Calendário Concursos

a - Abertura
f - Fecho

Plataforma de Aprendizagem Colaborativa de Matemática

02.12.2014
  • Ciência e Conhecimento
  • I&DT

Plataforma de aprendizagem baseada numa avaliação progressiva no âmbito da matemática, ao nível do segundo e terceiro ciclos do ensino básico. A plataforma de aprendizagem baseia-se numa abordagem construtivista, avaliando o nível de conhecimento dos utilizadores e apresentando conteúdos e atividades adaptadas às características e estilos de aprendizagem dos alunos.

Entidade promotora

O GECAD, Grupo de Investigação em Engenharia do Conhecimento e Apoio à Decisão, é uma unidade de I&D com sede no Instituto Superior de Engenharia do Instituto Politécnico do Porto (ISEP-IPP) que se dedica à promoção e desenvolvimento de investigação científica no domínio da Inteligência Artificial, Sistemas baseados em Conhecimento e Sistemas de Apoio à Decisão.

Apoio

O projeto PC-MAT - Mathematics Collaborative Learning Platform - é coordenado por Luiz Faria. O projeto mereceu o apoio do COMPETE - Programa Operacional Fatores de Competitividade no âmbito do Sistema de Apoio a Entidades do Sistema Científico e Tecnológico Nacional (SAESCTN) envolvendo um investimento elegível de 100 mil euros, o que corresponde a um incentivo FEDER de 84 mil euros.

Projeto

No âmbito do projeto PCMAT foi desenvolvida uma plataforma de aprendizagem baseada numa avaliação progressiva no âmbito da matemática, ao nível do segundo e terceiro ciclos do ensino básico.

O comportamento adaptativo da ferramenta tem por base o desempenho dos alunos na realização de exercícios adequados ao seu nível de conhecimentos, quer em termos de grau de dificuldade, quer em termos dos conceitos envolvidos. O currículo é estabelecido pelo professor, sendo este, no entanto, individualizado pela ferramenta, tendo em conta o nível de conhecimento de cada aluno, as suas competências e trajeto de aprendizagem. A plataforma permite ainda o acesso contextualizado a tutoriais sempre que os alunos falhem algum objetivo.

O principal resultado alcançado foi a definição e validação de uma nova estratégia de adaptação e arquitetura para a implementação de um Sistema de Hipermédia Adaptativa (SHA) educacional para melhorar a aprendizagem da matemática nas escolas de ensino básico, ao nível do segundo ciclo em Portugal.

A materialização dos modelos desenvolvidos e a sua respetiva integração permitiram dotar o PCMAT das seguintes funcionalidades:

1. Mostrar conteúdos, atividades e definir a estrutura das hiperligações adaptados ao conhecimento e preferência de aprendizagem do aluno;

2. Ajustar conteúdos e atividades ao conhecimento e às preferências de aprendizagem do aluno.

A primeira versão da ferramenta já foi implementada, testada e ava...

A Carregar...