Calendário Concursos

a - Abertura
f - Fecho

Nota Editorial

09.05.2014

No dia em que se celebra o dia da Europa, o COMPETE dedica a sua Newsletter à partilha de resultados de projetos, que pela sua natureza e relevância adquirem um protagonismo especial no contexto da promoção de uma economia baseada no conhecimento: Os projetos Mobilizadores do Sistema de Incentivos à I&DT.

Dia da Europa | Projetos Mobilizadores
Dia da Europa | Projetos Mobilizadores

Trata-se de uma tipologia de projetos que incorpora uma grande ambição e um elevado nível de investimento, assumindo contornos usualmente multi-regionais. A relevância dos mobilizadores aumentou no atual período de programação de uma forma bastante significativa.

Esta é uma evolução tendencialmente positiva, sobretudo se os projetos vierem a determinar uma forte valorização de resultados por parte das empresas envolvidas e relevantes efeitos demonstradores para beneficiários potenciais. Diferentemente do anterior período de programação, os atuais Mobilizadores foram todos inseridos no contexto de processos de eficiência coletiva devidamente reconhecidos (Polos de Competitividade e Tecnologia e Outros Clusters), o que constituiu, em princípio, uma evolução positiva e potencialmente mais indutora de resultados impactantes.

Tratam-se de projetos que num consórcio associam empresas e entidades do SCT, mobilizadores de capacidades e competências científicas e tecnológicas, com elevado conteúdo tecnológico e de inovação e com impactes significativos a nível multisectorial, regional, cluster, pólo de competitividade e tecnologia ou da consolidação das cadeias de valor de determinados sectores de actividade e da introdução de novas competências em áreas estratégicas de conhecimento, com o objetivo de uma efectiva transferência do conhecimento e valorização dos resultados de I&DT junto das empresas.

Estes projectos assumem uma natureza estratégica e têm como objectivo base aglutinar diversas capacidades complementares, com vista à criação de um novo produto, processo ou sistema com alto conteúdo de inovação tecnológica no mercado europeu e mundial e, induzir impactes multissectoriais e com efeitos mobilizadores no tecido económico.

Desta forma o COMPETE associa o Dia da Europa ao contributo do FEDER , no actual período de programação, permitindo que este Programa Operacional contribuísse de forma sem precedentes para o apoio à I&D (em particular de base empresarial), à promoção da articulação entre as empresas e os centros de saber e à inovação de produto/ processo.