Calendário Concursos

a - Abertura
f - Fecho

O COMPETE aposta na mobilidade sustentável numa abordagem estratégica e global

05.09.2011
  • Incentivos às Empresas , Pólos e Clusters

As cidades são responsáveis por cerca de 80% das emissões de CO2 e os países europeus representam 25% dessa percentagem, tornando a redução de CO2 da mobilidade urbana um desafio crítico para assegurar a sustentabilidade das cidades.

Foi neste contexto que foi reconhecido em Julho de 2009, no âmbito das Estratégias de Eficiência Colectiva, o Pólo das Indústrias de Mobilidade, com a missão de promover iniciativas e actividades de inovação e tecnologia de vocação nacional e internacional, incentivar a cooperação entre empresas, organizações, universidades e entidades públicas, com vista ao respectivo aumento da capacidade de I&DT e consequente crescimento do volume de negócios, das exportações e do emprego qualificado nas várias áreas associadas às indústrias da mobilidade.

A concretização dos seus objectivos envolve uma abordagem sistémica e um conjunto estruturado de projectos âncora e projectos complementares.

O MOBICar é um dos projectos âncora do PCT da Mobilidade, em colaboração com o Pólo das TICE e da Energia, enquadrado com o Programa nacional para a Mobilidade Eléctrica [MOBI.E].
O Projecto consiste na concepção, desenvolvimento, teste e demonstração dos principais módulos que incorporam os novos requisitos da mobilidade e de sistemas de energia e informação com aplicação a diferentes plataformas para ambientes de mobilidade (assentos, exteriores, interiores e motorização) e de sistemas de energia e informação com aplicação a diferentes plataformas para ambientes de mobilidade eléctrica.

Resulta de um esforço colectivo de 18 empresas não só dos sectores mais tradicionais como o automóvel, mas, igualmente de outros sectores do âmbito dos PCT das TICE e da Energia, e de 6 instituições de I&D, numa abordagem integrada e sinergética aos grandes desafios tecnológicos que permitam, na óptica da mobilidade, alcançar uma visão do futuro verdadeiramente sustentável.

Financiado em 5 milhões de euros pelo FEDER, através do programa COMPETE, é um projecto de grande dimensão com uma estrutura que contempla um elevado esforço de IDT em torno da alteração de paradigma de uma indústria automóvel para uma indústria da mobilidade, trabalhando numa revisão completa às funções de um veículo e a sua integração com a rede de carregamento de uma forma integrada e coerente nos seus 4 módulos (Seat, Trim, Exterior e Power); 4 plataformas (Urbano, utilitário, autocarro e autónomo) e 2 sistemas (energia e informação).

Paralelamente, o COMPETE já aprovou 20 projectos complementares – integrados da Estratégia do PCT Mobilidade – num total de 41 milhões de euros de investimento, correspondendo a um incentivo FEDER de 23 milhões de euros.

O esforço contínuo para criar as condições necessárias para a adopção de tecnologias limpas e de nova mobilidade urbana, com as infra-estruturas e os meios que permitam um número crescente de veículos eléctricos nas cidades, justificou a abertura de um concurso específico no âmbito do Sistema de Incentivos do QREN (26 de Maio a 22 de Agosto de 2011) com a dotação total de 35 milhões de euros.