Uma reportagem da RTP contamos a história da indústria do calçado em Portugal
Uma reportagem que dá o mote para falarmos mais uma vez num caso de sucesso: a indústria do calçado nacional e das multiplas variáveis que contribuiram para esse sucesso.
Hoje ninguém é indiferente aos resultados da indústria do calçado nacional. Em 2011 os sapatos portugueses chegaram a mais de 130 países, nos cinco continentes. O valor das exportações aumentaram em 16,2% num total de 1.507 milhões de euros.
Hoje a marca Portuguese Shoes representa um produto de qualidade, inovação e sofisticação permanente.
Nos últimos 20 anos o sector reinventou.se : evoluiu, transformou-se, as empresas aumentaram a sua capacidade competitiva e reforçaram a sua posição nos mercados de maior valor. E evoluiu, também alargando o seu âmbito: num sector antes completamente dependente de tecnologia e design importado, passou a haver design nacional e passou a haver exportação de tecnologia portuguesa.
Mas isto não aconteceu por acaso, foi fruto de uma estratégia deliberadamente desenhada pela APICCAPS em estreita colaboração com os empresários e em colaboração com as entidades públicas.
Multiplas são as variáveis que confluiram para este resultado: a perseverança dos empresários, a qualidade da matéria prima, a qualidade dos estilistas, a perspectiva estratégica para o sector, o trabalho em equipa com os actores públicos, a criação de uma imagem de marca... Muitas outras se podem acrescentar mas uma coisa parece certa a indústria portuguesa de calçado tem pés para andar no mercado global.