Calendário Concursos

a - Abertura
f - Fecho

O MUDE é o palco privilegiado para o início da 30ª edição do Portugal Fashion

19.03.2012
  • Acções Colectivas

A 30.ª edição do Portugal Fashion arranca em Lisboa a 21 de Março e prossegue no Porto nos dias 22, 23 e 24. Quatro dias de Moda Nacional.

A 30.ª edição do Portugal Fashion arranca em Lisboa (MUDE / Sociedade de Geografia de Lisboa), a 21 de março, e prossegue no Porto (Edifício da Alfândega), nos dias 22, 23 e 24 do mesmo mês. Sob o tema “Cross”, remetendo para o movimento entre diferentes espaços, o início em Lisboa reforça a dinâmica inovadora e cosmopolita do Portugal Fashion que conhece na sua estrutura edições em várias cidades do país e do mundo.

O Portugal Fashion é um projeto da responsabilidade da ANJE, desenvolvido em parceria com a ATP e que conta com o apoio do QREN, no âmbito do Programa Compete – Programa Operacional Factores de Competitividade e para o período de 2008 a 2014, envolve um total de investimento elegível de 35 milhões de euros, correspondendo a um incentivo FEDER de 13 milhões de euros.  Sublinha-se que esta actividade em Lisboa é da exclusiva responsabilidade, em termos financeiros, das entidades promotoras (ANJE e ATP).

A Moda é um elemento fulcral na vida económica e social contemporânea, pelo menos nos países desenvolvidos. A nível pessoal, o acompanhamento, ou a rejeição, das tendências de Moda desempenha um papel fundamental na construção da identidade social do indivíduo e na determinação dos seus padrões de consumo.

O mundo da Moda exala glamour mas a indústria fashion respira economia. É neste contexto que o projecto Portugal Fashion tem sido uma aposta concretizada no seu enquadramento nas Ações Coletivas do COMPETE.

O projecto teve a sua primeira edição em  1995, tornando-se desde logo um dos eventos de moda mais dinâmicos e prestigiados do panorama ibérico. Em 16 anos, o Portugal Fashion tornou-se um dos maiores eventos de moda ibéricos e promoveu as criações portuguesas nas mais consagradas passerelles do mundo, assumindo-se assim como uma referência de cosmopolitismo, criatividade e sofisticação estética do nosso país face ao exterior.

O Portugal Fashion tem cumprido o seu objetivo principal de promover, nacional e internacionalmente, a Fileira da Moda portuguesa, a internacionalizada da economia portuguesa, constituída por 17.000 empresas e 200 mil postos de trabalho e que coloca no exterior 75% da sua produção com um valor global de 5.000 milhões de euros.

Mas há toda uma dinâmica envolvendo o Portugal Fashion que transcende as baias da promoção de moda tout court, para se instalar no campo da cultura contemporânea enquanto organizadora de estilos de vida, padrões de comportamento e movimentos sociais.
Graças à sua experiência na organização de eventos de moda e no desenvolvimento de estratégias de promoção da fileira a nível internacional, o Portugal Fashion promoveu um relacionamento mais próximo e profícuo entre o tecido industrial e os criadores. Estes últimos, que representam a vertente mais criativa da fileira, passaram a beneficiar do respaldo de uma indústria capaz de fazer chegar as coleções de atelier ao mercado, a preços competitivos e com qualidade de produção, capacidade de distribuição e estratégias de marketing. Por seu turno, o tecido industrial ganhou competitividade com o design moderno, diferenciador e fashionable aportado pelos criadores de moda.


O início do Portugal Fashion em Lisboa ganha ainda maior dimensão quando associado ao MUDE, pela relação do espaço Museológico com a Moda em todas as suas dimensões. 

A abertura do 30.º Portugal Fashion acontece no dia 21, no MUDE – Museu de Moda e Design, em Lisboa, com os desfiles dos jovens criadores do Espaço BLOOM Estelita Mendonça, Andreia Lexim, Daniela Barros e Hugo Costa. Depois, ainda no MUDE, tem lugar o desfile de Felipe Oliveira Batista, o criador que em setembro de 2010 assumiu a direção artística da Lacoste. Também na mesma noite mas na Sociedade de Geografia de Lisboa, o Portugal Fashion encerra o primeiro dia da sua 30.ª edição com o desfile da dupla Alves/Gonçalves.

O Portugal Fashion prossegue no dia 22 de março no Edifício da Alfândega do Porto, com a abertura da passerelle a cargo da marca Meam by Ricardo Preto. Nesse primeiro dia no Porto têm ainda lugar os desfiles de Júlio Torcato, dos Storytailors e da linha de malhas de Luís Buchinho Knitwear. Para os dias 23 e 24, também no Edifício da Alfândega, o programa do evento prevê desfiles no Espaço BLOOM, desfiles de criadores e marcas consagrados (L.i.V by Fernando Lopes e Hugo Veiga, Diogo Miranda, Ana Salazar, Luís Buchinho, TM Collection by Teresa Martins, Miguel Vieira, Carlos Gil, Lion of Porches, Vicri, Katty Xiomara, Luís Onofre, Dielmar e Fátima Lopes) e os habituais desfiles coletivos de marcas de vestuário (Concreto by Helder Batista, Dom Colletto, Mad Dragon Seeker by Alexandrine Cadilhe & Daniel Simões) e de calçado (Atelier do Sapato, Cohibas, Dkode, Fly London, Nobrand e Sílvia Rebatto).