácia em áreas da indústria ainda com maiores e mais elevados níveis de exigência de qualidade, como é o caso de parte dos dispositivos médicos.

Representam estes segmentos nicho de mercado áreas de grandes exigências de qualidade por parte das empresas que lhes tem acesso, contando-se por uma minoria tais empresas tanto a nível Europeu como mesmo Mundial que conseguem demonstrar e realizar tais produtos com tais níveis de higiene, segurança e certificação.

A empresa conta hoje em dia no seu portfólio de clientes 3 do top5 mundial de laboratórios farmacêuticos, tem clientes em mais de 15 países, representando um volume de exportações superior a 50%.


Projeto
Este é um projeto de base inovadora que teve como objetivo dotar a empresa de uma capacidade mais efetiva de conceber novos produtos e aumentar também a sua proximidade junto do mercado, através de um forte plano de investimento que incluiu toda a parte produtiva e também a vertente de prospeção de mercado e promoção do produto, para fomentar o crescimento das exportações para o mercado europeu (especial incidência nos mercados do Reino Unido, Espanha e França) e também para o MAGREB.

Com vista a entrar nestes Mercados e assim ampliar a sua quota de exportação, tanto ao nível do fabrico como ao nível do embalamento e distribuição, a empresa tinha já em curso um plano de internacionalização a nível de promoção e marketing e pretendeu com este projeto reforçar a sua área produtiva, nomeadamente através da aquisição de equipamentos de ponta, que permitiram introduzir alterações de completa rutura ao nível do produto.

 

Objetivo
O principal objetivo deste projeto de investimento foi dotar a Neutroplast de capacidade produtiva de novos produtos nas áreas de dispositivos médicos, mais especificamente dispositivos feitos para acondicionamento e aplicação de produtos elaborados pelas áreas farmacêutica, de biotecnologia e testes clínicos, de forma a responder às necessidades de inovação e melhorias globais dos processos de produção e de qualidade, exigidas quer pelo cliente quer pelas características do sector em que se insere.

Mais concretamente, os investimentos a realizar pautaram-se pelos seguintes domínios de intervenção:

 

  1. Inovação de produto (com expansão da atividade produtiva) na empresa pela produção de um aplicador específico de foro intimo e frasco dispensador de comprimidos one by one, completamente inovadores e com características únicas, que representaram um salto qualitativo e de caráter radical no setor.
  2. Inovação ao nível do processo produtivo e métodos de fabrico, através da introdução de tecnologia de ponta que permite à empresa trabalhar peças com elevado grau de execução, eliminar riscos críticos na produção destes dispositivos e imprimir em braille para facilitar a utilização por parte dos invisuais.


Apoio COMPETE
A Neutroplast, SA é uma empresa que se encontra integrada no sector de plásticos, dedicando-se à conceção, fabrico e distribuição de frascos plásticos e de acessórios diversos, especialmente concebidos e destinados à indústria farmacêutica como área preferencial. O Projeto denominado ‘Neutroplast – XXI’ mereceu apoio do COMPETE no âmbito do Sistema de Incentivos à Inovação e contou com um Investimento elegível de €842.107,58 o que correspondeu a um Incentivo FEDER de €464.458,17.


Testemunho
Segundo João Redol, responsável pelo projeto “A Neutroplast, fruto do empenho de todos os que a compõe, tem vindo a apresentar um crescimento significativo nos últimos anos. Tendo em vista a manutenção dessa dinâmica de crescimento, realizou em 2013 um projeto de investimento para a duplicação da sua capacidade produtiva, projeto esse que não teria sido possível executar sem o apoio do programa COMPETE.”