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Por Amor ao Vinho

09.12.2014
  • Qualificação|Internacionalização PME

Um projeto dedicado à promoção internacional da GOANVI, Central de Engarrafamento de Bebidas, Lda. Uma empresa presente nos mercados internacionais de um modo consistente e continuado no tempo.

Entidade promotora
A GOANVI, Central de Engarrafamento de Bebidas, Lda, é uma empresa sedeada em Alcobaça, que se dedica ao engarrafamento de bebidas, produção de vinhos e licores, comercio, importação e exportação de bebidas alcoólicas e não alcoólicas, constituída no ano de 2005.

Desde a sua constituição que a empresa tem vindo a engarrafar e comercializar vinhos provenientes de diversas regiões de Portugal, nomeadamente vinhos regionais da Estremadura, do Ribatejo e do Alentejo.

A Goanvi atua em todo o processo de produção do vinho, desde a vinificação ao comércio nacional e internacional, passando pelo controlo de qualidade e engarrafamento.

Integrando um importante Grupo Económico, presente em vários sectores da economia, entre as quais se contam alguns produtores de vinho de referência como a Quinta do Gradil e a Casa das Gaeiras.

Equipada com a mais moderna e recente tecnologia, a empresa dispõe de cinco linhas de enchimento, duas para garrafas, uma para garrafões, uma para Elopak, e uma para BIB’s (Bag in Box). A elevada sofisticação do seu equipamento permite-lhe efetuar enchimentos de vinhos com pasteurização e com garantia de parâmetros de qualidade inultrapassáveis.

A Goanvi supervisiona e controla a produção dos seus vinhos em várias regiões demarcadas do país, em regime de parcerias com produtores de prestígio, em condições únicas para a produção de vinhos de qualidade. Os seus enólogos acompanham, desde a vinha até à garrafa, todo o processo produtivo, sempre com a preocupação de atingir o “ideal” : uma excelente relação qualidade preço.

Em todas as garrafas é colocado um número de lote, o que garante a sua perfeita rastreabilidade, desde o momento de engarrafamento até à utilização pelo cliente final. Este procedimento permite identificar, a qualquer momento, em que data foi efetuado o engarrafamento em questão, qual a origem do vinho e respetivas análises físico-quimicas.

Para que o vinho se conserve em boas condições durante o todo o seu período de vida, a Goanvi efetua todas as análises físico-químicas e microbiológicas necessárias, de modo a respeitar os parâmetros legalmente definidos. Além disso é imperativo que todo o material que contacta com o vinho tenha uma carga microbiana nula. Isto implica elevados padrões de higiene e assepsia nas linhas de enchimento.

A empresa apenas utiliza garrafas de vidro provenientes de fabricantes devidamente certificados, bem como rolhas de cortiça da mais alta qualidade, permitindo que o vinho não perca a sua qualidade. São preferidos fornecedores certificados e o material utilizado é previamente sujeito a rigorosos controlos de qualidade.


Enquadramento

A presença da empresa nos mercados internacionais resulta de uma postura de promoção internacional que a Goanvi sempre teve, e que lhe permite estar nos mercados de um modo consistente e continuado no tempo.

O objetivo é manter esta presença internacional nos próximos anos, consolidando os contactos já encetados, abrindo novos contactos comerciais e entrando em novos mercados.

Será este o grande esforço com que a empresa se debaterá nos próximos anos, consolidar contactos comerciais e abrir novas portas e novos mercados.

Neste sentido a empresa irá apostar numa campanha de promoção internacional sobre um conjunto de mercados alvos, ao mesmo tempo que irá apostar na economia digital como canal comercial com cada vez maior importância nas transações internacionais.

Os valores corporativos da empresa consistem num conjunto de princípios que têm desde sempre orientado a sua política:


• Produzir e/ou Engarrafar sempre com maior qualidade os vinhos das melhores regiões produtivas de Portugal;
• Respeitar os ecossistemas e o ambiente nas suas soluções produtivas e comerciais;
• Apoiar a economia social regional, apostando na inovação para criar emprego qualificado;
• Apostar na tecnologia ao serviço dos produtos da empresa, numa lógica de associar modernidade ao tradicional, ponderando sobre os gostos dos consumidores finais;
• Criar mecanismos de imagem, comunicação e marketing sensíveis para os consumidores finais;
• Estar próximo do cliente de modo pró-activo, tentando sempre antecipar as suas necessidades e vontades em termos de consumo;
• Fomentar as lógicas de associação e parcerias comerciais para obter escala e ganhar sinergias.


Apoio
Promovido pela Goanvi - Central de Engarrafamento de Bebidas, Lda, o projeto Por amor ao Vinho é apoiado pelo COMPETE no âmbito do Sistema de Incentivos à Qualificação e Internacionalização de PME envolvendo um Investimento Elegível de 240.602,38€ o que corresponde a um Incentivo de 105.745,95€.


Projeto
O projeto por amor ao Vinho consiste na realização de um conjunto de ações de promoção e marketing internacional nos mercados alvo do processo de internacionalização da empresa.

Participação em Certames

Acessoriamente a empresa irá ainda investir na propriedade industrial, promovendo o registo internacional das suas marcas e a presença na economia digital, criando uma plataforma de comunicação digital.

