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O COMPETE apoia a internacionalização das PME

14.07.2011
  • Acções Colectivas

Os Projectos apoiados no âmbito do Sistema de Incentivos à qualificação de PME tem como propósito intervir no domínio da internacionalização, promovendo a intensificação das exportações das empresas portuguesas e potenciando a diversificação dos seus mercados de actuação.

Os projectos candidatos, apresentados por Entidades Públicas, Associações Empresariais ou Entidades do SCT, visam a promoção da competitividade das PME, nomeadamente a sua capacidade de resposta e presença activa no mercado global, através do desenvolvimento de um programa estruturado de intervenção num conjunto de PME.

Este trabalho conjunto deverá apresentar soluções coerentes face a um conjunto de problemas ou oportunidades a explorar, claramente identificadas e justificadas, no quadro das empresas a envolver.

As missões empresariais, organizadas maioritariamente por Associações Empresariais, têm como foco apoiar investimentos na área da promoção internacional das empresas que pretendam reforçar a sua competitividade e assegurar uma maior orientação do produto interno para a procura externa.

Para ilustrar destacamos 2 exemplos:

  • O Serviço de Internacionalização e Promoção Externa da AEP que dinamizam o projecto denominado «Business On the Way 2012» cuja a aposta é identificar novos mercados e oportunidades de negócio, com o objectivo claro de apoiar as empresas no seu processo de diversificação de mercados e conquista de quotas internacionais. Para tal esta Associação Empresarial tem um calendário de feiras e missões muito abrangente, quer ao nível das áreas de actividades envolvidas quer ao nível da área geográfica abrangida – África, América, Ásia, Europa e Médio Oriente.
  • E a AIDA – Associação Industrial do Distrito de Aveiro com o Projecto EXPORT +, que reúne a adesão de várias empresas do Distrito de Aveiro enquadradas em vários sectores de actividade. Com o objectivo de promover a competitividade das empresas pela via da internacionalização através da sua capacidade de resposta com presença activa nos mercados dos PALOP, noutros mercados africanos e da América Latina.


Atendendo a que a presente conjuntura obriga as empresas a procurar alternativas que lhes permitam aumentar o seu dinamismo, bem como fortalecer o seu posicionamento nos mercados internacionais, estamos certos de que estas iniciativas irão ao encontro das necessidades do tecido empresarial português.