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O projeto From Portugal continua a fazer da sua missão um sucesso e os números são a prova disso

13.04.2012
  • Acções Colectivas

No seguimento de um começo de ano pleno de agitação, os meses de Fevereiro e Março foram marcados por 12 ações internacionais que decorreram em 10 mercados distintos.

1.º Trimestre | Rumo à Internacionalização 

No seguimento de um começo de ano pleno de agitação, os meses de Fevereiro e Março foram igualmente marcados pela presença de várias empresas lusas nos mais prestigiados certames internacionais.

O projeto From Portugal, levado a cabo pela Associação Selectiva Moda, com apoios de fundos comunitários (FEDER), do QREN e do COMPETE - Programa Operacional Factores de Competitividade, continua a fazer da sua missão um sucesso e os números são a prova disso - 12 ações internacionais que decorreram em 10 mercados distintos.

  1. O projeto From Portugal inicia o mês de Fevereiro na capital espanhola, as empresas portuguesas –Dilina Têxteis, Renaitex, Rio Sul e Têxteis Íris – deslocam-se até Madrid numa ação organizada pela Associação Selectiva Moda, no âmbito do projeto de internacionalização financiado pelo QREN. Em exposição estiveram as novas correntes de tendências no sector de têxteis-lar. Inovação, criatividade e qualidade, foram notas comuns a todas as colecções.
  2. No maior certame internacional de artigos de desporto do mundo – Ispo – marcou presença uma delegação de quatro empresas nacionais. Viajaram até Munique - Faria da Costa, Fiorima, Fitor e Matias&Araújo – com propostas repletas de tecnologia, criatividade e inovação.
  3. Tintex, Riopele, Lemar, Somelos Tecidos, Arco Têxteis, A Penteadora, Tessimax e Paulo de Oliveira, foram as 8 empresas portuguesas presentes em mais uma edição da feira Milano Única.
  4. As tendências nacionais para a próxima estação estiveram em exposição em mais uma edição da feira Styl, na República Checa. Confecções Jorge Pereira, Lipaco, Love Bags e Rita Castro Confecções – compõem a delegação nacional presente no certame.
  5. A Première Vision, em Paris, contou com a presença de 24 empresas portuguesas, distribuídas pela PV Paris, Zoom by Fatex, Expofil e Modamont. A oferta das empresas portuguesas esteve também em exposição no fórum de tendências From Portugal , caracterizado por uma dicotomia entre a tecnologia e a Natureza.
  6. Até Nova Iorque, viajaram - Iora Lingerie, Ghibi, Teamstone e Texdia - as quatro empresas portuguesas marcaram presença na feira Curve NY. O Javits Center North foi palco deste certame.
  7. Quatro marcas portuguesas estiveram presentes na Tex-Style Poznan/Next Season - Lipaco,MDS – Mad Dragon Seeker, SMF Jeans e Rita Castro Confecções - duas exposições integradas na Poznan Fashion Fair, um evento de referência para a indústria de moda da Polónia.
  8. Os tecidos nacionais marcaram presença na Textillegprom, que teve lugar em Moscovo.
    Paulo de Oliveira, Penteadora e Tessimax – apoiadas pela Associação Selectiva Moda no âmbito do projeto From Portugal.
  9. O mês de Março tem início em Xangai, apoiadas pela Associação Selectiva Moda, no âmbito do projecto From Portugal, as empresas nacionais Dom Colletto, Sophia Kah e Tiffosi, viajaram até Xangai para apresentarem as suas colecções no mercado chinês, no certame Novomania.
  10. Os tecidos europeus reuniram-se novamente na Jitac European Textile Fair de 21 a 23 de março e Portugal voltou a marcar presença, com um número crescente de empresas e numa dupla participação, através do fórum de tecidos From Portugal e em stand individual.
    Arco Têxteis, Lemar, Riopele, Somelos Tecidos, Teviz e Troficolor foram as empresas nacionais presentes.
  11. A empresa Rosários4 marcou presença no certame H+H e viajou até Colónia integrada no projeto From Portugal levado a cabo pela Associação Selectiva Moda.
    Inspirada no estilo Vintage, a Rosários 4, apresentou na cidade alemã, os fios da colecção Outono/Inverno 2012-2013.
  12. Especialistas em tecer oportunidades a partir de desafios, Arco Têxteis, Lemar, Riopele, Somelos e Troficolor mostraram na Intertextile Beijing Apparel Fabrics que, além de imparáveis globetrotters, são ainda verdadeiras trendsetters mundiais! Para isso, levaram na bagagem competências na arte de tecer que atravessaram já dois séculos.

A Associação Selectiva Moda é uma entidade promotora da internacionalização das empresas portuguesas e para 2012 conta com um programa de 68 ações internacionais em 25 mercados distintos, direcionado para as áreas de fios, tecidos e acessórios, moda, têxteis-lar e decoração e têxteis técnicos, com um investimento de 8,85 milhões de euros.