Assim a empresa irá realizar ações nos seguintes mercados:

• Alemanha - O maior importador europeu de vinhos, com consumidores cada vez mais conhecedores e exigentes;
• França – Um mercado produtor, mas com uma forte comunidade portuguesa ou de ascendência portuguesa, onde o chamado mercado da saudade tem um peso significativo;
• Holanda – Um mercado mercantil por excelência, mas com uma população com poder de compra e com um consumo de vinho per capita crescente, especialmente do vinho que represente novidade e sofisticação;
• Bélgica – Outro mercado importante para as exportações de vinho, mesmo não sendo um mercado com uma grande população é um mercado de consumidores exigentes, que consomem vinho de qualidade e que cada vez têm maior conhecimento sobre o que consomem;
• Luxemburgo – O mercado que em termos mundiais apresenta um maior consumo per capita de vinho, com uma forte comunidade de origem portuguesa, e onde as exportações portuguesas, sendo significativas, têm ainda um grande espaço de crescimento;
• Suíça – Outro mercado de sofisticação e exigência dos consumidores, onde as importações de vinho são relevantes e onde Portugal têm vindo a ganhar notoriedade e visibilidade em termos de vinhos;
• Reino Unido – O principal mercado mundial fazedor de opinião, é um mercado consumidor e importador importante de vinhos, e para além disso tem a capacidade para influenciar os outros mercados internacionais nas suas decisões de compra e consumo;
• Polónia – Um mercado emergente na Europa, com uma população com crescente poder de compra e com uma estrutura grossista e de retalho controlada maioritariamente por capital português, e que por essa via representa uma oportunidade para as exportações portuguesas de vinho;
• EUA – A maior economia do mundo, e maior importador mundial de vinhos, com cerca de 300 milhões de potenciais consumidores, com forte poder de compra e cada vez mais abertos ao consumo de vinhos que representem uma novidade e exclusividade da origem;
• Canadá – Um mercado marcado pelo Monopólio na importação de vinhos, onde é necessário marcar presença constante, para deste modo ganhar prémios e visibilidade em termos de marketing para conseguir entrar nas listagens de compra e assim alavancar as vendas para este mercado;
• Brasil – Outra economia emergente para as exportações de vinhos portugueses, onde o consumo per capita de vinho é ainda reduzido, mas que o aumento do poder de compra e o crescimento da classe média indicam que tenderá a ser um dos principais destinos dos vinhos produzidos em Portugal;
• Angola - O mercado de vinhos portugueses que mais tem aumentado nos últimos anos, e que é expectável continue a crescer nos próximos tempos;
• Cabo Verde – Um mercado onde a empresa já atua há muitos anos, onde a estrutura de consumo de vinhos tem vindo a aumentar, não só pela maior informação do consumidor, como pelo seu aumento do poder de compra, quer ainda pelo aumento do número de turistas que visitam o Arquipélago;
• Moçambique – Um mercado em franco crescimento, com afinidades com Portugal, mas onde se tem perdido quota de mercado para os vinhos Sul Africanos, e onde é necessário intervir para ganhar notoriedade e visibilidade junto dos consumidores;
• China - A economia com maiores taxas de crescimento, onde o consumo de bens de luxo já representa 13% do total de bens de luxo consumidos em todo o mundo, mas onde o consumo de vinho de qualidade ainda está a começar a dar os primeiros passos.


A estratégia de promoção nestes mercados passa pela execução de um plano de ação, que consiste na realização das seguintes tarefas:

Na área da Internacionalização

• Elaboração de um Estudo de Mercado do Brasil, China e Moçambique: Este estudo irá permitir analisar aspetos macros, micro, sectorial e sensorial adaptado destes mercados às especificidades dos vinhos comercializados pela empresa. Estes estudos vão caracterizar o mercado, o sector dos vinhos, a sua dimensão qualitativa e quantitativa, os agentes envolvidos no negócio, a estrutura de consumo e de consumidores e as tendências de evolução

• Elaboração de um Plano de Marketing Internacional

• Conceção e edição de catálogos institucional da empresa e de folhetos comerciais dos seus produtos, adaptados aos mercados alvos do processo de internacionalização

• Produção do filme promocional da empresa, realizado de modo profissional e que ilustre todas as valências da empresa, bem como as especificidades dos locais de produção, e dos vinhos comercializados pela empresa

• Realização de ações de contacto com a procura internacional, com deslocação e estadia aos mercados, contactando com distribuidores, retalhistas, comunicação social e restantes líderes de opinião e agentes em cada um dos mercados, com visitas anuais aos mercados definidos pela empresa

• Participação em concursos internacionais de referência para o sector dos vinhos, colocando os seus produtos a concurso

Na Área da Propriedade Industrial
• Registo Internacional das marcas da empresa.

Na área da Economia Digital
• Criação de uma plataforma digital que permita a promoção da empresa e dos seus vinhos, ao mesmo tempo que permite à Goanvi entrar no e-business e ecommerce.

Em síntese o projeto consiste na aposta em mecanismos de internacionalização, para através desta via, promover as vendas dos seus vinhos, o que permitirá à empresa consolidar mercados onde já tem relações comerciais, apostando na entrada noutros mercados e aproveitando o potencial crescimento de consumo deste tipo de vinho.

Os investimentos têm todos a mesma lógica, caminhar para a internacionalização significativa das produções da empresa, permitindo obter conhecimentos, estratégias, materiais promocionais físicos, contactos com os mercados, realização de provas dirigidas, participação em feiras internacionais e participação em concursos internacionais, dando, deste modo, a conhecer os produtos da empresa, valorizando os modos de produção e as características únicas do local de proveniência dos produtos, permitindo assim que o volume de negócios da empresa aumente.



Testemunho
Segundo Luís Vieira, Administrador do Grupo e responsável do projeto, "este projeto só foi possível com o apoio do COMPETE, possibilitando a criação de uma estratégia de marketing internacional que nos permitiu abordar novos mercados internacionais, e marcar presença nos dias de hoje com marcas de referência em fortes mercados internacionais. Por outro lado, conseguimos assim, tornar-nos hoje, numa das maiores empresas portuguesas de vinho de referência no mercado, com muitos produtos em destaque nos melhores concursos de vinho internacionais”.