Calendário Concursos

a - Abertura
f - Fecho

O Projeto FIN-EN "Sharing Methodologies on Financial Engineering for Enterprises" presente nos OPEN DAYS

14.10.2013
  • Financiamento e Partilha de Risco

O projecto "FIN-PT Sharing Methodologies on Financial Engineering for Enterprises co-financiados pelo INTERREG IVC e do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional foi apresentado nos Open Days, num painel de debate composto por representantes de alto nível dos parceiros FIN-PT provenientes de vários países europeus.

O projecto "FIN-PT Sharing Methodologies on Financial Engineering for Enterprises europeus (www.fin-en.eu) co-financiados pelo INTERREG IVC e do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional foi apresentado nos Open Days, num painel de debate composto por representantes de alto nível dos parceiros FIN-PT, nos quais se inclui a Autoridade de Gestão do COMPETE, provenientes de vários países europeus. O painel de debate em torno a temática 'Os desafios dos Instrumentos financeiros no contexto da Política dos Fundos Estruturais, teve por moderador o Secretário Geral da Associação Europeia de Bancos, Henning Schoppmann. Graças ao projecto FIN-PT, foi possível apresentar os instrumentos financeiros de sucesso a público dos Open Days, a cerca de 6.000 pessoas provenientes de todas as partes da Europa.

O objectivo do projecto é o de maximizar a utilização dos fundos comunitários, através do aumento do efeito de alavanca e estimular o co-investimento privado e o seu envolvimento, a fim de apoiar um maior número de PME, acelerar o processo de reembolso, reforçando o princípio da subsidiariedade e da mútua prestação de contas através de um envolvimento directo dos beneficiários nas operações.

A 11ª edição dos  OPEN DAYS, decorreu em Bruxelas, entre 07 e 10 de Outubro de 2013. Mais uma vez, cerca de 100 seminários, workshops ou debates, além de exposições e oportunidades de networking envolveram parceiros, regiões e cidades , numa lógica de apresentação de resultados e capitalização de experiências, mostrando o impacto que estes têm sobre o desenvolvimento dos Estados Membros.

Segundo Henning Schoppmann: "o projecto FIN-EN oferece uma oportunidade única para que os parceiros regionais participem no debate sobre o futuro dos instrumentos financeiros, agora em fase de discussão para o período 2014-2020. Estou convencido que o projecto FIN-EN irá contribuir para reforçar a eficácia do FEI. Temos agora que contar com o apoio activo de todas as partes interessadas para que concretizem os objetivos do FIN-EN , contribuindo para o crescimento e o emprego na Europa".