Calendário Concursos

a - Abertura
f - Fecho

Pegada de Carbono da Cortiça: das Árvores aos Produtos

03.03.2015
  • I&DT

Este projeto tem como objetivo conhecer e avaliar a pegada de carbono do setor da cortiça em Portugal, ou seja, as emissões e remoções de gases com efeito de estufa em todo o setor, desde a floresta até ao destino final dos produtos, incluindo o seu processamento industrial.

Apoio

Promovido pela Universidade de Aveiro - Departamento de Ambiente e Ordenamento / CESAM (Centro de Estudos do Ambiente e do Mar) em parceria com o Instituto de Agronomia de Lisboa (ISA) - Departamento de Recursos Naturais, Ambiente e Território / CEF (Centro de Estudos Florestais). O projeto é apoiado pelo FEDER (Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional), no âmbito do COMPETE - Programa Operacional Factores de Competitividade e por fundos nacionais, através da FCT - Fundação para a Ciência e Tecnologia. Trata-se de um projeto no âmbito do concurso de Projetos de Investigação Científica e Desenvolvimento Tecnológico (ICDT), na área da agricultura e ciências florestais, com um investimento elegível de 140 mil euros, correspondendo a um incentivo FEDER de aproximadamente 42 mil euros.

Projeto

Enquadramento

Em Portugal, o sobreiro é a segunda espécie florestal mais importante em termos de ocupação do solo (com mais de 730 mil hectares), produzindo mais de 50% da cortiça produzida no mundo.

O setor da cortiça é de importância estratégica em Portugal, mas o seu papel na mitigação das alterações climáticas, nomeadamente o seu balanço de gases com efeito de estufa (tais como o dióxido de carbono e o metano), não é ainda completamente conhecido. Este projeto tem como objetivo preencher esta lacuna no conhecimento através da avaliação da pegada de carbono do setor da cortiça em Portugal, ou seja, as emissões e remoções de gases com efeito de estufa em todo o setor, desde a floresta até ao destino final dos produtos, incluindo o seu processamento industrial. É assim adotada uma abordagem baseada no ciclo de vida, que permite quantificar as principais fontes e reservatórios de gases com efeito de estufa no sector. Permite também identificar oportunidades de mitigação das alterações climáticas através da análise de cenários alternativos representativos de diferentes níveis de produtividade de cortiça, modelos de gestão florestal, tecnologias de processamento industrial, alternativas de fim de vida para produtos de cortiça e perfis de transportes.

Objetivos e tarefas desenvolvidas

O projeto compreende os seguintes objetivos específicos e respetivas tarefas:

> Estudo do balanço de carbono num montado de sob...

A Carregar...