Os prémios PME de Excelência 2013 foram atribuídos na passada semana no Europarque em Santa Maria da Feira.
Os critérios do IAPMEI para a atribuição do estatuto foram mais apertados este ano, razão pela qual houve menos 214 PME distinguidas, o que torna a distinção ainda mais relevante.
As condições para o apuramento das empresas distinguidas com o estatuto PME Excelência 2013, implicaram entre outros, na consideração de uma autonomia financeira de 35% (quando antes se situava nos 25%) e novas exigências para a admissão de candidatos:
- um crescimento das vendas igual ou superior a 5%
- uma rendibilidade dos capitais próprios igual ou superior a 10%.
No entanto, o IAPMEI sublinha que o principal critério de acesso é o rating da PME, que corresponde aos melhores perfis de risco atribuídos pelos bancos: Banco BPI, Barclays, BES, BES dos Açores, Caixa Geral de Depósitos, Crédito Agrícola, Millennium BCP, Montepio e Santander. Nesta edição, só são admitidos ratings AAA e AA, excluindo-se a notação A que ainda vigorava no ano passado.
Indústria (427), comércio (278) e turismo (157) são os três setores mais representados. Quanto aos distritos, o Porto mantém a liderança, apresentando 202 PME de Excelência, enquanto Lisboa tem 184, Aveiro 156 e Braga 144.
Fonte: IAPMEI