Calendário Concursos

a - Abertura
f - Fecho

PEEP - Promoção da etiquetagem energética de produtos

09.12.2014
  • Qualificação|Internacionalização PME

Colocar à disposição das empresas do sector e do público consumidor, um rótulo voluntário que permitirá demonstrar e comparar o desempenho de um material ou solução construtiva, em termos de economia de recursos energéticos.

Logo | PEEP
Logo | PEEP

Enquadramento
Num momento em que temas como "Edifícios de Energia Quase Zero, a "redução da dependência energética de Portugal", e o "aumento da eficiência energética dos edifícios" estão na ordem do dia, é essencial sensibilizar para a possibilidade de otimizar os materiais e sistemas construtivos aplicados nos edifícios, garantindo elevados níveis de desempenho, de qualidade do ar interior e de conforto.

É neste contexto que surge o projeto “Promoção da Etiquetagem Energética de Produtos” (PEEP), que dá continuidade ao projeto “Rótulo voluntário para certificação de eficiência energética de materiais e soluções construtivas (CEEMSC)” do qual resultou a metodologia de etiquetagem energética de janelas. O atual projeto irá abranger os isolamentos/argamassas térmicas, os elementos de alvenaria e as tintas.


Entidade promotora
Trata-se de um projeto SIAC (Sistema de Apoio a Ações Colectivas) desenvolvido em co-promoção pelo ITeCons e pelo CeNTI.

O promotor, ITeCons, é uma associação sem fins lucrativos vocacionada para as áreas da Construção, Energia e Ambiente, que tem realizado uma intensa atividade de apoio técnico à indústria de fabrico de produtos de construção, ao contribuir no estudo de soluções com características térmicas melhoradas.

O CeNTI – Centro de Nanotecnologia e Materiais Técnicos, Funcionais e Inteligentes, co-promotor do projeto, é uma entidade privada sem fins lucrativos dedicada à atividade I&DT. Focando-se em três áreas de I&DT, Materiais e Soluções Funcionas, Materiais e Sistemas Inteligentes e Modelação, Design e Engenharia.

Oo CeNTI tem como missão principal o desenvolvimento de materiais de forma a contribuir para produtos e inovações de elevado valor acrescentado nas suas várias etapas de desenvolvimento, sendo o sector da construção uma área onde o CeNTI tem estado presente, quer ao nível do desenvolvimento de soluções inovadores quer ao nível da implementação de ferramentas de validação e aferição da eficiência energética.


Apoio
O projeto PEEP, aprovado no âmbito do Sistema de Apoio a Acções Colectivas (SIAC) é financiado pelo QREN, no âmbito do Programa Operacional Factores de Competitividade, com um montante de investimento elegível de 259.353,82€ correspondendo um incentivo de 207.483,06€ proveniente do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.

O projeto iniciou-se em 1 de Fevereiro de 2013.


Objetivos do projeto
O principal objetivo desta iniciativa é tornar o sector da construção mais competitivo, através da promoção de soluções que fomentem a redução do consumo de energia e consequentemente o impacto ambiental dos edifícios. Neste sentido, pretende-se colocar à disposição das empresas do sector e do público consumidor, um rótulo voluntário que permitirá, de um modo claro, demonstrar e comparar o desempenho de um material ou solução construtiva, em termos de economia de recursos energéticos. Esse rótulo promoverá a competitividade das empresas já que as mesmas irão dispor de um instrumento para gerar informação que lhes permitirá diferenciarem-se positivamente.

O desenvolvimento de um sistema de etiquetagem energética que inclua os isolamentos/argamassas térmicas, as alvenarias e as tintas tem a vantagem de contribuir no nível de caracterização da envolvente vertical opaca dos edifícios e beneficiar a atividade dos agentes do sector da construção (promotores, projetistas e construtores) e favorecer os utilizadores de edifícios.

A informação disponibilizada na etiqueta energética terá também valor para os prescritores, em particular projetistas, pelo facto de haver uma classificação dos produtos que permite a sua avaliação comparativa, que assenta em todas as propriedades dos produtos com influência no desempenho energético. A implementação destes sistemas tem ainda a vantagem de assegurar a normalização dos dados utilizados na etiqueta e a sua efectiva verificação.


Tarefas no âmbito do projeto
O desenvolvimento de sistemas de etiquetagem de produtos da construção enquadra-se nas recomendações da Directiva 2010/30/UE. O instrumento a desenvolver depende da implementação de uma metodologia de cálculo rigorosa e robusta e da definição de critérios de etiquetagem credíveis. O resultado do trabalho estará ao alcance de todos os beneficiários (fabricantes, comerciantes, projetistas) numa base acessível a todos, pretendendo-se que seja uma ferramenta amigável.

As actividades a desenvolver na execução do projecto são:

  • Estabelecimento de metodologias para a etiquetagem energética e definição de classes;
  • Criação de modelos de etiqueta energética, regras de etiquetagem, ferramentas de apoio e de divulgação;
  • Criação de um programa de adesão de empresas ao sistema de etiquetagem energética.


Testemunho

Segundo António Tadeu, Presidente da Direcção do ITeCons, "o apoio que o COMPETE tem dado a este Instituto tem possibilitado a disponibilização de ferramentas úteis aos agentes da construção contribuindo assim para a melhoria de práticas construtivas e incentivando inovação e optimização dos produtos”.

Outras informações de interesse
Enquanto entidade do Sistema Científico e Tecnológico Nacional, o ITeCons desenvolve trabalhos de investigação científica e aplicada, enquadrados em diferentes tipologias de projeto. Em parceria com a indústria e outros organismos, o ITeCons está envolvido em vários projetos nos domínios da construção, energia e ambiente.

Acreditado pelo IPAC para mais de 220 ensaios, o ITeCons dispõe de equipamentos únicos para definição, desenvolvimento e caracterização de materiais e soluções de engenharia. Está acreditado pelo IPAC (NP EN ISO/IEC 17025) para uma vasta gama de ensaios, dispõe de um Sistema de Gestão de Qualidade certificado (NP EN ISO 9001), é Organismo Notificado – Laboratório de Ensaios e Organismo de Avaliação Técnica no âmbito da marcação CE de produtos de construção.