Calendário Concursos

a - Abertura
f - Fecho

NEWALK | Materiais, componentes e tecnologia para calçado do futuro Newalk

09.02.2012
  • Incentivos às Empresas
  • I&DT

O NEWALK prevê o desenvolvimento de um conjunto de soluções específicas, que no seu conjunto, darão origem a produtos e processos inovadores na área do calçado.

Logo Newalk
Logo Newalk

O projecto mobilizador, NEWALK – Materiais, componentes e tecnologia para calçado do futuro, está integrado na fileira do calçado do pólo da moda e visa o desenvolvimento integrado e sinérgico de novos materiais, componentes funcionais e tecnologias avançadas para a criação, produção e comercialização de calçado diferenciado.

O presente projeto de investigação e desenvolvimento tecnológico (I&DT) propõe a realização de um conjunto significativo de atividades de I&DT bem integradas, coordenadas e controladas, com vista à prossecução dos objetivos e metas propostas, alocando recursos humanos, materiais e financeiros necessários. Apoiado pelo COMPETE no âmbito de um Projeto Mobilizador de I&DT conta com um investimento de € 5.038.000, sendo financiado pelo FEDER em € 3.549.000.

O NEWALK resulta da agregação de 7 unidades parciais estruturadas em torno de objetivos concretos visando a criação de novos produtos, processos ou sistemas ou introdução de melhorias significativas em produtos, processos ou sistemas existentes (PPS), assegurando-se a coerência intrínseca e complementaridade de objetivos e resultados:

1. NEWALK MAT - Novos materiais, produtos químicos e dispositivos funcionais
2. NEWALK PROD - Calçado baseado no conhecimento, tecnologia e design
3. NEWALK TECH - Tecnologias avançadas de produção e de valorização do calçado
4. NEWALK LOG - Logística flexível e integrada da planta fabril
5. NEWALK QUAL - Metodologias e sistemas inovadores de controlo da qualidade
6. NEWALK LIFE - Calçado para o conforto, saúde e bem-estar
7. NEWALK PROM - Promoção, divulgação e coordenação global do projeto

Os PSS encontram-se estruturados em torno de objetivos concretos que visam a criação de novos produtos e ou tecnologias, destacando-se:

- Contribuir para satisfazer os desejos e as necessidades dos consumidores alvo;
- Desenvolvimento de um conjunto de soluções específicas, que no seu conjunto, darão origem a materiais, componentes, produtos e processos inovadores;
- Integração de tecnologias inovadoras nas principais áreas funcionais das empresas da fileira;
- Promover sinergias e entrosamentos entre as indústrias nacionais da fileira da Moda e entre diferentes fileiras/clusters (Moda – Produtech).

Para a prossecução destes objetivos os PPS encontram-se estruturados em atividades e tarefas de investigação industrial e de desenvolvimento experimental, envolvendo uma forte articulação entre empresas e entidades do SCTN com perfis multidisciplinares adequados e complementares, que culminarão no desenvolvimento de produtos com elevado conteúdo tecnológico e de inovação com potencial elevado de adoção pelas empresas da fileira e efeito mobilizador.

Globalmente o NEWALK prevê o desenvolvimento de um conjunto de soluções específicas, que no seu conjunto, darão origem a produtos e processos inovadores. Os desenvolvimentos propostos prevêem a participação conjunta de equipas mistas com conhecimentos e perfis técnicos e científicos complementares e multidisciplinares, envolvendo empresas produtoras de couros, materiais para palmilhas e solas, componentes e dispositivos, produtos químicos, empresas de calçado, empresas de equipamentos, universidades e institutos superiores e outras entidades do sistema científico e tecnológico (SCT) assumindo, cada interveniente, um papel de cooperação pró-activa na obtenção, implementação e valorização económica dos resultados propostos. O CTCP assegurará a ligação permanente entre os PPS e entre as empresas. Há já uma longa tradição das empresas concorrentes destes sectores participarem em projectos de I&DT em consórcio.

O NEWALK é promovido por 30 co-promotores, 22 Empresas inovadoras de vários sectores da fileira da moda com necessidades específicas e complementares de I&DT, líderes nos respectivos sectores e representativas e relevantes na região em que se inserem e por 8 Entidades do Sistema Científico e Tecnológico (ESCT) de comprovada experiência de investigação, desenvolvimento e transferência de conhecimento para a indústria, fruto da sua actividade e da participação em inúmeros projectos de I&DT nacionais e europeus.

A execução do projecto começou em Outubro de 2011 e deverá prolongar-se por três anos. Prevê-se o desenvolvimento de um elevado número de resultados que estarão disponíveis no final de 2012, 2013 e 2014.

Decorridos quatro meses de execução verifica-se que a fase de especificações dos sistemas a desenvolver e dos estudos preliminares decorre a bom ritmo, estando prevista uma primeira sessão de apresentação de resultados para as empresas de calçado do consórcio em 23 de Fevereiro de 2012. Esta sessão dará início a transferência de conhecimentos de entidades de I&DT para as empresas permitindo que estas embebam novos conteúdos e saberes nos seus produtos.