O projecto P3.net tem como objetivo principal o desenvolvimento de uma plataforma noticiosa diária e online, de nova geração, dirigida a um público-alvo jovem e jovem adulto (18-35 anos).
Recorre a paradigmas comunicacionais diferentes das versões tradicionais (papel, televisão, rádio).
Âmbito
Trata-se de um site de informação generalista para jovens e feito por jovens, que se encontram afastados dos órgãos de informação, por não se reverem nos temas tratados.
Pretende-se a investigação e a exploração de novas rotinas, narrativas e linguagens (nomeadamente visuais), mais adequadas quer ao suporte, quer ao público-alvo definido e que não consome informação em papel e que pretende informação à medida.
Este modelo só é possível pelo desenvolvimento tecnológico de novos motores de personalização que entre outras inovações, têm em conta a localização geográfica do destinatário, algo completamente inovador para o caso do uso de dispositivos móveis de acesso.
A multidisciplinaridade da equipa de projeto permite ainda que este se venha a constituir como um laboratório de investigação em permanente afinação do modelo desenvolvido dado o seu grau de originalidade.
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Ficha resumo
Acrónimo: P3.net
Título: Plataforma noticiosa online de nova geração para jovens
Nome do promotor: Público-Comunicação Social, SA
Objetivo: Desenvolvimento de uma plataforma noticiosa diária e online, de nova geração, dirigida a um público-alvo jovem e jovem adulto (18-35 anos), com recurso a paradigmas comunicacionais diferentes das versões tradicionais (papel, televisão, rádio).
Principais Estratégias:
- Alargamento da gama de bens ou serviços;
- Entrada em novos mercados ou aumento da quota de mercado;
- Maior flexibilidade de produção ou de fornecimento de serviços.
Áreas Tecnológicas: Tecnologias da Informação e Telecomunicações (TIC)
Primeiro Aniversário
Um ano após o seu lançamento, a 22 de Setembro de 2011, o P3 atingiu uma média mensal de mais de 600 mil visitas e de mais de 3 milhões de “pageviews”. No mês de Agosto, o P3 bateu o seu recorde de páginas vistas: mais de 3,7 milhões. Este mês, o mais recente site do PÚBLICO ultrapassou a fasquia dos 50 mil seguidores no Facebook e a sua aplicação para o iPhone esteve em primeiro lugar no “top” de aplicações de notícias da App Store da Apple.
Esta nova aposta editorial do PÚBLICO, destinada a um público leitor mais jovem, é um projeto feito em rede, numa lógica de “crowdsourcing”. O P3 é feito por uma equipa que reúne profissionais do PÚBLICO e de sites universitários e alunos e professores da Universidade do Porto. Mas, também, e muito particularmente, por utilizadores; por todos os que querem partilhar os seus textos, vídeos, fotografias ou ilustrações com uma comunidade que já ultrapassou os 50 mil seguidores no Facebook, cuja maioria é do sexo feminino, e que querem deixar de ser recetores para passarem, também, a ser emissores. No fundo, jornalismo comunitário num site de partilha.
Há, pelo menos, dois aspetos inovadores num projeto com estas características, para além desta nova dinâmica entre quem escreve e quem lê: este é o primeiro jornal digital generalista criado especificamente para este público-alvo, entre os 18 e os 35 anos, que deixou de ler notícias em banca, e foi a primeira vez que um jornal e uma universidade se juntaram para lançar um projecto editorial com este perfil e ambição.
Apoio do COMPETE
Financiado pelo COMPETE -Programa Operacional Factores de Competitividade no âmbito do Sistema de incentivos à I&DT (Investigação e Desenvolvimento Tecnológico) e inserido na estratégia do Cluster das Indústrias Criativas do Norte, o projecto envolve um investimento total de 955 mil euros correspondendo a um incentivo FEDER de 598 mil euros.
O financiamento deste projeto termina em Dezembro de 2012.
Consórcio
O P3 é o resultado, pois, de um consórcio constituído pelo PÚBLICO, a Reitoria da Universidade do Porto, as faculdades de Letras e de Engenharia da mesma instituição e pelo Instituto Nacional de Engenharia de Sistema e Computadores do Porto (INESC-Porto).
Esta composição, inédita no país, confere-lhe um carácter experimental, quer a nível gráfico e editorial quer a nível técnico, o que permitiu a adoção de novas ferramentas: um menu reduzido e vertical, uma paginação horizontal e sem “scroll”, a navegação por “tags”, uma área de registo para os utilizadores, onde estes podem personalizar conteúdos e guardar o que mais apreciam para ler mais tarde, ou “layouts” onde texto, áudio, imagem e vídeo convivem pacificamente.
Trata-se, na prática, de um laboratório no qual se experimentam novas ferramentas tecnológicas, novas linguagens gráficas e narrativas multimédia dirigidas a um público nativo da Internet, mas também motivo de várias investigações em curso. Os resultados têm permitido ao PÚBLICO, além disso, um melhor conhecimento dos leitores dos conteúdos online e o aprofundamento de uma nova relação com estes utilizadores. O site, ainda em versão Beta, encontra-se em www.p3.publico.pt.